Parti o turbo (com video)

pessoal, quando o turbo parte sai sempre fumo branco?

a maioria das vezes que o turbo parte nao vai oleo para a admissao pois nao?

A minha experienca com turbos partidos, ja que o meu ex Ibiza GT TDI partiu-me o turbo em plena aceleraçao, é que no meu caso foi um estoiro que ate abanou o carro... depois uma enorme descarga da pressao, depois perdi toda a força do carro e fumo preto, mas mesmo muito fumo preto... em segunda passar das 3000rpm era uma vez, e chegar aos 100km/h era a descer [:D]

Mas oleo nas admissoes nao tive... ainda levei o carro para casa depois foi de reboque para nao estar a forçar o motor porque ele andava mas com muito esforço [:D]

Agora isto depende de cada carro claro [;)]

Última edição:
Mas numa situação em que o turbo parte, não se consegue desligar o carro?[;)]

Consegue se engatar por exemplo uma 5ª e travar, para o carro nao andar.
Quando parte o turbo e começa a entrar oleo para a admissao, diz-se que o motor esta a alvorar.

Aqui partiu e deitou.
YouTube - BMW Engine Crash

Neste caso era meter uma mudança e deixar o carro ir abaixo, sendo automático é que...

Pois... quando o homem de preto, entrou no jipe a correr, pensei que fosse o que ia fazer...

Consegue se engatar por exemplo uma 5ª e travar, para o carro nao andar.
Quando parte o turbo e começa a entrar oleo para a admissao, diz-se que o motor esta a alvorar.

Ah, ok. Não sabia que quando turbo parte, o motor começa a alvorar.[;)][;)]

Então num automático é esperar que o motor se cale?[:D]

Entao o fumo branco é so quando entra oleo para a admissao?

Quando parte o turbo pode sair fumo branco se entrar oleo para admissao ou pode nao sair fumo branco se nao entrar oleo para admissao???

è assim?

Ah, ok. Não sabia que quando turbo parte, o motor começa a alvorar.[;)][;)]

Então num automático é esperar que o motor se cale?[:D]

Isso agora nao tenho a certeza, mas penso que nesses casos nao ha muito a fazer...

Entao o fumo branco é so quando entra oleo para a admissao?

Quando parte o turbo pode sair fumo branco se entrar oleo para admissao ou pode nao sair fumo branco se nao entrar oleo para admissao???

è assim?

Normalmente fumo branco, é sinonimo de passagem de oleo, e fumo preto, é gasoleo que nao foi ''queimado''. Dai o user em cima, dizer que conseguiu chegar com o carro ate casa. Mas num caso ou noutro, o recomendado é parar imediatamente o motor.

Isso agora nao tenho a certeza, mas penso que nesses casos nao ha muito a fazer...

.

deve dar para parar a admissao de ar...meter qualquer cena no tubo. ou se tiveres travoes muito bons talvez de para travares a fundo e engatares 1ª xD

Estas soluçoes de parar o motor com carga parece-me que nao devem fazer nada bem há saude de coisas como caixa, voltante do motor, etc etc.

Haver um corte para a admissao de ar deve ser a melhor opçao

Há muitas formas de o turbo se partir. Uma delas é quando o turbo parte junto à turbina da admissão, e o óleo começa a ir para a admissão, desencadeando um processo que se chama desarvorar (segundo o user fapoc, e não desalvorar!). Também pode partir junto à turbina de escape, passando o óleo directamente para o sistema de escape, logo não desencadeia a desarvoração.

Estas são as duas formas mais comuns...mas há outras. Por exemplo, partir-se uma pá de uma das turbinas.

deve dar para parar a admissao de ar...meter qualquer cena no tubo. ou se tiveres travoes muito bons talvez de para travares a fundo e engatares 1ª xD

Estas soluçoes de parar o motor com carga parece-me que nao devem fazer nada bem há saude de coisas como caixa, voltante do motor, etc etc.

Haver um corte para a admissao de ar deve ser a melhor opçao

Geralmente, no meu conhecimento de mecanico (alguem que me corriga se tiver errado), um turbo partido nao acontece mais nada que se nao uma nuvem de fumo e força nem vela.

Alvorada do motor, é quando o carro começa em vez de queimar gasoleo/gasolina queima oleo, e mesmo desligando o motor ele continua em rotaçao maxima porque continua a entrar oleo para a camara de combustao e como a camara esta quente a queima continua a ser feita. E aqui das duas uma, ou deixamos o carro gripar ou fazemos 2 troques:

1- tapar a entrada da admissao, sem oxigenio nao ha queima o motor para
2- se nao se conseguir encontrar a entrada da admissao ou algo que tape a admissao, é acelerar a fundo meter a quinta e largar rapidamente a embriagem fazendo que o carro com uma mudança alta nao tenha força para arrancar e vai abaixo.

Quando acontece uma alvorada se o carro tiver engatado ele continua a andar mesmo desligado, porque o motor continua em rotaçao, por isso que se deve engatar uma mudança alta que ele assim como nao tem força suficiente para arrancar vai abaixo

Claro que numa alvorada o motor se nao gripa fica com graves problemas, ja de si o carro queimar oleo é um grave problema

Nos carros a Automaticos como o carro do X5 que postaram em cima, é ficar a ver ele a gripar o motor. Agora com estas novas caixas semi-auto nao sei se metendo uma mudança alta ele para ou nao.

[;)]

Há muitas formas de o turbo se partir. Uma delas é quando o turbo parte junto à turbina da admissão, e o óleo começa a ir para a admissão, desencadeando um processo que se chama desarvorar (segundo o user fapoc, e não desalvorar!). Também pode partir junto à turbina de escape, passando o óleo directamente para o sistema de escape, logo não desencadeia a desarvoração.

Estas são as duas formas mais comuns...mas há outras. Por exemplo, partir-se uma pá de uma das turbinas.

Pois o meu partiu e mas nao aconteceu nada ao carro

Epa ja tou a confundir-me todo [:D] é alvorar ou arvorar? :sh)

Eu parti dois na minha Scénic e não houve fumo, aliás, se não fosse o carro deixar de responder às acelarações, nem notava.

Pois foi o que aconteceu ao meu, mas notei que começou a deitar muito fumo e ouvir uma grande descompressao do turbo, aquilo parece que arrebentou e tava de origem o carro. Nunca percebi porque aconteceu-lhe aquilo, o mecanico disse que foi pressao a mais, mas nao sei como.

Voltar
Superior