Para quem percebe de Design

Axo q o verdadeiro design niponico quase nem se consegue ver por estes lados, estao reservados a carros q raramente se vendem ca. No top gear costumam mostrar de tempos a tempos hondas e outros carros japoneses q o design é nos completamente estranho com desenhos mto diferentes.
Americano consigo ver pelo tamnho da coisa basicamente.

agora não me posso alongar, mas para primeiro ponto, a questão é que não existe design nipónico, nem italiano, nem americano, nem alemão. design classifica-se como bom e mau.

A disciplina design comporta é a estética, e essa sim já a poderemos identificar com esta ou aquela nação.

de qualquer maneira, se antes eram claramente visiveis as diferenças estilisticas entre nações, actualmente, devido ao culto da marca, do "branding", o que acontece é olharmos para um carro e já o conseguirmos classificar como um mercedes, um bmw, um lamborghini, um renault, etc...

É como as caras. Também distingues um europeu dum oriental. Até consigo distinguir com alguma "pontaria" os japoneses dos chineses ou coreanos. Ou caras americanas de caras inglesas.

Habitualmente o carro exibe a marca, logo se percebe a sua origem.
Mais a sério, parece que os japoneses inventam nervuras, estilizam em redondo, suavizam arestas...enquanto que os europeus (mais os alemães)têm uma zona frontal "poderosa", arestas mais vivas...
Não é fácil de explicar, mas é uma boa questão.
Dá ideia de que os japoneses tendem a aproximar os seus carros aos gostos dos europeus.

Uma pequena análise sobre "nacionalidade" dos Designs::

Italiano: como as suas mulheres. Linhas curvas, elegantes, equilíbrio de formas bastante conseguido. A estética submete-se à funcionalidade do carro: quando é preciso é simplesmente útil como no Multipla, com personalidade como no Maserati Quatropuorte ou simplesmente aerodinâmico como no Enzo... Não se acrescentam pormenores desnecessários e tentam ser discretos nas formas.

Francês: como o nariz do Cirano de Bergerac. Angulosos, por vezes esquisitos e por vezes propositadamente desiquilibrados. Por vezes a funcionalidade sacrifica-se à estética, como no Megane; outras vezes o oposto radical acontece, como num Citroen Picaso ou no Renault Avantime. Tal como a personalidade temperamental dos franceses, oscila entre o banal e o arrojado.

Norte-Americano: como a sua sociedade. Eficazes na sua função e relativamente equilibrado entre forma e função mas sempre a roçar a imponência. Podem tanto usar curvas como angulos mas estes últimos predominam com arestas à mistura. O brilho não é rejeitado e o aparato é bem-vindo. A história também lhes deu o petróleo barato, por isso a estética roça por vezes o exagero de formas e volumes.

Inglês: um passado nobre e necessariamente tradicional e monárquico reflecte-se na sua industria automóvel. As formas redondas são equilibradas - como em tantos Jaguares - mesmo quando é necessário usar ângulos para destacar a imponência de alguns veículos como um Rolls Royce. Os ingleses parecem simplesmente usar a estética "porque tem que se vender o carro", e já agora, adaptam-na na perfeição ao que se pretende do veículo em questão.

Alemão: preciso e correcto como um plano de marketing duma empresa alemã, ao qual obedece. Design para agradar a todos ou quase todos (a "polémica" série 5 é a ideia deles de arriscar...), é preciso vir o Chris Bangle para "javardar". Eficaz e bastante conciliado com a função, a estética das viaturas alemãs pode ser tão eficaz quanto as mesmas e igualmente desprovida de sal e pimenta.

Japonês: tal como o alemão, mas com alguns toque de personalidade que por vezes saiem de um desenho animado japonês. Parece que por vezes quase tentam dar "personalidade" humana a algumas criações.

Coreano: anónimo e possivelmente inspirado em qualquer um dos outros. Quando as crianças de 3 anos aprendem a desenhar carros, saiem carro coreanos. Como diria o Jeremy Clarckson: "Os coreanos há 20 ou 30 anos atrás andavam todos de carroça, é espantoso que consigam fazer algo com 4 rodas que ande com uma eficácia quase japonesa. Fazer algo mais do que um carro que efectivamente funcione, isso é outra história."

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?
Arrendondado = Japonês.
Exemplo:
hugoreisgtclubebb0.jpg

[}:)][}:)][}:)]

Francês: Ousado
Alemão: Linhas Conservadoras/Esportivas
Italiano: Elegante, Linhas retas
Japonês: Conservador
Coreano: Linhas Retas, busca do design europeu com ousadia própria
Americano: Visual 'retro' (a maioria agora [xx(])
Chinês: carro conhecido, só que um pouco mal feito

citação:Originalmente colocada por McReis

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?
Arrendondado = Japonês.
Exemplo:
hugoreisgtclubebb0.jpg

[}:)][}:)][}:)]

Hugo,

Tás lá! ;)

Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones... e eu não acho nada. Então pergunto... o que raio tem esse carro que difere dos japoneses... ou ao contrário... tb pode ser! ;)

citação:Originalmente colocada por Grilo

Francês: Ousado
Alemão: Linhas Conservadoras/Esportivas
Italiano: Elegante, Linhas retas
Japonês: Conservador
Coreano: Linhas Retas, busca do design europeu com ousadia própria
Americano: Visual 'retro' (a maioria agora [xx(])
Chinês: carro conhecido, só que um pouco mal feito

[^]

Americano - grande, formas desproporcionais a tender para a banheira

Alemão - ar robusto, estética não visa dar nas vistas mas desagrada a todos, sem pontos fracos

Japoneses - carros com os 'olhos em bico' ou então de extremos, ou demasiado desportivos ou demasiado utilitários

Inglês - parecido ao alemão mas priviligia o requinte á robustez

Francês - carro com um ar mais macio que robusto, não tem como ponto forte o requinte, é uma espécie de tentar ter tudo mas que depois faz com que não tenha uma caracteristica que os demarque dos demais

Voltar
Superior