Pedradas

snedcor

New member
Hoje ao dar uma volta de carro, levei com uma data de "pedrinhas" [s)]

Ia em plena AE e o carro que ia em frente (sem culpa) levantou uma data de pedrinhas que estavam na estrada . Fiquei com o parabrisas, parte da frente do carro e farolins todos "picados" :(
O que é que posso fazer? Sinto-me mal só de ver o vidro cheio de lascas!! Posso recorrer ao seguro para trocar de vidro?

Se arranjar o meu carro, que protecções posso por no carro? Tava a pensar em peliculas exteriores para o vidro (transparentes) e para a parte da frente do carro. Conhecem algum sitio de confiança para o fazer.

Podes accionar a Quebra Isolada de Vidros se constar da tua apólice.

Se foi na AE, porque não paraste numa área de serviço e chamaste a BT para registar a ocorrência e apresentares queixa contra a concessionária?

Se foi na AE, porque não paraste numa área de serviço e chamaste a BT para registar a ocorrência e apresentares queixa contra a concessionária?

Não. Por duas razões:

Não tinha tempo para isso
Como tinha o carro cheio de mosquitos n vidro não tive logo a noção dos estragos. Quando o lavei é que fiquei fulo [8b].
Isto foi na A12 no acesso da Vasco da Gama.

Será que accionar o seguro é a melhor solução? Ou deixar o carro como está? (esta não me agrada nada :()

nada mais simples. vais à carglass e eles tratam de tudo com a seguradora (isto supondo que tens quebra isolada de vidros, como referido em cima).

O meu carro vai amanha para a carglass colocar um parabrisas novo, tava todo picado e com uma rachadela pequena, pedi para me colocarem um novo, não houve qualquer objecção, foi marcar o dia e amanha leva-lo lá. Vamos ver o resultado. O preço: grátis

Desculpa a sinceridade, mas porque raio havia a concessionário ser culpado por haver "pedrinhas" na estrada?
Estamos a falar de pedrinhas e nao de pedras... qualquer dia têm de andar com aspirador nas AE a limpar tudo...

Carglass com ele se assim o desejar...a concessionário da AE nada têm a ver...

Claro que a concessionária têm haver, a concessionária é obrigada por lei a zelar pela boa condição da via e para que a mesma esteja transitável e que não provoque danos ao veiculo, para isso é que se pagam as portagens.

Então achas normal andar numa auto-estrada com "pedrinhas" a saltar ? existe algo que defina o que deve ser ou não culpa da auto-estrada mediante o tamanho da pedra ou tem de ser um calhau gigante ?

Exemplo practico :
Entrei na A5 sentido Lisboa-Cascais, junto a área de serviço de Oeiras o carro passa por cima de algo e faz um barulho anormal, parei imediatamente na área de serviço, resultado :

Tinha um rebite enfiado na roda, chamei a BT e liguei para o seguro, veio um reboque e aguardou pela BT que fez o auto ( não queriam fazer e diziam que "nao me diga que quer que lhe paguem o pneu" claro que quero e vou fazer foi a minha resposta ) depois do auto-feito que tive de levantar dias depois na GNR junto as portagens de carcavelos, a seguradora trocou o pneu e la se entendeu com a Brisa, certo e que mudei os pneus e nao paguei.

Seguradora : Zuritel ( Zurich ) Seguro contra todos os riscos com franquia a 0%

Desculpa a sinceridade, mas porque raio havia a concessionário ser culpado por haver "pedrinhas" na estrada?
Estamos a falar de pedrinhas e nao de pedras... qualquer dia têm de andar com aspirador nas AE a limpar tudo...

Claro que a concessionária têm haver, a concessionária é obrigada por lei a zelar pela boa condição da via e para que a mesma esteja transitável e que não provoque danos ao veiculo, para isso é que se pagam as portagens.

Então achas normal andar numa auto-estrada com "pedrinhas" a saltar ? existe algo que defina o que deve ser ou não culpa da auto-estrada mediante o tamanho da pedra ou tem de ser um calhau gigante ?

Exemplo practico :
Entrei na A5 sentido Lisboa-Cascais, junto a área de serviço de Oeiras o carro passa por cima de algo e faz um barulho anormal, parei imediatamente na área de serviço, resultado :

Tinha um rebite enfiado na roda, chamei a BT e liguei para o seguro, veio um reboque e aguardou pela BT que fez o auto ( não queriam fazer e diziam que "nao me diga que quer que lhe paguem o pneu" claro que quero e vou fazer foi a minha resposta ) depois do auto-feito que tive de levantar dias depois na GNR junto as portagens de carcavelos, a seguradora trocou o pneu e la se entendeu com a Brisa, certo e que mudei os pneus e nao paguei.

Seguradora : Zuritel ( Zurich ) Seguro contra todos os riscos com franquia a 0%

Desculpa mas na minha cabeça não entra isso de culpabilizar alguem por haver pedrinhas numa AE, para mim isso é mesquinhice..por amor de deus...
Estamos a falar de pedrinhas, não de pedras da calçada...
Qualquer dia vamos culpabilizar um concessionario de uma AE por ter visto uma formiga a atravessar as 3 faixas....

Desculpa mas na minha cabeça não entra isso de culpabilizar alguem por haver pedrinhas numa AE, para mim isso é mesquinhice..por amor de deus...
Qualquer dia vamos culpabilizar um concessionario de uma AE por ter visto uma formiga a atravessar as 3 faixas....

Não interessa, interessa está em que se paga uma portagem para usufruir de um serviço. Se esse serviço não foi bem prestado, só tem é que se reclamar.

Se gostas de pagar 1 preço elevado e não ter qualidade no serviço... avisa-me que eu assalto-te! ;)

Sao responsáveis pela manutenção da via...se tem pedras nao está em condições de circulação sem a possivel ocorrencia de danos... Se existem danos...são responsáveis por eles.

Se gostas de pagar 1 preço elevado e não ter qualidade no serviço... avisa-me que eu assalto-te! ;)

Sao responsáveis pela manutenção da via...se tem pedras nao está em condições de circulação sem a possivel ocorrencia de danos... Se existem danos...são responsáveis por eles.

Mai nada!...

Está na altura de começarmos a ser mais exigentes com os outros e com nós próprios.

Por muitos pensarem assim é que esses caramelos da Brisa continuam a fazer o que querem e lhes apetece.

Esse teu pensamento do "ah, até nem foi mau...podia ser pior" não tem razão de ser. Ou será que os 158,40 MILHÕES de lucros (2009) não chegam para limpar a porra das AE's e/ou assumir um dano causado pelas suas vias?

Lol, essa de responsabilizar a Brisa por "pedrinhas" é boa.

Há tempos atropelei um pássaro bem grande (é verdade) felizmente não parti o para brisas. Se tivesse acontecido era interessante responsabilizar a brisa... [:)]

Quanto ao lucro, como gostam tanto de falar de milhões como se fosse grande coisa, temos que a brisa teve um lucro de +- 160M para um capital próprio de 1435M. Temos uma rentabilidade financeira de.... 11%. E se analisarmos a rentabilidade do activo não chega a 3%! Longe das taxas de 2005, que foram de 18% e 7%

Estás a pagar por um serviço pelo qual a concessionária tem de manter a via em perfeitas condições, seja por pedras, detritos, lençõis de água, animais, etc..

Se és lesado quando circulas na mesma, a concessionária tem de assumir, tens é de ter provas da ocorrência.

Lol, essa de responsabilizar a Brisa por "pedrinhas" é boa.

Há tempos atropelei um pássaro bem grande (é verdade) felizmente não parti o para brisas. Se tivesse acontecido era interessante responsabilizar a brisa... [:)]

Quanto ao lucro, como gostam tanto de falar de milhões como se fosse grande coisa, temos que a brisa teve um lucro de +- 160M para um capital próprio de 1435M. Temos uma rentabilidade financeira de.... 11%. E se analisarmos a rentabilidade do activo não chega a 3%! Longe das taxas de 2005, que foram de 18% e 7%

Se responsabilizasses, qual era o problema? Dou-te um exemplo simples, nos aeroportos não pode haver aves para os aviões não terem o risco de levarem com um nos motores.

Sabes o que fazem? Metem águias a rondar.

Não estou a dizer para a Brisa fazer isso, mas é da responsabilidade deles assegurar que as pessoas que andam uma AE estão protegidas.

N sei se valeria de muito, mas na altura, documentares a ocorrencia perante quem de direito poderia ter valido a pena.
Irritante sao os camioes de "entulho" sem protecçao da carga a largarem detritos nos nossos carros.
Espero q a tua apolice cubra os danos.
Boa sorte.

Eu ha quase 2 anos levei com um "tiro" de uma pedrada na autoestrada,tive de mudar o vidro,pois ia rachar todo,tive cobertura de seguro,e tenho,agora teho uma pedrada no vidro muito pequenina,quase nao se nota,mas também nao vou trocar,pois nao compensa,ja me disseram. Uma vez estava eu a transitar na a3, na via da esquerda de um camiao que eu tava a ultrapassar ,estava ele da direita,caiu-lhe um enorme calhau,do tamanho da minha cabeça para o meu da estrada,tive sorte eu estar na via da esquerda,senao tinha-me destruido o carro [8b]..Eu bem vejo os camioes a transitar nas estradas e autoestradas sem qualquer protecção,deviam usar sempre,pois podem atirar com lixo,calhaus e outras coisas perigosas,e depois claro,ha acidentes.:confused:

Mas porque raio vocês continuam com a teoria de que " ah e tal continua assim" ou " temos que começar a exigir mais".. Mas estão a gozar?!?! Só podem!

Mas estamos a falar de PEDRINHAS, não CALHAUS!, Pedrinhas essas que podem ser do tamanho de uma grão de arroz, mas que infelizmente ao ser projectado por um carro poder fazer algumas mossas, mas agora exigir responsabilidades à Brisa?!?!

Por amor de Deus...fico parvo com tamanhas barbaridades às vezes...

Voltar
Superior