pequena duvida a matemática

Estado
Não está aberto a mais respostas.

Iurilopes

Banido
Boas tenho uma duvida de um exercicio de analise matemática, do curso de engenharia mecânica.

No livro está (x+2) ^2 = x^2 +4x+4, tipo é mesmo no primeiro exercicio mas eu não sei bem como se faz esta treta, tipo desenvolver o (x+2)^2

alguém sabe?

Boas tenho uma duvida de um exercicio de analise matemática, do curso de engenharia mecânica.

No livro está (x+2) ^2 = x^2 +4x+4, tipo é mesmo no primeiro exercicio mas eu não sei bem como se faz esta treta, tipo desenvolver o (x+2)^2

alguém sabe?

não tem nada que saber, a formula é sempre a mesma

(a+b)^2 = a^2 + 2ab + b^2

se não quiseres decorar a fórmula é só desenvolveres a expressão inicial-

(a+b)^2 = (a+b)(a+b) = a^2+ab+ba+b^2 = a^2+2ab+b^2

Última edição:
Mesmo que não saibas a fórmula (que deves saber, porque é muito útil utilizá-la no sentido inverso também) sabes que (a+b)^2 é, por definição, (a+b)*(a+b).

nesse curso? eu aprendi isto praí no 8º ou 9º ano do ensino básico. :)
Nesse curso ele vai ter que ter esses casos notáveis todos na ponta da língua se quer fazer análise [:D]

Já agora se estás a 9 de Fevereiro a começar a estudar para análise e com dúvidas destas tenho más notícias...

Última edição:

alguém sabe?

A resposta a essa questão parece que já a deram, e muito bem explicada.
Agora fiquei eu com algumas questões:
- Em que universidade é isso?
- Fizeste o 12º ano onde?
- Que disciplinas do 12º ano é que tiveste?
- Que notas tiveste?
- Qual foi o exame de acesso?

Casos notáveis são para saber a vida toda.
Decoras os 3 e o seu desenvolvimento para fazeres frente a qualquer disciplina que envolva matemática pois mais cedo ou mais tarde eles tendem em re-aparecer.

Mais uma duvidazinha de matemática um pouco mais complicada

Mais uma duvidazinha de matemática um pouco mais complicada

Tenho mais uma duvida, esta mais complicada, aqui vai: isto 2+x/3 é igual a isto (6+x)/3?

É que comecei a ter aulas de analise matemática e há um exercicio sobre sucessões continuas ou lá o que é que que se tem de saber isto, logo no principio do livro do curso de eng mecânica

2+X/3 = 6/3 + X/3 (múltiplicas o 2 por 3 para obter um denominador comum... Isto não é um problema de AM, é de 5º ano)
=(6+X)/3

Todavia se se tratam de sucessões, considera-se o Limite quando X tende para +infinito, ou seja:
2+X/3 = 2 +infinito/3 = infinito

Só pode estar a trollar, ninguém chega ao ensino superior sem saber este caso notável.

Simplesmente vergonhoso, não sei qual a universidade, mas um gajo que não saiba estas bases não dura um ano na minha.

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior