NOVIDADES, os altos preços da PRS fazem procurar alternativas, e em principio vem uma Jackson (mais uma) que me impressionou bastante (face ao preço), e que a nivel de som equiparo-a a uma PRS, a versatilidade de som é maior, mas o braço limita um bocadinho comparando a uma PRS, melhor para metal, e sem duvida, melhor para solar, mas no resto (ligeiramente) inferior á PRS, isto, nas minhas mãos claro.
a guitarra é uma Jackson Soloist SLSMG, japonesa
a PRS que estava de olho era a CE24
Body Mahogany
Bolt-on 25" scale length rock maple neck with rosewood fretboard and dot inlays
pickups não sei, mas têm um som muito bom
e a Jackson
Body Mahogany (igual)
neck Bolt-On Rock Mahogany with Scarf Joint Head Stock (melhor)
Fingerboard Ebony (melhor)
ali não diz, mas é neck-thru, os pickups são EMG activos, e proporcionam um som muito mais diversificado que a PRS, eu experimentei controlar o ganho dos pickups, e se por exemplo, pusesse no minimo, tinha um som limpo nitido, mas muito nitido mesmo, parecia que não existia pré ali, é muito parecido com o som das cordas natural, sem amplificação, metia o ganho do pickup a meio, mandava uma distorção poderosa, superior à PRS em peso, o mahonagy e o corpo em neck-trhu davam o timbre necessário para completar o som, a solar, que é realmente o que curto mais na guitarra, os pickups captam a mais pequena vibração, os ligados saíam uniformes, mas como desvantagem, vibrações nao desejadas também eram captadas.
o facto de poder controlar o ganho dos pickups dá para fazer umas brincadeiras engraçadas, como em distorção, aumentar e reduzir o ganho, ou fazer feedback controlado.
gostei muito da guitarra, e embora a PRS tenha algo que não consigo explicar o que, a faz uma guitarra muito boa, esta Jackson nao fica nada mal e custa 1000€, como alternativa a uma PRS de 2200€