[Sociedade] Parques e reservas naturais

BigDaddy

Well-known member
Olá, sei que isto é um fórum de carros, mas também sei que aqui existe muitos assuntos que têm 0 a ver com carros

Não sei se mais alguém tem esta panca mas eu gosto bastante de ir visitar parques naturais, reservas, ornitológicas, etc, acho que o motivo mais forte é a paisagem e aquilo que podemos apreciar, também se calhar por gostar de fotografia

Estou a pensar ir até Aveiro esta semana, para explorar a zona das matas e junto à ria

A ideia é também deixar aqui um pouco de informação e uma espécie de roteiro, vou fazer aqui um apanhado dos locais por onde já passei e recomendo

Reserva Ornitológica de Mindelo, Vila do Conde

Esta é uma reserva que conheço bastante bem, é a área protegida mais antiga do país e tem uma diversidade muito grande, quer a nível de rochas e dunas, que separam a reserva da praia, quer a nível de aves, que tem muitas espécies e algumas de valor cientifico, porque são espécies protegidas, tem uma extensão bastante generosa e prolonga-se pelo pinheiral a dentro, tem alguns sítios para observar aves, o ponto forte para mim é sem dúvida a paisagem, é algo brutal estar em cima de uma duna e olhar para a direita e ver o Atlântico e olhar para a esquerda e ver isto:

Reserva_mindelo.jpg

O defeito que aponto é a falta de informação ao longo do percurso, placas, sinaléticas, etc

Reserva do Litoral Norte em Ofir, Esposende

Apesar de ser curto, este é um espaço muito interessante, já lá fui por duas vezes, começamos junto ao rio e vamos caminhando sempre sobre um passadiço, que dá para ver que é mantido e preservado e vamos vendo a paisagem muito tranquila do rio Cávado, faz-me lembrar o Everglades de Miami

Tem alguns sítios interessantes para ver a paisagem e um abrigo que foi construído à pouco tempo e onde tirei esta foto

http://static.panoramio.com/photos/original/56610226.jpg

Neste mesmo abrigo, tem alguma informação sobre as aves que costumam habitar naquela zona, continuando o passadiço acabamos por encontrar a foz do rio Cávado, e o estuário, zona onde muitos windsurfers costumam treinar, o passadiço acaba na praia mas a reserva continua areal dentro

Depois podemos ainda explorar a zona de Ofir que é uma zona rica, para quem não conhece é como viver no meio do pinhal, é sossegado, tranquilo e pouco movimentado de Inverno, tem algum entretenimento nocturno, come-se bem e a paisagem é brutal

Agora queria que colocassem aqui alguns sitios que conheçam, recomendem e assim

Estou a pensar ir esta semana a Aveiro e depois mais tarde a Amarante

Em principio vou amanhã a Aveiro, logo pela manhãzinha, pego numa bicla lá que eles têm de borla e vou explorar a zona da ria de manhã, almoçar no fórum e de tarde vou dar uma volta pela mata, pateira, etc

eu dei uma ideia porreia no tópico do encontro do rk7 para amanhã ou quarta, que seria explorar um pouco o gerês numa caminhada que deve demorar 1h ou 1h30m. é na chamada zona do cabril. quem quiser mandar uns bitaites está à vontade. vou ver se meto aqui umas fotos.

Como prometido lá fui eu até Aveiro na quinta feira

De manhã, andei pela zona da ria e pelas salinas, até à zona industrial e área portuária, andasse bem é sempre plano, eles têm lá as biclas de utilização gratuita

Apesar de quando lá cheguei o dia estar meio acinzentado, lá acabou por abrir e apareceu um pouco de sol e calor

Estas fotos são da zona das salinas, uma zona que tem paisagens engraçadas e bons acessos, aquelas ilhas no meio devem ser brutais

dsc00981ru.jpg

dsc01020uk.jpg

dsc01021yt.jpg

dsc01023vw.jpg

Depois da parte da tarde ainda deu para ir até à praia da Barra e Costa Nova, seguindo depois para a pateira que era o objectivo principal desta viagem

A pateira fica em Fermentelos a cerca de 20km do centro de Aveiro, seguindo sempre pela EN 235 são cerca de 20 minutos até chegarmos a Fermentelos, é uma aldeia pequena e rural com muita coisa antiga e abandonada, não vi carros de 2006 para a frente e vi uns quantos carochas, 127, renault antigos e um talbot, depois já perto da pateira está um pouco mais desenvolvido até por ter a estalagem e ser um ponto turístico, mas é tudo muito deserto, mesmo na pateira, apenas alguns locais a pescar e conviver, não há barcos de recreio nem nada, não apostaram muito forte naquilo

Infelizmente não fiquei lá muito tempo porque tinha outros afazeres e tive de vir embora um pouco mais cedo, mas fiquei impressionado pela dimensão da pateira, é gigantesca e alberga inumeras espécies de animais e plantas

dsc01101vf.jpg

dsc01106x.jpg

dsc01120p.jpg

Fica ainda foto maior para puderem ver como é grande

http://static.panoramio.com/photos/original/58750805.jpg

Aconselho a visita a este local, mais tarde vou tornar a passar por lá para visitar a outra margem que me parece mais interessante que a deste lado

Eu este ano gostaria de realizar uma ida ao Gêres com turmas minhas. Partilhar com os meus alunos a natureza, e gostaria que eles aprendessem a apreciá-la.

Alguém sabe as condições que o Gêres tem?

Eu este ano gostaria de realizar uma ida ao Gêres com turmas minhas. Partilhar com os meus alunos a natureza, e gostaria que eles aprendessem a apreciá-la.

Se quisereres acampar, há bons parques de campismo, se for para dormir em hoteis já é diferente porque em quantidade e acessiveis á bolsa dos pais dos alunos não há assim tantos. O meu conselho é este: Ir numa altura em que o tempo esteja mais quente porque eu já estive no Gêres no Inverno e aquilo consegue ser bem frio e húmido, o que não falta no Gêres são coisas bonitas para se ver por isso se quiserem ver todas é aconselhável viatura. Existem varios tópicos sobre o Gêres se quiseres saber mais coisas.

Para isso recomendaria o que um meu professor fazia quando eu estudava. Não sei que idade tem os alunos, mas no meu caso era assim:

- 1 professor
- 30 índios (rapazes e raparigas) com um espírito de amizade elevado (não havia cá grupinhos; era apenas um grupo (1 turma)
- 1 parque de campismo (Parque de Campismo de Lamas de Mouro (mais isolado) ou Parque de Campismo de Cerdeira
- 5 dias
- 5 caminhadas previstas, sempre para sair de manhã e chegar durante a tarde

A intenção e os resultados eram excelentes: as caminhadas obrigavam-nos a mantermo-nos mais calmos, pois obviamente que cansavam. Fazíamos as refeições no Parque, num espírito de entreajuda entre rapazes e raparigas. À noite, das duas uma: ou ficávamos pelo parque na conversa, entre todos, ou visitávamos um cafezito que pudesse haver pelas redondezas, sempre com a ideia de que no dia seguinte, ás 8 da manhã, havia mais 20 kms para percorrer...

Melhor forma de interagir coma natureza? Não tou a ver...

Alguns links:
ParqueCerdeira.com - Parque de Campismo de Cerdeira - Gerês
Homepage Areas Protegidas - ICNB
Adere - Peneda Gerês / Central de Reservas
Central de Reservas da ADERE-Peneda Gers
:::..Versana - Turismo e Animação Ambiental..:::

Obrigado aos dois. Eu este ano tenho 10ª anos e 12ª, já são crescidos. Já tenho feito desporto aventura, mas na zona de Vila Nova de Milfontes. [;)]

Eu pretendia ir estudar o terreno, e fazer desporto aventura, claro que será para acampar, o objectivo é sair da vida da cidade. Vou saber se há paredes de escalada. Tenho é que estudar bem a altura, porque no fim do ano há exames e durante o ano o tempo não será do melhor.

Mas já me deram alguma orientação, vou ver se há alternativas, ou empresas ligadas a estas actividades, provavelmente vou ter que ir lá verificar no terreno as condições.

Voltar
Superior