Passagem por lombas

rc

Active member
boas

li há algum tempo (penso que foi neste forum) que se devia passar pelas lombas com a embraiagem no fundo
isto tem fundamento lógico?

Não, não tem. Os únicos cuidados a ter é passar devagar e não levar o pé no travão, a não ser que se queira habilitar a empenar os discos, pelo menos. O resultado é o mesmo que entrar num buraco a travar.

Por acaso o meu instrutor de condução, tb me disse que era melhor passar com a embraiagem a fundo.

Pq assim a caixa não estava "ligada" e era melhor...

Eu normalmente travo até aí meio metro antes da lomba e depois acelero forte para a frente "levantar".

Amortecedores há muitos! :D

E pastilhas também. [8)]

Eu normalmente abrando e reduzo muito a velocidade...

As lombas são a maior trampa que inventaram...

Só dão cabo do carro, e quem anda a abrir normalmente continua a "voar" por cima delas... [xx(]

Ou seja, so serve para abrandar quem já respeita... [8]

sim, eu passo devagar
às vezes quase que paro antes da lomba

mas como o Silver disse, eu li algures que minimizava os danos na caixa (e na transmissão?!)

Eu normalmente travo antes das lombas até um metro antes, e quando estou a passar por cima já estou em 2a velocidade a acelerar ligeiramente. É a maneira como se sentem menos.

Eu travo antes e depois de atingir a redução que pretendo deixo o carro passar a lomba. Antes da caixa sofrer algum dano estão primeiro a suspensão a transmissão e a direcção.

Um bom hábito para quem quer poupar a caixa é carregar na embraiagem quando se liga a ignição. Aí sim, poupa a caixa no caso de haver uma mudança engatada esquecida e isola a caixa da trepidação do motor quando começa a rodar.

Eu não tenho hipótese e sou obrigado a passar devegarinho pois o meu Alfa 156 tem a frente baixinha e não quero estar sempre a bater por baixo. Há zonas em que é compreensível haver lombas, há outras que deviam ter e não têm. E há sítios em que simplesmente não estão lá a fazer nada... enfim, estamos em Portugal!

A velocidade a que passo nas lombas depende do carro em que vou.
Com carros muito duros (alemães, por exemplo) a tendencia é abrandar, sentir o safanão e depois retomar a marcha.
Em carros franceses com suspensões muito viradas para o conforto tenho tendencia a abrandar menos, como se sente menos o salto dentro do carro, nesse aspecto é mais prático (se se for de vidro aberto até se ouve o amortecedor a trabalhar, eheh).
Apercebi-me disto porque em zonas com duas faixas é normal o pessoal dos carros mais baixos ou duros quase pararem para passar na lomba ao passo que por exemplo as senhoras nos seus Clios ou 206 nem chegam pé ao travão, é sempre a andar que se faz tarde...

Cumprimentos

Como sou eu que pago as reparações do meu carro, sou cuidadoso nessas situações, independentemente da suspensão do carro.

Tudo o que seja lombas, estradas com buracos e estradas de areia com lombas invertidas, passo o mais devagar possivel, o dinheiro não cai do céu, mas tambem irrita-me lá passar, mas nem sempre existem alternativas, prefiro gastar mais gasóleo e poupar os amortecedores e afins do que passar nesses buracos que tanto me enervam!

Voltar
Superior