Pastelaria caseira! Dúvidas!

Boas!
A minha esposa, excelente ex-pasteleira de doçaria conventual (um elogio para ela[:D]), veio com a conversa que gostava de voltar a fazer pastelaria, pois deixou devido ao nascimento do pequeno, mas que agora está a pensar em fazer bolos em casa e vender para fora.
Sábado a 8 já tem uma encomenda de um bolo de casamento de 30kg para fazer, e já tem feito mais bolos para outros eventos.
A questão é que ela agora falou-me que quer agarrar a isso com unhas e dentes e começar também a fazer outro tipo de confeitaria, desde bolos secos, a broinhas, pastéis de amêndoas e por aí fora, para poder vender a unidade.

A Nossa duvida reside no seguinte:
Caso ela decida vender numa banca (neste caso pertence a câmara, e já é destinada a que os produtores regionais possam vender os seus produtos lá), ao domingo a tarde e a segunda de manhã, aqui na vila, que subsiste muito a base de turismo, terá que abrir atividade?
Terá ela eventualmente problemas com a ASAE?
Quais são todos os procedimentos legais?

Questiono, pois apesar de agora inicialmente o objetivo seja vender apenas por encomenda, futuramente consoante o volume de vendas seria bom pensar numa estratégia de Marketing de acordo com a lei.

A minha esposa é inspectora chefe da ASAE cá no Norte.. Se quiseres, passa-me o teu número ou o da tua mulher por pm que ela liga-vos e tira as vossas dúvidas [;)]

Se tiveres facturação até 10 000€, nunca pagas IVA. no primeiro ano, como não tens histórico, também não pagas iva, mesmo que ultrapasses esse valor. daí para a frente, sim, se no ano anterior tiveres ultrapassado os 10 000€ já pagas.

Sinceramente, faço votos de que pagues IVA. e muito! [:D]

Quer dizer, isto em regime de recibos verdes. Se abrir empresa individual, já não sei como se processa.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/o-iva-nos-recibos-verdes

Atenção à treta do IVA, convém declarar os zeros caso por alguma razão não se venda nada. Ou isso ou atenção ao preenchimento da abertura de actividade.

A minha maria levou uma ripada de 140 euros à pala dessa coisa e as finanças já estavam a apontar para 400 e tal euros :sh)

O descuido tambem foi dela , só pa dizer que convém fazer isso com atenção.

Atenção à treta do IVA, convém declarar os zeros caso por alguma razão não se venda nada. Ou isso ou atenção ao preenchimento da abertura de actividade.

A minha maria levou uma ripada de 140 euros à pala dessa coisa e as finanças já estavam a apontar para 400 e tal euros :sh)

O descuido tambem foi dela , só pa dizer que convém fazer isso com atenção.

Certo, a declaração de iva tens sempre de preencher, mesmo que não factures. Por acaso, no primeiro ano já não me recordo se era preciso preencher se não. Já foi há mais de 10 anos que a minha mulher abriu atividade. Mas indo as finanças, eles esclarecem.

A minha esposa é inspectora chefe da ASAE cá no Norte.. Se quiseres, passa-me o teu número ou o da tua mulher por pm que ela liga-vos e tira as vossas dúvidas [;)]

Nice! Connects![:D]
Mas primeiro tenho que falar com a patroa, e vamos estipular, ir primeiro a câmara tentar saber o que é preciso para alugar o espaço ou até se é livre.
E por acaso falei com ela por causa do HACCP, e ela disse me que um casal amigo nosso, o marido, com quem vou jogar a bola é técnico lá! :sh) é o que faz ir jogar a bola e não haver conversa a não ser: "eia fiz te uma cuequinha!"[:D]
Depois mediante o plano e as dúvidas que elaborar digo te alguma coisa![;)]
Mas obrigado desde já a ajuda de todos!

Se ela for a câmara, e já que a banca é deles, a partida devem-na informar quais os trâmites legais a que deve obedecer. Mas sim, deve ter de ter actividade aberta. O resto, lá na câmara devem-na informar. E muita força nisso, se correr bem daqui a nada estás a largar o teu trabalho para ajudar a ela! [:D]

O meu trabalho não largo! Tenho em mente um dia montar a minha própria empresa também! Mas ajudar ajudo! Ela faz os bolos e eu provo a ver se está bom para o cliente![:)]

O meu trabalho não largo! Tenho em mente um dia montar a minha própria empresa também! Mas ajudar ajudo! Ela faz os bolos e eu provo a ver se está bom para o cliente![:)]

Estou a falar porque há uns tempos houve uma senhora perto de mim que também se meteu a fazer bolos e salgadinhos. Inicialmente o marido estava reticente, até que deixou o trabalho dele para ajudar a mulher e agora já contrataram mais uma empregada.

Já te apercebeste que pelo entusiasmo do pessoal aqui, isso tem pernas para andar. ;)

Este fim de semana ela vai fazer um bolo, que será o de ensaio para o casamento, e que depois a priori trarei também outro para aqui para a empresa bem como as broinhas e tiro foto para patrocinar a cena!
Agora de momento não tenho nada lá em casa, já comi tudo![:D]
Fogo, deus me livre da minha mulher ser pasteleira de doçaria conventual....fonix já pesava alguns 150 KG [:D]

Faz uma página no Facebook e Instagram com boas imagens, pagas uns anúncios, e se estiveres bem localizado geograficamente ainda tira mais que o vosso ordenado...
Inicialmente, eu não queria saber da parte da facturação e da legalidade, ninguém te vai pedir recibos disso...

Parabéns pela iniciativa, aos poucos estás a desenvolver o tal mindset!

O problema é se depois tens algum caso de intoxicação alimentar, ou pior problema com algum alergénicos e alguém more, mas pronto é tudo meia bola em força e lá vamos nós, depois se correr mal é que são elas...

Sempre ouvi dizer que os olhos são os primeiros a comer![:D]
Mas sim, queremos divulgar, nas redes sociais. Mas também queremos ir com calma, não adianta dar um passo maior que a perna.

Neste caso queremos contar com produtos bons visualmente mas também bons em qualidade. Mesmo que tenhamos que ganhar menos nos inícios, queremos apostar na qualidade do produto, pois a confiança e a qualidade é que faz as pessoas comprar novamente!
Neste momento ainda é tudo muito embrionário, mas já temos alguns produtores locais, para os ingredientes de forma a assegurar a melhor qualidade e de forma mais biológica possível. Ainda falta arranjar alguns, mas estamos a trabalhar nesse sentido!

Tenham muita atenção aos fornecedores se estão 100% legais, convém terem muito cuidado com a rastreabilidade, como vão trabalhar com bolos, vão utilizar ovos, podem existir por exemplo problemas com salmonelas.

Nice! Connects![:D]
Mas primeiro tenho que falar com a patroa, e vamos estipular, ir primeiro a câmara tentar saber o que é preciso para alugar o espaço ou até se é livre.
E por acaso falei com ela por causa do HACCP, e ela disse me que um casal amigo nosso, o marido, com quem vou jogar a bola é técnico lá! :sh) é o que faz ir jogar a bola e não haver conversa a não ser: "eia fiz te uma cuequinha!"[:D]
Depois mediante o plano e as dúvidas que elaborar digo te alguma coisa![;)]
Mas obrigado desde já a ajuda de todos!

Podes fazer em casa, mas existem muitos cuidados a ter, por exemplo se tiveres fogão a gás tens de ter vistoria do gás, penso que tem 3 anos de validade, entre outros cuidados/regras a cumprir.

HACCP não é não é nenhuma empresa, significa: Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, ele pode é trabalhar em algo relacionado com o HACCP.

Estou a falar porque há uns tempos houve uma senhora perto de mim que também se meteu a fazer bolos e salgadinhos. Inicialmente o marido estava reticente, até que deixou o trabalho dele para ajudar a mulher e agora já contrataram mais uma empregada.

Já te apercebeste que pelo entusiasmo do pessoal aqui, isso tem pernas para andar. ;)

Como dizias antes era bom que pagasse muito IVA![:)]
Vamos ver como as coisas correm, já tinha indicado noutro tópico que tinha ideia de fazer a minha empresa na garagem (que ainda não está feita) mas cheira me que vai ser para ela!
O objetivo neste momento é garantir carteira de clientes, e fazer Marketing ao produto.
Mas tem que ir nas calmas, pois como eu trabalho, ela tem o bebé, pelo que não podemos pensar muito alto para já.
Gosto é de ter uma ideia de onde quero chegar numa primeira etapa! Depois pensasse na segunda etapa e por aí fora!

Podes fazer em casa, mas existem muitos cuidados a ter, por exemplo se tiveres fogão a gás tens de ter vistoria do gás, penso que tem 3 anos de validade, entre outros cuidados/regras a cumprir.

HACCP não é não é nenhuma empresa, significa: Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, ele pode é trabalhar em algo relacionado com o HACCP.

Pois neste caso, será para fazer a confecção em casa, e um dos pontos de venda seria na barraquinha.
Gás não tenho, é tudo elétrico, e já tenho a casa preparada para luz trifásica para um dia fornos maiores.
Quanto ao rapaz da HACCP, ela disse me pois no tempo que trabalhou nas pastelarias, por vezes tinha que lidar com ele!:confused:

Pois neste caso, será para fazer a confecção em casa, e um dos pontos de venda seria na barraquinha.
Gás não tenho, é tudo elétrico, e já tenho a casa preparada para luz trifásica para um dia fornos maiores.
Quanto ao rapaz da HACCP, ela disse me pois no tempo que trabalhou nas pastelarias, por vezes tinha que lidar com ele!:confused:

Tens PM com alguma informação que penso ajudar, ou se calhar levantar mais duvidas [:D]

Voltar
Superior