Pedido de ajuda!!!!

Quais as diferenças dos dois modelos???

Do que conheço a maior diferença está mesmo no diferencial central.

No Range é um diferencial de acoplamento viscoso que "bloqueia" conforme a diferença de giro entre o diferencial dianteiro e traseiro sem intervenção do condutor.

No caso do Disco o diferencial central é bloqueàvel manualmente através de alavanca pelo condutor.

Qual a melhor solução...bem eu prefiro ser eu a controlar as coisas...

Isto só pra dizer que independentemente do tipo de carroçaria, o chassis, motor e caixa dos defenders, disco e range principlamente os 200 e 300 Tdi eram semelhantes entre si por isso o seu rendimento é muito parecido.

Do que conheço a maior diferença está mesmo no diferencial central.

No Range é um diferencial de acoplamento viscoso que "bloqueia" conforme a diferença de giro entre o diferencial dianteiro e traseiro sem intervenção do condutor.

No caso do Disco o diferencial central é bloqueàvel manualmente através de alavanca pelo condutor.

Qual a melhor solução...bem eu prefiro ser eu a controlar as coisas...

Isto só pra dizer que independentemente do tipo de carroçaria, o chassis, motor e caixa dos defenders, disco e range principlamente os 200 e 300 Tdi eram semelhantes entre si por isso o seu rendimento é muito parecido.
desculpa a insistência, mas eles tem bloqueio de diferencial traseiro ou dianteiro?

desculpa a insistência, mas eles tem bloqueio de diferencial traseiro ou dianteiro?

Nem um nem outro.
Têm apenas de série o bloqueio do diferencial central. Este diferencial divide o binário entre a ponte dianteira e traseira. A mais valia deste sistema é poder andar em alcatrão seco sempre em 4x4 coisa que não acontece num Terrano por exemplo que apenas tem 2 diferenciais e só convém ligar a tracção em pisos com pouca aderência.

Amigo do Terrano, eu deste modelo não gosto porque tem suspensão independente à frente. Ao amigo salsicha[:D] digo apenas o seguinte: o Discovery e Range possuem mecânicas similares com excepção do bloqueio do diferencial central ser manual ou automático no RR como já e bem explicado. O G possui o central e ainda o traseiro e frontal, ou seja, mesmo que apenas uma roda de um eixo tenha tracção, o carro consegue progredir. No RR e em todos o carros sem bloqueios se tivermos o azar se ter uam roda de cada eixo no ar, ficamos parados. A vanatgem do RR é que tem uma articulação de eixos infernal, do melhor (sem barras estabilizadoras) chegando a 65cm no eixo traseiro, pelo que na maior parte dos casos não fica "pendurado". Atenção que os primeiros G eram de tracção parcial ou seja rodavam em 4x2 sendo inserivel a tracção manualmente, apenas mais tarde ficaram 4x4 permanente, não tenho presente em que ano houve esta alteração. Para uma voltas despretendiosas aos fins de semana, qualquer 4x4 serve. O LR são de facto baratos, repara que compras um RR VM por 3.500€, um RR 200Tdi por 5.500€ e uma Disco 200Tdi por 5.000€, anos 91,92,93. Para comprares um G tens de dat perto dos 10.000€ e são dos anos 80, bem mais idosos... E NÃO SÃO isentos de corrosão, atenção.

Os G modelo 460 e 461 têm tracção inserivel, o 463 que surgiu no início dos anos dos anos 90. Eu tenho o RR e o G, para TT não tem nada a ver, o G é, de longe, mais robusto. Por outro lado o G parece um camião comparado com o RR na estrada. Há que optar são coisas diferentes um é melhor numas coisas outro noutras. O melhor é ter os dois apr:)apr:)apr:), para se ser um homem felíz. Desculpem mas hoje estou inspirado, [:p]
.... seja rodavam em 4x2 sendo inserivel a tracção manualmente, apenas mais tarde ficaram 4x4 permanente, ......

Será uma escolha racional???
Estes tem algum diferencial com bloqueio? uma preparaçãozita para TT quanto custará?

Tem bloqueio ao diferencial central, uma preparação TT custa-te metade do que custaria com qualquer outra marca!

De todos os modelos aqui falados, de serie os LR são sem duvida os que tem melhores aptidões TT, com excepção do G, que traz os bloqueios de serie!

Última edição:
Amigo Salpicão
Se esse GR dos 15.000€ é o que eu penso e conheço, pertence ao Carlos Novo, vale bem o dinheiro :) ... agora tens de ter um bom kit d'unhas pro bicho .... porque ele na faz tudo sózinho! É verdade que ele o tem á venda, pois quem o levar fica muito bem servido.

Mas é melhor pensares numa viatura menos apetrechada para começares nestas lides, Discoverys são menos gulosos Terranos ou Mavs mais fiáveis, aptidoes de TT ambos são bons e confortáveis.

Boa escolha
Xico

Um Discovery ou Range 300tdi de 92/93/94, com 2 ARV`s, com a suspensão elevada, com os pneus de tt, chega perfeitamente??? Já não me deixa ficar mal? Quanto gastarei para o preparar assim? ou é necessário mais algum extra?

Um Discovery ou Range 300tdi de 92/93/94, com 2 ARV`s, com a suspensão elevada, com os pneus de tt, chega perfeitamente??? Já não me deixa ficar mal? Quanto gastarei para o preparar assim? ou é necessário mais algum extra?

Com 2 ARB vais ter um é uma dôr de cabeça se não mudares os semi-eixos. A opção são uns Detroit Locker[;)]

amigo, tem calma......isso de "não ficar mal no monte" não se traduz no carro que tens mas sim em quem o conduz, e se não tiveres o chamado "kit de unhas" não nenhum jipe, por mais artilhado que esteja que te safe!!

a maior parte do pessoal que anda no TT tem jipes de origem, apenas metem uns pneus de tração!! falo por mim, que tenho um opel monterey de origem apenas tem uns bons pneus e nunca me deixou ficar mal, nem no monte na na carteira!!

não compres um jipe porque está artilhado ou para nao te deixar ficar mal, compra sim um jipe que gostes e que seja um bom negocio, depois levas-o para o maTTo e vês aquilo que precisas, pneus suspenção etc.....

mais uma vez te recordo, não ha nenhum jipe que "não te deixe ficar mal" por si só, que o conduz tb tem uma palavra a dizer.....

Concordo. A parte interessante do meu ponto de vista é exactamente ir conhecendo a máquina, as virtudes e limitações e ir melhorando alguns aspectos. Para inicio, qualquer TT Senior com uns pneus mais agressivos passa em 90% dos locais com que nos deparamos (não estamos a falar de provas de trial). Depois de vários passeios, se te fores apercebendo que dava jeito um pouco de mais altura pois tens passado imensas ribeiras e rios podes elevar a suspensão, eventualmente um bloqueio atrás, gincho, por esta ordem recomendo eu. Para não fazer a figura do pescador de bancada que levou a melhor cana de pesca do mercado para o mar e outros apenas com fio e anzol pescaram mais e melhor que ele...

Voltar
Superior