Pequena horta

E não esquecer o mais importante.

hqdefault.jpg

Eu tenho uma pequena horta, que não sou eu que cuido dela pois para além de não ter tempo, não percebo nada de agricultura.
Tenta plantar/ semear o que o teu filho goste de comer, pois assim terá mais interesse na horta.
No meu caso, tenho montes de morangos e framboesas que é o que os meus filhos mais gostam.
Depois tenho um limoeiro e dois laranjeiros, tomates, couves, grelos, pepinos, etc. Mas nisso eles não têm interesse.

Nesta altura do ano podes semear ervilhas, favas e plantar couves, por exemplo...

Lá para Março, podes plantar alface, morangueiros, feijão verde, tomateiros...

A fertilização do terreno é essencial para teres bons resultados. É algo que podes fazer já.

Eu tenho uma pequena horta, que não sou eu que cuido dela pois para além de não ter tempo, não percebo nada de agricultura.
Tenta plantar/ semear o que o teu filho goste de comer, pois assim terá mais interesse na horta.
No meu caso, tenho montes de morangos e framboesas que é o que os meus filhos mais gostam.
Depois tenho um limoeiro e dois laranjeiros, tomates, couves, grelos, pepinos, etc. Mas nisso eles não têm interesse.
Quando eu era miúdo também não tinha interesse em grelos, agora adoro.

Planta alguns para eles pelo menos saberem o que são.

Quando eu era miúdo também não tinha interesse em grelos, agora adoro.

Planta alguns para eles pelo menos saberem o que são.

Eles sabem o que são!
Eu não planto nada por 2 simples razões:
1- não tenho tempo;
2- não faço a minima ideia de como fazer.

Quem tratava da minha horta era o meu pai, agora é o.meu vizinho.
Como a horta está separada da minha casa (onde só tenho jardim), não há problema de ser o meu vizinho a plantar as coisas, pois não "invade" a minha privacidade.

Nesta altura do ano podes semear ervilhas, favas e plantar couves, por exemplo...

Lá para Março, podes plantar alface, morangueiros, feijão verde, tomateiros...

A fertilização do terreno é essencial para teres bons resultados. É algo que podes fazer já.

Subscrevo. Esta altura do ano é porventura a que menos se planta. No meu quintal devo ter uns 40% de ocupação, se tanto.
Daqui a uns 3 ou 4 meses deve estar nem a 20%, basta acabarem as nabiças/grelos/nabos e as pencas, que são plantadas em Agosto/Setembro.

9m2 não dá para muito... é fazer uma amostra de cada coisa...

quando era mais novo cheguei a fazer num canto com dimensões semelhantes as minhas experiências...

segundo me lembro fiz:
cenouras, batatas, nabos, grão de bico

Dado o pouco espaco, o erro quase certo vai ser semear demasiado basto ou cavar pouco ou regar muito e depois a terra é fica dura para as cenouras por exemplo... Entao as cenouras tinha umas 20 onde devia ter 1

Última edição:
9m2 não dá para muito... é fazer uma amostra de cada coisa...

quando era mais novo cheguei a fazer num canto com dimensões semelhantes as minhas experiências...

segundo me lembro fiz:
cenouras, batatas, nabos, grão de bico

Dado o pouco espaco, o erro quase certo vai ser semear demasiado basto ou cavar pouco ou regar muito e depois a terra é fica dura para as cenouras por exemplo... Entao as cenouras tinha umas 20 onde devia ter 1

Próximo fim de semana vou meter mãos à obra, vou tentar criar "separadores" entre os diferentes vegetais cultivados e serão uns 4 pés de cada só para primeira experiência. depois logo se vê

No próximo Domingo já colocarei aqui o antes e o depois do espaço em causa [;)]

Próximo fim de semana vou meter mãos à obra, vou tentar criar "separadores" entre os diferentes vegetais cultivados e serão uns 4 pés de cada só para primeira experiência. depois logo se vê

No próximo Domingo já colocarei aqui o antes e o depois do espaço em causa [;)]

Separadores?
Como bom minhoto é meter os feijões a crescer pelo tronco do milho [:p]

Não te esqueças de primeiro cavar a terra e, nessa «operação» enterras algum nutriente....do tal que podes comprar nos Grémios da Agricultura. Não estou a fala de adubo...isso é químico que há quem use, mas com plantas já em desenvolvimento.
A ideia de plantares o que o teu filho gosta de comer é interessante....mas pode não ser fácil.
Para esta época podes meter Couve Portuguesa, bróculo, penca e podes ainda semear favas/ervilhas ( estas precisam de estaca).
Atendendo á sombra que farão e que pode prejudicar as culturas, eu colocava um Araçá; uma fruteira tipo arbusto que dá uns frutos muito agradáveis. Junto a uma parede onde incida o sol, podes colocar um ou dois maracujás (implica uma «rede» para treparem).
Ervas aromáticas para a cozinha...não podem faltar!
Mãos á obra e olha a compostagem! ;-)

Com o tempinho que se abateu ontem por estes lados, não tive hipótese de começar a meter as mãos na terra...

Pelo que para já o espaço continua por lá, livre (a ganhar ervas daninhas) e nem as árvores ainda consegui tirar.
Espero que no próximo fim de semana o tempo ajude

IMG-20181119-082426.jpg

Um quadradinho bem simpático.
Esse arbusto faz sombra ao terreno?

Esse quadradinho tem projeto para ser uma pequena piscina, tipo as que se vêm aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/12/as-vantagens-de-ter-uma-pequena-piscina/ , mas enquanto se juntam as coroas para a fazer, vai servir de hortinha.

Quanto aos arbustos, é tudo para sair. E não fazem sombra para o Terrenho, eles têm cerca de 1.50m de altura e no local onde estão é o local oposto onde o sol circula. Ou seja, o sol começa a passar por cima do terreno mas mais descaído pelo lado esquerdo e põe-se mesmo em frente, a meio do terreno.

Voltar
Superior