Para que é que serve uma câmara de 20MP?!

Miguel1994

New member
Então é assim,

Desde há uns tempo ando com dúvidas nas resoluções de máquinas de filmar e de fotografar.

Vamos ver as questões por este prisma. Tenho um monitor no computador de 1080p. Vale-me a pena filmar acima de 1080p? Ou seja, se eu filmar em 4k o monitor não tendo essa resolução vai converter o 4k em 1080p, não retirando eu qualquer vantagem da capacidade de filmar a 4k. É assim ou está a escarpar-me qualquer coisa?

E com as câmaras de fotografar é a mesma coisa correcto?, salvo erro 1080p equivale a 2MP, então uma foto tirada por uma máquina de 2MP ou de 20MP (tendo o mesmo tipo de lente) vão apresentar a mesma resolução num monitor de 1080p (sem zoom é claro).

Suponho que depois a qualidade depende das lentes, mas este último parâmentro já não sei muito bem como funciona.

Cumprimentos

As fotografias servem para muito mais do que ficar alojadas em PC. Publicidade, Outdoors, etc.

Depois, com fotografias de maior resolução, podes fazer uns cropzitos que ajudam às vezes a compor melhor a coisa...

Para uso caseiro cerca de 10 megapixeis dão para imprimir a a4 com 300dpi. Acima disto só interessa para prós ou para quem quer imprimir fotos de grandes dimensões e alta resolução.

O vídeo realmente fica limitado para já no monitor, mas os monitores e tvs 4k estão a entrar no mercado e já se vê bastantes.

Vê esta imagem com 45 mil megapixeis: Dubai 45 gigapixels

Para fotos, além do zoom, acrescenta mais definição á imagem que facilmente notas dependentemente do tamanho apresentado
A questão é mesmo esta. Qual é o tamanho que os utilizadores comuns apresentam? Ou são monitores 1080p ou em impressão de 10x15, quanto muito um 15x20 ou 20x30, e mesmo aqui quaisquer 10 megapixeis chegam bem.

Creio que a questão colocada é pertinente, somos invadidos pela publicidade e aumento desenfreado das resoluções mas realmente quem dá utilização.

Obviamente que estes exemplos são excelentes, mas é assim acham que é o que maioria das pessoas usa? (tiramos daqui os profissionais e afins).

Enquanto as pessoas pensarem que, quantos mais megapitos tiver a máquina, melhor é a qualidade da foto, os fabricantes fartam-se de aumentar a resolução.

Depois andam a tirar fotos com 16 megapitos para imprimirem fotos no tamanho 10x15 nas impressoras de alta qualidade dos hipermercados e afins...

Exceptuando profissionais e amantes da área, sinceramente quase ninguém precisa de mais do que 5MP.

Há muito poucos anos atrás as REFLEX tinham até 6MP no máximo e faziam-se trabalhos excelentes, por isso na minha opinião esta escalada é meramente comercial e sem qualquer ligação à "terra".

Ainda não me conseguiram explicar se os MP estão directamente relacionados com a qualidade da foto. Já ouvi que não, só em caso de impressão, já ouvi que a qualidade depende totalmente do numero de MP e já ouvi que as lentes é que contam e que podemos ter máquinas de 5MP com uma qualidade de imagem substancialmente superior à de uma de 14MP.

Alguém me quer tentar elucidar?

Basicamente a qualidade da máquina, da lente e do fotógrafo é que são decisivos.

Os MP são uma equação com um peso para aí de 10% numa fotografia para um utilizador comum

É a mesma coisa que dizer que a qualidade de 1 veiculo é a cilindrada do motor? A qualidade do chassis, caixa de velocidades etc.

O número de megapixeis per si não diz nada. Mais importante é o tamanho do sensor da máquina.

Uma mirrorless como a Sony A6000 tem um sensor com 12x mais area do que uma normal compacta.

Ou seja pixel significa picture element (Elemento da fotografia).

20 milhoes de pixei significa que ha 20 milhoes de pontos para reproduzir a realidade. Numa compacta isto signifca que num sensor que equivale a 1 motor 0.9 Litros sem turbo a luz recebida por cada pixel vai ser minima e normalmente isso leva a baixa qualidade especialmente em cenas de poucas luz.

E é exactamente isso que se ve no mercado. Nao se pode comparar uma compacta de 12 megapixeis com uma mirrorless com 12x mais area de 16.

Depois temos o processador da maquina que é equivalente ao motor. Depois 1 compacta com zoom de 10x com f5,8 ou pior quase nao tira fotos na escuridao porque a abertura é tao pequena que ainda menos luz chega ao sensor.

Se tivermos uma lente 2.8 (muito muito mais luz) só a lente faz toda a diferença.

Foi o que aconteceu na Sony RX100 III vs RXII. A lente tem muito mais luz (melhores valores de abertura).

Das Sony NEX para as Alpha (mirrorless) mudou o sensor e o processador mas as lentes mantiveram-se etc etc

Aqui há uns anos a resolução dos monitores era bem menor e por isso, fotos com resoluções mais pequenas serviam.

Agora essas fotos são minusculas nas resoluções actuais.
Dauqi a uns anos quererás ver as fotos com outra qualidade, e assim ela já lá está.
Mas concordo que 20 MPx são um abuso para fotografia caseira e pontual

Ainda não me conseguiram explicar se os MP estão directamente relacionados com a qualidade da foto. Já ouvi que não, só em caso de impressão, já ouvi que a qualidade depende totalmente do numero de MP e já ouvi que as lentes é que contam e que podemos ter máquinas de 5MP com uma qualidade de imagem substancialmente superior à de uma de 14MP.

Os pixeis apenas ditam o tamanho final.

A fotografia é um fenómeno óptico, pelo que as lentes são o elemento mais determinante. São também fácilmente o elemento mais caro de uma máquina.

Creio que o sensor também é bastante importante.

Voltar
Superior