passat 130TDI

oxide

New member
Boas amigos, a situação e a seguinte comprei uma passat a relativamente pouco tempo e por vezes a frio deita um pouco de um fumo branco mas logo apos aqueçer fica logo sem fazer..
Que sera?
Filtro do gasolio pirata?
Cumprimentos
Obrigado

Boas caros users, a nível de oleo qual sera o oleo mais recomendato para os motores PD130?
Motul, Liquimoly, Mobil 1, Castrol Edge, 5w30 sera o indicado para um motor com 150 mil kilometros reais?
Cumprimentos
Obrigado

Em principio qualquer marca de oleo que cumpra a norma desse motor (que deve ser qq coisa do genero 505.01, ou parecido...). Vê no manual do carro qual é o oleo aconselhado. Ou vai, p ex, ao site da BP, tem lá um genero de "aplicação" para ver qual o oleo aconselhado para o teu motor, e logo vês.
Depois a marca, já é conforme o gosto, acho eu... Logicamente que uma marca mais cara será sempre melhor que uma mais barata...

O melhor óleo que podes meter nesse motor é o Castrol Edge Turbo Diesel 5W40 norma 505.01.

Alternativos tens o Repsol Elite TDI 5W40.

Intervalo de revisões de 15 mil km.

Quanto ao fumo, eu sei que já tens a resposta, mas só para reforçar a ideia, é normal.

Então se tiveres o ar condicionado ligado em tempo frio, vais notar muito fumo (vapor de água) a sair pelo escape como se fosse um carro a gasolina.

Eu usava o Motul mas agora vou experimentar o castrol edge no jumbo arranja-se em promoção por volta dos 30€ 4l grande preço

Tenho esse carro com esse motor desde novo, junho 2002. De momento tem 230.000km. Se o teu estiver em longlife (revisões 2 anos, ou a pedido da viatura) o oleo é 5w30 (actualmente), qualquer marca com essa caracteristica funciona; desde galp até bp, mobil, shell, respol. Se não estiver em longlife qualquer 10w40 funciona, mas tens de o mudas a cada 15 k km.

Tenho esse carro com esse motor desde novo, junho 2002. De momento tem 230.000km. Se o teu estiver em longlife (revisões 2 anos, ou a pedido da viatura) o oleo é 5w30 (actualmente), qualquer marca com essa caracteristica funciona; desde galp até bp, mobil, shell, respol. Se não estiver em longlife qualquer 10w40 funciona, mas tens de o mudas a cada 15 k km.

Olha que não é bem assim. Não há muitos 10W40 a cumprir a norma 505.01 (nem sei se há algum), nesse motor convém mesmo meter um óleo 100% sintético devido ao sistema injector bomba.

E andar 15 mil km com um 10W40 nesse motor não me agrada muito. No máximo (e a meter 10W40 o que acho um erro), esse óleo daria para 10 mil km.

boas amigos, desde já estou bastante agradado com as rápidas respostas dos users do fórum.
Queria agradecer a todos vós, a nível de óleo vou experimentar o Motul 5w40 porque no nosso pais penso que o 5w30 seja fino de mais e gastasse muito rapidamente.
Em relação a norma, vai ser a indicada (505.01).

Última edição:
Meter um 5 W 40 aguenta na boa os 15.000.

Meter O Castrol EDGE norma 505.01 é ouro sobre azul. Nao colocar o 5w30 pois é oleo mais fino e nao necessario.

[;)][;)][;)]

boas amigos, desde já estou bastante agradado com as rápidas respostas dos users do fórum.
Queria agradecer a todos vós, a nível de óleo vou experimentar o Motul 5w40 porque no nosso pais penso que o 5w30 seja fino de mais e gastasse muito rapidamente.

Vais deitar 1ltr a Rua, é por isso k eu compro agora o castrol k é so 4ltr e chega perfeitamente.

Ainda tenho 1ltr desse motul na cave a apanhar pó

Boa escolha: VW505.01 e ainda por cima Motul.
Também podes usar este:
8100_X_clean_5w40.jpg

Vou verificar preços entre 1 e outro da marca motul, pois certamente vai ser o que lhe vou colocar.
Depois compro filtro de óleo, filtro de gasolio e um filtro KN(dentro da caixa de ar) para ficar tudo certinho e ja com algumas coisas mudadas, depois aos 170 mil mudo-lhe a correia de distribuição :)
Cumprimentos
Obrigado

Vais deitar 1ltr a Rua, é por isso k eu compro agora o castrol k é so 4ltr e chega perfeitamente.

Ainda tenho 1ltr desse motul na cave a apanhar pó

Não é deitar 1L ao lixo, até é bom comprar 5L e ficar com um de sobra. Imagina que gasta um bocado de óleo, assim vai atestar com óleo igual o que é melhor!

Não é deitar 1L ao lixo, até é bom comprar 5L e ficar com um de sobra. Imagina que gasta um bocado de óleo, assim vai atestar com óleo igual o que é melhor!

Correcto...
Pode sempre gastar um pouco, até porque faço uma viagem de pelo menos 500 quilómetros para cada lado mensal.

O meu não gasta pinga de oleo, mas pronto.

Filtro KN não vale o investimento os de papel é k são bons. Ja tive um KN no meu meu e não notei diferença nenhuma

Voltar
Superior