Oscilação da temperatura

Mig80

New member
Boas! Hoje ao vir do trabalho reparei que o ponteiro da temp. antes de chegar ao meio teve umas oscilações muito rápidas do minimo até quase a meio, Será a válvula de temperatura?

Boas! Hoje ao vir do trabalho reparei que o ponteiro da temp. antes de chegar ao meio teve umas oscilações muito rápidas do minimo até quase a meio, Será a válvula de temperatura?
[s)] Não te quero assustar mas esse foi o 1º sinal que o meu carro deu quando as bobines foram à vida, mas pode ser outra coisa...

...Boa sorte.[;)]

O sensor de temperatura poderá já não estar bom; este sensor mede a temperatura do liquido de refrigeração. Penso que as bobines pouco ou nada podem afectar a sua leitura.

Eu aconselhava a troca do sensor. Se o carro já tiver mais de 100.000 ou 150.000 kms, não se perde nada em trocar o termostato, que vai perdendo precisão (coisa que afecta a refrigeração e, entre outros, os consumos). [;)]

O sensor de temperatura poderá já não estar bom; este sensor mede a temperatura do liquido de refrigeração. Penso que as bobines pouco ou nada podem afectar a sua leitura.

Eu aconselhava a troca do sensor. Se o carro já tiver mais de 100.000 ou 150.000 kms, não se perde nada em trocar o termostato, que vai perdendo precisão (coisa que afecta a refrigeração e, entre outros, os consumos). [;)]

Assim que o carro atingiu a temperatura normal o ponteiro já não se moveu mais, de qualquer forma não deve ser uma peça muito cara. Vou andar atento amanhã e se persistir mando trocar o sensor

Eu tive um problema similar mas na ficha/contacto eléctrico entre a bóia no depósito de combutível e o ponteiro. Basicamente não fazia contacto e o ponteiro de combustível caía, voltando ao lugar em seguida

Na altura eu próprio reparei o problema

Neste caso poderá ser algo tão simples quanto um contacto eléctrico. Mas existe o sensor de temperatura e o termostato, sendo que o sensor é eléctrico e está ligado à centralina para a informar dos valores e acertar a mistura enquanto que o termostato/válvula é algo totalmente mecânico e barato, mas que não causaria estas oscilações tão grandes no ponteiro

termostato0tb.jpg

Um mau contacto do sensor também faz sentido já que o ponteiro nunca sobe acima do normal, apenas cai e volta ao lugar de forma muito rápida.

Já agora alguem me sabe dizer onde fica este sensor num clio 1.4 16v

Existe mesmo spray de contactos, embora wd40 seja um spary multiusos que serve para caso tudo

Só por curiosidade, experimenta desligar a ficha e testar se o ponteiro cai e voltar a ligar e verificar se voltou ao meio. Assim tens logo a noção se é essa ficha e se um mau contacto pode causar essa oscilação

Existe mesmo spray de contactos, embora wd40 seja um spary multiusos que serve para caso tudo

Só por curiosidade, experimenta desligar a ficha e testar se o ponteiro cai e voltar a ligar e verificar se voltou ao meio. Assim tens logo a noção se é essa ficha e se um mau contacto pode causar essa oscilação

Foi exactamente o que fiz. Desliguei uma ficha que está no bloco e o ponteiro caiu, voltei a ligar e a temperatura subiu. ainda é cedo para saber se resultou mas depois de ter posto o spray o ponteiro tem subido de forma normal

Voltar
Superior