Os valores humanos...

nunomplopes

New member
Argumentamos comumentemente que que vivemos num mundo destituido de valores, sejam humanos, morais ou sociais.

A questão aqui centra-se nestes mesmos valores.

Existirá mesmo essa perda?

Que valores prezam numa pessoa?

E o que nos regem?

Qual será o problema? Educação, sensibilização cívica?

Valores

Última edição:
Perda? Eu acho que nunca houve tanto respeito pelos direitos humanos como agora, apesar de tudo... agora se estiveres a falar da vida social do dia a dia... aí sim nota-se que o respeito diminuiu, mas é a consequência da maior liberdade... alguns abusam dela

Mais um «Tema da Madrugada», para pôr a malta a pensar...
...e logo hoje que está tanto calooooor.[:D]

Grande abraço, Nuno, e vê lá se te deitas e levantes a ...«horas decentes»...[:D]

Grande abraço, Nuno, e vê lá se te deitas e levantes a ...«horas decentes»...[:D]

Tiraste-me as letras do teclado Sansoni [:D]

Tens razão Nuno...... não há respeito um gaijo vai com a bifa e não se conteém os piropos[8b] [:)][:)]

Se o patrão deixa-se...:)

Ora o pessoal acabado de acordar dá de caras com este tópico logo de manhã até perde o raciocinio...[:D]

(Para a semana estou de férias vou só queimar neurónios[:D])
Tiraste-me as letras do teclado Sansoni [:D]

Tens razão Nuno...... não há respeito um gaijo vai com a bifa e não se conteém os piropos[8b] [:)]

Para mim o maior valor e a base de tudo, o respeito.
Impôe-te homem![:p][:D]

Perda? Eu acho que nunca houve tanto respeito pelos direitos humanos como agora, apesar de tudo... agora se estiveres a falar da vida social do dia a dia... aí sim nota-se que o respeito diminuiu, mas é a consequência da maior liberdade... alguns abusam dela
Concordo, e que é verdade que os Direitos Humanos nos obrigou a isso, mas ainda existe quem se faça imcumprir por eles e rejeitando esses mesmos valores a que deveriamos estar em concordância, praticá-los, fazê-los exigir e dignificar o valor humano e como assim a estes mesmos associados.[;)]

Eu vejo é cada vez mais um egoísmo e indiferença que até mete nojo.

Tantas pessoas que só procuram a sua satisfação pessoal a todo custo, mesmo que tenham de pisar alguém.

Depois de putos de 16 anos atirar sacos plástico à cara, e chegam ao emprego e já pensam que mandam, só dá vontade de quê?

Tenho 25 anos e tenho que tolerar isto?

Última edição:
Claro que a noção de valores é muito variável, e quase se pode dizer que cada um tem os seus, mas globalmente parece-me que estamos cada vez pior.

Mas muito !!!!

O que é um valor?
Um valor para mim é o pilar aonde assenta a minha personalidade, e aonde de acordo com as minha vivências vou criando e construindo os valores que me rejem.

De acordo que os valores variam de pessoa para pessoa, mas, como certo são-nos defenidos á partida, como o respeito, a bondade, o altruismo, ética, etc...

Um valor para mim é o pilar aonde assenta a minha personalidade, e aonde de acordo com as minha vivências vou criando e construindo os valores que me rejem.

De acordo que os valores variam de pessoa para pessoa, mas, como certo são-nos defenidos á partida, como o respeito, a bondade, o altruismo, ética, etc...

Estamos em sintonia então. Agora diz-me, assim sendo (e volto a dizer que concordo com o que disseste) concordas que um valor é algo subjectivo, até para a própria pessoa?

Estamos em sintonia então. Agora diz-me, assim sendo (e volto a dizer que concordo com o que disseste) concordas que um valor é algo subjectivo, até para a própria pessoa?
Sim, concordo-o que o é.

Mas temos de ter sempre algo para tentar definir o que é um valor, para podermos ter essas bases que nos marcam. No meu entender.[;)]

Sim, concordo-o que o é.

Mas temos de ter sempre algo para tentar definir o que é um valor, para podermos ter essas bases que nos marcam. No meu entender.[;)]
Então tens a resposta à tua pergunta. Eles não se perdem, eles modificam-se. O que te leva a definir um valor é algo composto maioritariamente por três partes: A sociedade onde te inseres, ou meio envolvente, a educação que te é dada e o teu percurso único e singular como individuo.
Haverá sempre valores e muitíssimo diferenciados, e eles apenas são certos ou errados com base nos próprios valores de quem os analisa. Assim sendo é completamente impossível ser imparcial.
Por exemplo, a liberdade individual é um valor básico para nós. Penso que todos concordamos que a escravatura é errado. Então neste caso quando o valor anterior se modificou, o valor perdeu-se ou ganhou-se? Nós diremos que se ganhou, para nós o que é válido é que as pessoas devem ser livres. Para quem defendesse a escravatura, o valor perdeu-se. Deixou-se de saber o lugar de cada um, a superioridade de um face ao outro deixou de ser reconhecida, o "sempre foi assim" deixou de o ser, etc, etc...
O valor da família, outro exemplo, é diferente da Europa para a América, para a Ásia, para a África, e mesmo em cada um deles diferente dos seus próprios ao longo do tempo.
Para terminar, lembro-me de ouvir a minha mãe exclamar muitas vezes que isto cada vez é pior, porque hoje mata-se outra pessoa com muita facilidade, por motivos fúteis e sem qualquer remorso ou hesitação. Ou seja, perdeu-se o valor da vida humana, certo? Errado! Então e ao longo da história?

Bem isto já vai longo. O que quero dizer é que apesar de apreciar bastante a reflexão sobre este tipo de assuntos não existem conclusões possíveis a que se possam chegar porque a nossa perspectiva nunca é imparcial, não pode ser e era estúpido se fosse. :)

Última edição:
Penso que o valor é ditado pelo meio envolvente. Vejam o caso dos chineses, que não consideram copiar como algo condenável.
E se quisermos ver bem, não é. Pode ser visto como um elogio. Se copias algo é porque gostaste, achaste bom, agradável, interessante, etc, certo?

É errado quando retiras o crédito a quem o fez primeiro ou apresentas a "coisa" como sendo tua, mas o copiar por copiar não é algo de mau.

;)

Então tens a resposta à tua pergunta. Eles não se perdem, eles modificam-se. O que te leva a definir um valor é algo composto maioritariamente por três partes: A sociedade onde te inseres, ou meio envolvente, a educação que te é dada e o teu percurso único e singular como individuo.
Haverá sempre valores e muitíssimo diferenciados, e eles apenas são certos ou errados com base nos próprios valores de quem os analisa. Assim sendo é completamente impossível ser imparcial.
Por exemplo, a liberdade individual é um valor básico para nós. Penso que todos concordamos que a escravatura é errado. Então neste caso quando o valor anterior se modificou, o valor perdeu-se ou ganhou-se? Nós diremos que se ganhou, para nós o que é válido é que as pessoas devem ser livres. Para quem defendesse a escravatura, o valor perdeu-se. Deixou-se de saber o lugar de cada um, a superioridade de um face ao outro deixou de ser reconhecida, o "sempre foi assim" deixou de o ser, etc, etc...
O valor da família, outro exemplo, é diferente da Europa para a América, para a Ásia, para a África, e mesmo em cada um deles diferente dos seus próprios ao longo do tempo.
Para terminar, lembro-me de ouvir a minha mãe exclamar muitas vezes que isto cada vez é pior, porque hoje mata-se outra pessoa com muita facilidade, por motivos fúteis e sem qualquer remorso ou hesitação. Ou seja, perdeu-se o valor da vida humana, certo? Errado! Então e ao longo da história?

Bem isto já vai longo. O que quero dizer é que apesar de apreciar bastante a reflexão sobre este tipo de assuntos não existem conclusões possíveis a que se possam chegar porque a nossa perspectiva nunca é imparcial, não pode ser e era estúpido se fosse. :)
Concordo com que dizes e á alinhavado pela minha opinião.
Os valores podem variar de pessoa para pessoa e dentro disso pode ter uma imensidão de expressões que queremos confinar a uma só palavra.
Digo-te que podemos não tirar conclusões claras sobre aquilo que estamos a debater, mas na minha opinião pessoal consigo-o retirar e tentar valorizar aquilo que possui-o, e, o que me levou á abertura disto, meditarmos e confrontarmo-nos com os nossos próprios valores, e porque não questioná-los?
Acho que é sempre bom questionarmos a nós próprios, e debater isto fará em certa parte isso. :)
[;)]

O maior problema dos valores não passa por um indivíduo não os ter, mas sim por tê-los e não agir consoante esses mesmos valores. :sh)

Aí existe uma culpa directa da nossa própria sociedade que deixou de transmitir ideologias que dignificam o indivíduo para passar a dizer-lhe Benvindo à selva!Aqui vale tudo!:(

Voltar
Superior