Pagero com "grilar das valvulas"

satmiller

New member
Preciso da vossa ajuda estava a pensar comprar um Pagero com 116000KM de 1997, mas quando o dono do jipe, o ligou a quente depois de fazer cerca de 200KM e estar parado 20M ao ligar ele fez um som tipo chocalhar das válvulas por cerca de 25segundos, depois ficou a trabalhar normal.
Eu perguntei se era normal ele respondeu que já tinha perguntado ao mecânico pois ele a frio faz esse som por mais tempo e acende a luz do óleo e ele disse para ele o acelerar um pouco para a óleo subir mais rapidamente para a cabeça do motor e a luz se apagar.
Como eu não conheço este motor 2.5TDI do Pagero agradecia a vossa ajuda para saber se isso é normal neste modelo.
Atenciosamente:
satmiller

Não parece ser muito normal num motor em bom estado de conservação.
Deve ser devido ao desgaste natural do motor (apesar da relativamente baixa quilometragem).
O nível de óleo do motor não está baixo? A bomba de óleo está em condições?
Não me parece que acelerar nessas circustâncias seja muito "saudável" para o motor, visto que se o óleo não chega logo à cabeça do motor, acelerá-lo só vai provocar um desgaste muito maior...

Última edição:
A quente é sinal de falta de pressão da bomba de óleo. Se acende a luz do óleo certamente será disso.

Se fizesse só a frio e apenas por alguns segundos ao ligar poderia ser o nível do óleo baixo, embora existam motores que batem sempre um bocadinho assim que se dá à chave mesmo com o óleo ao nível.

Isso secalhar está é com um óleo demasiado grosso para o motor, tipo 15w40. Um 10w40 seria o ideal.

Pode também ter um filtro de óleo inadequado e demorar imenso tempo a encher e a fazer pressão. Um ponto a rever.

Pode também ser a bomba de óleo.

Uma coisa é certa, é normal fazer principalmente a frio mas durante 2 ou 3 segundos, depende do motor, até pode ser um pouco mais. Agora, 25 segundos com as válvulas a grilar a frio e a luz do óleo acesa é demasiado tempo e inclusivé está a provocar danos na cabeça do motor pois indica que a mesma ainda não está a ser lubrificada, o que num motor a frio tanto tempo é arrasador.

Cuidado com isso, leva a um mecânico teu de confiança para ver o carro.

Cumprimentos.

Pode também ter um filtro de óleo inadequado e demorar imenso tempo a encher e a fazer pressão. Um ponto a rever.

Duvido.

Se já mudaste filtros de óleo, sabes que consegues tirar o óleo todo do motor e ainda deixar muito óleo no filtro.

Eu pessoalmente punha esse carro de lado.
Se fizesse 1 ou 2 segundos a frio ainda se poderia considerar normal (podia ser característica do motor), mas esse tempo todo não.

Como é um motor antigo usa os filtros spin-on e muitas vezes nas marcas "chinesas" não metem a válvula anti retorno e a de "by-pass".

Não era o primeiro. Vale a pena confirmar, não custa nada.

Cumprimentos.

Voltar
Superior