Pc marado...só pode!!! FIXED!!!!

warmthboy

New member
O PC da minha miuda passou-se!!! À tempos ao arrancar apitava e n entrava no XP...abri a caixa e...a gráfica n estava bem encaixada!!! (Como se ninguém abriu/mexeu no PC?)...outro dia...a gravar uma cena no NERO...não assumia drives nenhuma de dvd! (Tem um leitor e gravador de dvd)...abro o pc...o cabo IDE na board n estava bem encaixado!!! (FDX!!!! COMO???????)...pressionei...reiniciei e voilá!!! Ontem foi a última e acho q a solução n será fácil de detectar...LIGO O PC E N PASSA DA 1ªPARTE!!! aparece a dizer qual o processador ( Celeron 1ghz... ) e qd supostamente era a leitura da Ram nada...fica só com aquele texto do processador e só cá embaixo a parte de carregando em DEL vai pró Bios e...a palavra ESC nem fica toda escrita...fica só ES!!! FDX!!!!!! Tipo freeze mesmo!!!

O QUE PODERÁ SER??? BOARD NAS LONAS?????????????

Última edição:
Pode ser muita coisa que esteja a causar isso, desde o processador, memória, board...já que isso anda tudo a desencaixar, viste se os modulos das memórias estavam bem encaixados?

O motivo mais óbvio, dilatações térmicas.

Não te esqueças que um pc aquece muito, logo os seus componentes dilatam e quando se desliga eles voltam a contrair, por vezes as fichas saltam.

Mas isso só costuma acontecer em pcs da linha branca.

E é um pc de linha branca...nem sei a marca da board!

Quanto aos módulos...retirei-os experimentei 1 a 1 (umas vezes com 512 e outra com 1GB...faz o mesmo), tem dois discos...retirei o cabo a um e a outro...igua! É verdade...o cooler do cpu abana um pouco parecendo q n está bem fixo...poderá ser isso ou sou eu q qq coisa pode ser o motivo?[:D]

Quanto aos módulos...retirei-os experimentei 1 a 1 (umas vezes com 512 e outra com 1GB...faz o mesmo), tem dois discos...retirei o cabo a um e a outro...igua! É verdade...o cooler do cpu abana um pouco parecendo q n está bem fixo...poderá ser isso ou sou eu q qq coisa pode ser o motivo?[:D]

Pode estar aí a causa como não estar, o cpu pode aquecer muito e bloqueia para não se queimar, verifica se há pasta térmica entre o cooler e o cpu e tenta encaixar melhor o cooler, normalmente os coolers bem instalados não abanam.

Isso pode acontecer em pc mal ventilados, o metal dilata com o calor e contrai-se com o frio, ao longo de um ou dois anos, caixas mal construídas acentuam este tipo de situação, provocando placas gráficas e outras mal encaixadas.

A solução é limpar a fundo o pc de todo o pó uma vez por ano, retirar as placas, todos os cabos e drives ópticas, verificar e limpar com uma borracha de tinta, com suavidade, os contactos e voltar a encaixar tudo.

O motivo mais óbvio, dilatações térmicas.

Não te esqueças que um pc aquece muito, logo os seus componentes dilatam e quando se desliga eles voltam a contrair, por vezes as fichas saltam.

Mas isso só costuma acontecer em pcs da linha branca.

[:D]

Distingue-me PC de linha branca de PC de marca sff... o material. Tirando a caixa de fora claro e mesmo assim só às vezes.

O PC da minha miuda passou-se!!! À tempos ao arrancar apitava e n entrava no XP...abri a caixa e...a gráfica n estava bem encaixada!!! (Como se ninguém abriu/mexeu no PC?)...outro dia...a gravar uma cena no NERO...não assumia drives nenhuma de dvd! (Tem um leitor e gravador de dvd)...abro o pc...o cabo IDE na board n estava bem encaixado!!! (FDX!!!! COMO???????)...pressionei...reiniciei e voilá!!! Ontem foi a última e acho q a solução n será fácil de detectar...LIGO O PC E N PASSA DA 1ªPARTE!!! aparece a dizer qual o processador ( Celeron 1ghz... ) e qd supostamente era a leitura da Ram nada...fica só com aquele texto do processador e só cá embaixo a parte de carregando em DEL vai pró Bios e...a palavra ESC nem fica toda escrita...fica só ES!!! FDX!!!!!! Tipo freeze mesmo!!!

Desliga os cabos IDE e vê se isso arranca bem.
Caso funcione, é questão de mexeres nos jumpers e prenderes bem o cabo.
Sendo um Celeron antigo, poderão também ter sido os condensadores da board que estouraram/babaram-se. É bastante comum em PCs dessa altura.

Última edição:

Pode estar aí a causa como não estar, o cpu pode aquecer muito e bloqueia para não se queimar, verifica se há pasta térmica entre o cooler e o cpu e tenta encaixar melhor o cooler, normalmente os coolers bem instalados não abanam.
Exacto faz como o reiszink diz, quanto as memorias e o facto de o pc já não ser exactamente novo (Celeron 1ghz) aliado ao facto de ser de marca branca que usam geralmente componentes menos fiáveis, creio ser altura de troca-las, ou altura de fazer um upgrade.

Não acredito que seja o CPU a atingir temperaturas astronómicas a bloquear o arranque, não daria tempo para isso. Em todo caso vai à BIOS e vê a temperatura do CPU.

Pode ser muita coisa, mas eu apostava em board ou memórias maradas. Começa por desligar tudo que é possível, desliga discos / Cd-ROm e qualquer outra placa PCI. Deixa apenas o conector Atx ligado à board e arranca com memórias, CPU e gráfica.

Se arrancar, já sabes que o problema está num dispositivos (ou em casos muito muito muito raros a fonte de alimentação).

Se não arrancar, experimenta arrancar com memórias de outro PC (pede a alguém que tenha um compatível com o teu.

Se arrancar, pode ser memórias ou Board. Se não arrancar, 99% de certeza que é da board.

(eu deixaria o CPU como última coisa a testar, pelo que descreves não acredito muito nessa hipótese, mas já agora verifica a temperatura. Se é o Celeron que eu penso, esses CPUs aguentam bem temperaturas extremas, uma vez arranquei com um a 114 graus, o dissipador não tava a fazer contacto e ele foi quase até ao Windows sem bloquear) :)

Cumps

EDIT: Se eu tivesse de apostar sem experimentar nada, apostaria em board marada. Já vi centenas de casos com essa mesma descrição e normalmente é da board.

Última edição:
Pode ser a board a marar. Verifica se não há condencadores inchados.
Os condensadores são aquelas cenas cilindricas, e a parte superior deve ser completamente plana. Se estiver a abrir ou já a verter liquido, é disso!

Pode ser a board a marar. Verifica se não há condencadores inchados.
Os condensadores são aquelas cenas cilindricas, e a parte superior deve ser completamente plana. Se estiver a abrir ou já a verter liquido, é disso!
Hummm, as board actuais pifam muito antes dos condensadores incharem... [;)]

Não imaginas as board que já vi com condensadores inchados.
Os dedos das mão e dos pés não chegam. [;)]

E eu também.
Neste último ano, muitos PCs me passaram pelas mãos com os condensadores lixados.
Pé Leve , tens que ter em conta que se fala aqui de um Celeron a 1 Ghz. Já deve ter uns bons aninhos.

Esses "desencaixamentos", sobretudo das ligações que são, mesmo com a justificação da oscilação das temperaturas, parecem-me muito estranhos... De certeza que ninguém abriu a caixa?...

Não imaginas as board que já vi com condensadores inchados.
Os dedos das mão e dos pés não chegam. [;)]

E eu também.
Neste último ano, muitos PCs me passaram pelas mãos com os condensadores lixados.
Pé Leve , tens que ter em conta que se fala aqui de um Celeron a 1 Ghz. Já deve ter uns bons aninhos.
Bem, não duvido, mas nesse caso as temperaturas (acho eu) devem ter andado lá bem por cima muito tempo... [;)]

Esses "desencaixamentos", sobretudo das ligações que são, mesmo com a justificação da oscilação das temperaturas, parecem-me muito estranhos... De certeza que ninguém abriu a caixa?...
É que essas duas ligações têm sistemas de fixação relativamente eficientes, mola ou grampo integrado! E uma coisa é o componente estar mal montado, outra coisa é estar desencaixado, como é referido.

Se me dissessem que uma ligação SATA tinha desencaixado, bem, tudo bem! Agora a ligação IDE?! Muito menos a gráfica... Bem, a menos que a confusão de cabos seja mesmo muito grande... [:D] [;)]

Voltar
Superior