Ourivesaria - produção

Zell

New member
Como este fórum é grande, acredito que ande por aí alguém que me consiga tirar umas dúvidas.

Gostaria de mandar fazer umas peças (medalhas) a partir de um desenho. Contactei algumas ourivesarias e só uma mostrou disponibilidade para averiguar junto de um fabricante se poderiam produzi-las. Ainda não obtive resposta e eu sei que mandar fazer coisas em pequenas séries fazem disparar os custos e muitos nem estão para se chatear. Mas a minha dúvida é como é que este tipo de coisa é fabricada. Conheço a técnica de moldes. É o único método de fabrico? Não existem outros? E em termos de custos, qual será a diferença para um objecto semelhante que esteja na vitrine?

Ou método de cera perdida, ou "modelagem" do metal com instrumentos (isto acho que ninguém faz...), ou encontras uma ourivesaria/ourives que se dedique ao desenho em CAD e tenha ou envie o trabalho para fresagem/impressão.

Ao invés de tentares falar com orivesarias, deves contactar antes oficinas de ourives: Fabricantes de Ourivesaria no Concelho de Lisboa | pai.pt
Eles é que fabricam as peças e é que poderão te esclarecer sobre quais os custos.

Sobre o processo de fabrico de medalhas não sei exactamente, mas em geral o trabalho de uma oficina é muito artesanal. Uma pessoa próxima da família era dono de uma oficina (reformou-se há uns anos) e cheguei a visitar as instalações.

Se as medalhas não for para ser em material muito nobre (bronze, por exemplo), também podes tentar a via "industrial". É contactar alguma empresa de maquinação ou que tenha acesso a uma CNC, e ver se eles podem fazer isso.

Eu também contactei dois fabricantes por email mas não me responderam. A ideia que tenho é que só trabalham com ourivesarias, não com particulares. Por isso é que depois resolvi ir pelas ourivesarias.
Só para esclarecer, são medalhas para uma pessoa usar, e era para ser em prata. Mas se me dissessem que só faziam noutro material menos nobre também não dizia que não. Mas acho que aquilo não é trabalho para CNC, é muito minuncioso e de pequena dimensão. Mas a ideia da oficina soa-me bem.

Como este fórum é grande, acredito que ande por aí alguém que me consiga tirar umas dúvidas.

Gostaria de mandar fazer umas peças (medalhas) a partir de um desenho. Contactei algumas ourivesarias e só uma mostrou disponibilidade para averiguar junto de um fabricante se poderiam produzi-las. Ainda não obtive resposta e eu sei que mandar fazer coisas em pequenas séries fazem disparar os custos e muitos nem estão para se chatear. Mas a minha dúvida é como é que este tipo de coisa é fabricada. Conheço a técnica de moldes. É o único método de fabrico? Não existem outros? E em termos de custos, qual será a diferença para um objecto semelhante que esteja na vitrine?

Qual é a zona?

Voltar
Superior