Pastelaria...

corsa

New member
Boas
confesso que sou um pouco guloso, e gosto de comer "uns bolitos" de vez em quando, mas gosto de comer algo com qualidade.
Por sorte tenho perto da minha casa aquela que, segundo um placard que por lá anda, uma das melhores pastelarias da linha de Sintra. [br:)]
Numa das minhas idas a essa pastelaria ouvi uma conversa entre duas pessoas que não eram funcionárias dessa pastelaria onde falavam que bolos tipo Brigadeiros, bolos de aniversário e outros do mesmo género/tamanho já pouco variavam de pastelaria para pastelaria pois eram feitos através de massas já "pré-elaboradas" sendo necessário apenas mexer essas massas e levá-las ao forno.
É claro que não pretendo bolos feitos da mesma forma que os fazemos em casa (isto para quem se dá a este "trabalho") mas confesso que jamais pensei que se tivesse chegado a esta "automatização" nesta área.
Sim, já sei que a ASAE anda por aí a apertar uns calos, mas mesmo assim...

Viva..

um dos negocios a florescer nessa área da pastelaria / padaria é a venda de massas frescas prontas a cozinhar, ou até mesmo, massas " pre-fabricadas " para bolos em que é so levar ao forno e decorar..

Assim, cada uma faz aquilo que mais lhe convem nesse aspecto..

Ja me aconteceu numa mesma pastelaria em dias diferentes ( tipo 2 ou 3 dias depois ) os bolos nao terem mesmo nada a ver um com o outro e ver-se mesmo que um deles era " sintético "

No pão, para restaurantes e afins é sempre bom um pao acabadinho de coser com massa comprada, agora nos bolos é sinceramente o desvirtuar dum conceito, mas o lucro impera como em qualquer negócio....

Boas
confesso que sou um pouco guloso, e gosto de comer "uns bolitos" de vez em quando, mas gosto de comer algo com qualidade.
Por sorte tenho perto da minha casa aquela que, segundo um placard que por lá anda, uma das melhores pastelarias da linha de Sintra. [br:)]
Numa das minhas idas a essa pastelaria ouvi uma conversa entre duas pessoas que não eram funcionárias dessa pastelaria onde falavam que bolos tipo Brigadeiros, bolos de aniversário e outros do mesmo género/tamanho já pouco variavam de pastelaria para pastelaria pois eram feitos através de massas já "pré-elaboradas" sendo necessário apenas mexer essas massas e levá-las ao forno.
É claro que não pretendo bolos feitos da mesma forma que os fazemos em casa (isto para quem se dá a este "trabalho") mas confesso que jamais pensei que se tivesse chegado a esta "automatização" nesta área.

Mesmo em pequenas pastelarias já há muita coisa pre fabricada. Por exemplo em bolos de aniversário, o pão de ló utilizado é pre fabricado misturando ingredientes como água, ovos e óleo vegetal a uma farinha "especial" e depois é só colocar no forno, assim como alguns recheios são de aplicação directa.

Há marcas conhecidas nestes produtos como a Credin e a Puratos.

É. Mas é também como nos carros actuais... um carro de uma marca pode ter "n" peças de outras marcas.

Perde-se a originalidade.

Eu perco-me por bolos, ainda a pouco fui tomar café com uma amiga e trouxe uma fatia de salame para o lanche [:D] E por pouco não comprava umas amendoas que estavam a sorrir para mim [:)]

sim isso é vdd! conheço 1 dono de 1 pastelaria que fornece outras e que tem sempre imensos bolos congelados ... deviam de ver o tamanho dos croissants congelados...

sim isso é vdd! conheço 1 dono de 1 pastelaria que fornece outras e que tem sempre imensos bolos congelados ... deviam de ver o tamanho dos croissants congelados...

Eu adoro piramides mas não suporto aquelas que são "falsas", por fora cobertas de chocolate e por dentro uma mistura qualquer...

Boas

A ASAE não pode nem deve fazer nada.

Eu adoro piramides mas não suporto aquelas que são "falsas", por fora cobertas de chocolate e por dentro uma mistura qualquer...

Eu em puto curtia imensos piramides e bolo podre...aqui na zona ja conhecia as pastelariascom os melhores e ás vezes comprava, aquilo tinha alguma coisa de viciante...em tantos bolos escolhia sempre o mesmo[:blush:] [:D]

Hoje em dia é raro comer bolos.

O que me disseram é que os bolos sao feitos com farinhas e ingredientes em pó, até os ovos são em pó, depois é misturar tudo com agua.

Mas tambem deve haver outros locais que os devem fazer de forma artesanal.

Eu em puto curtia imensos piramides e bolo podre...aqui na zona ja conhecia as pastelariascom os melhores e ás vezes comprava, aquilo tinha alguma coisa de viciante...em tantos bolos escolhia sempre o mesmo[:blush:] [:D]

Hoje em dia é raro comer bolos.

Fazes bem. Eu havia de ser assim. [:D]

A ASAE não pode nem deve fazer nada.
Karma eu referia-me a que a "evolução" para essas massas "pré-fabricadas" se deve a uma maior segurança para os consumidores (e daí ter falado na ASAE, só com esse sentido) mas acaba-se por se perder "aquele toque" tão especial que a confeitaria pode ter...

Karma eu referia-me a que a "evolução" para essas massas "pré-fabricadas" se deve a uma maior segurança para os consumidores (e daí ter falado na ASAE, só com esse sentido) mas acaba-se por se perder "aquele toque" tão especial que a confeitaria pode ter...

Ui, então nesta zona cada vez mais vejo dessas carrinhas pela manhã a entregar as massas pré-fabricadas às pastelarias.[s)]

Também eu digo que a confeitaria diga-se tradicional é muito melhor do que essas massas.

Isso das massas pre fabricadas já acontece hà algum tempo. Relativmante aos ovos, penso que por lei têm mesmo de utilizar o ovo em pó ... os outros ovos normais são proibidos.

O pai dum amigo meu tem uma pequena cadeia de pastelarias em Cascais e eu já estive na fábrica, localizada numa das pastelarias. Ao menos naquela sei que é mesmo tudo feito ali, e distribuído todas as manhãs. E os bolos de lá são bem bons [;)]

O pai dum amigo meu tem uma pequena cadeia de pastelarias em Cascais e eu já estive na fábrica, localizada numa das pastelarias. Ao menos naquela sei que é mesmo tudo feito ali, e distribuído todas as manhãs. E os bolos de lá são bem bons [;)]
ó tarado do caraças[:D] ,traz lá bolos pá gente!!apr:) apr:) apr:)

ps:eu gosto muito de bolas de berlim e rins!

Voltar
Superior