Também acho que anda muita malta mal informada por ai, ou então estão a fazer confusão com o 1.6tdi.
Tenho uma passat de 2012 2.0 140cv com 146 mil km e não teve um único problema para alem da manutenção, nem o fap me chateia, nem o sinto! Na altura que comprei analisei outras opções mas como queria uma carrinha com qualidade, prática e não para andar a mostrar aos vizinhos comprei a passat e nada arrependido. Posso dizer que da analise que fiz era o motor 2.0 mais fiável e sem problemas crónicos conhecidos (problemas todos podem dar).
Também gostei muito do motor do bmw320d mas aquela historia dos N47 não eram pra mim, queria uma coisa solida e fiável e assim o tem sido.
Arrisco-me a dizer que se não fosse o software "pirata" que em nada influencia com problemas do motor, este teria sido um dos motores diesel mais fiáveis até hoje.
O novo cr150 cv, sendo uma actualização do motor que possuo e sem o problema das emissões tem tudo para ser um excelente motor. Na sua versão de 190cv deve ser do melhor que por ai anda no segmento.
Quanto á passat enquanto viatura, é espaçosa, bem construída, não é a mais vistosa (para isso o grupo tem a A4) mas por alguma coisa continua a ser a referencia do segmento. Há melhores como é natural mas consegue ser a mais equilibrada em tudo o que oferece na minha opinião.