Os pobres do meu bairro

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Y
  • Data de início Data de início

Y

Banido
Os pobres do meu bairro não são os que vivem nos muitos prédios de realojamento e que vivem do rendimento mínimo, os pobres do meu bairro é gente que toda a vida trabalhou, que cumpriram com todas as suas obrigações, que descontaram para a segurança social e pagaram os seus impostos, e que hoje esperam ansiosamente o dia do mês em que recebem uma pensão miserável e vivem em casas degradadas onde pagam rendas.

Os pobres do meu bairro são os que se levantam cedo para ir trabalhar, levam os filhos à escola a tempo de entrarem nas aulas, que vão ao mercado em busca de produtos mais em conta. Os pobres do meu bairro não são os realojados que bebem minis e whisky durante uma tarde toda, que não se preocupam se os seus filhos têm 10 anos e ainda anda no primeiro ano de escolaridade, que mesmo quando trabalham o fazem à margem da lei e não pagam qualquer imposto ou contribuição para a Segurança Social.

Sou defensor do rendimento mínimo ou como lhe quiserem chamar, mas seria cego se não percebesse as injustiças que gera e a sua ineficácia se a medida se limitar a mandar um envelope com dinheiro.

Em Portugal há muitos pobres que se esforça por superar a sua pobreza, que trabalham pagando todos os seus impostos, que alugam ou tentam comprar uma casa, que tentam educar os seus filhos de forma a superar o círculo vicioso da pobreza. A estes o Estado português nunca deu nada e se fizermos bem as contas ganham menos do que os pobres que o Estado está a institucionalizar, ganham muito menos que o somatório do custa da habitação oferecida pelo Estado, dos subsídios e dos custos resultantes da burocracia exigida pela sua institucionalização.

O rendimento mínimo poderia ser uma excelente medida para combater a pobreza se os políticos percebessem que pobreza não é apenas falta de dinheiro, em muitos caso também é não querer deixar de ser pobre, a pobreza também é cultural, é não ter ambições, é não valorizar a formação, é não ter conceitos de cidadania, é não fazer nada para deixar de se ser pobre. E se o rendimento mínimo for concedido sem exigir nada da parte de quem o recebe, não é outra coisa senão uma forma muito cara e injusta de eternizar a pobreza.

http://jumento.blogdrive.com/

NOTA: o texto não é meu, está no site acima indicado.

O Y pôs (e muito bem) o dedo na ferida!

Impressionante como este tópico demorou mais de meia hora a ter uma resposta. Se fosse a falar das aventuras sexuais de uma p*téfia dos bairros degradados de Chelas, já ia em 500 respostas [8)][8)][8)]

Não sei porquê mas acho que o rendimento minimo é daquelas coisas mais injustas que hexiste.

Na minha terra as pessoas que teem isso são/eram toxicos.

Quem realmente precisa...

Infelizmente, o retrato real do meu bairro...

Saio de casa e muita escumalha já está a beber cerveja.
Chego a casa e ainda lá estão a beber cerveja...[xx(]

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

No meu bairro há é mais pobres de espírito...

Mas um dia apanhei o carteiro da minha zona a mamar uns finos às 10 da matina, num café lá da zona.

Como eu e ele andávamos atravessados (não entregou uma carta registada, dizendo que não estava lá gente, quando em minha casa há sempre gente, 24h por dia.), o gajo olhou para mim como se tivesse visto um fantasma.

Eu tinha-o ameaçado de apresentar queixa se a cena dos registos se repetisse (além do desaparecimento de algumas revistas...)

O rendimento minimo, subsidio de inserção social ou o nome que lhe derem, do ponto de vista economico e social é algo que faz todo o sentido, o Estado tem o o dever de garantir um minimo de dignidade aqueles que mais necessitam nos momentos de aflição, e acho que ninguém discorda muito disto..

Só que isto é como tudo, uma má implementação pratica pode arruinar a melhor das ideias..

E o Rendimento minimo foi pessimamente implementado.. O que se ve na pratica é uma vergonha. É desde imigrantes que estão a ganhar 2500 euros na Suiça e têm rendimento minimo, é o pessoal dos bairros que porta sim, porta não, vivem do rendimento minimo, etc.. etc.. etc...

Sim, identifico-me com os "pobres" que pagam impostos para os pobres não trabalharem

Normalmente quando passo por bairros camararios, o normal é ver sempre 1 ou 2 carros á porta, se calhar andam sempre nos cafes na boa vida e ao domingo lá vao ver o futebol...e depois sao pobres e querem melhores condições...é a ideia que eu tenho.

;)

Viva... tb sou dos "pobres" que pagam uma data de impostos, onde vivo nao existe pessoas a receber o rendimento minimo, mas concordo com o que o Y disse...mas ainda que esse subsidio va ajudar uma so criança... ja é bom. Claro que esse subsidios so podem funcionar se houver control nas atribuiçoes do mesmo... mas isso nunca vai haver, é mais importante formar mais "militares" para poderem passar mais multas...á e nao podemos esquecer os assistentes sociais que tambem sao acusados de muita falta de profissionalismo, quando nao têm dinheiro se quer para ir ao "terreno" ver para onde vao esses subsidios... enfim.[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

O Y pôs (e muito bem) o dedo na ferida!

Impressionante como este tópico demorou mais de meia hora a ter uma resposta. Se fosse a falar das aventuras sexuais de uma p*téfia dos bairros degradados de Chelas, já ia em 500 respostas [8)][8)][8)]
Penso que nao se pode levar a mal a falta de respostas... por vezes as pessoas estao tao cheias de problemas que a primeira coisa a que respondem sao as coisas que mais as divertem... penso eu, é so a minha opiniao.

Nem sei o q responder na poll, pq há uns anos tive conhecimento de um sr. q tem uma bela vivenda, dois belos carros, rendimentos superiores a mil contos/mês e recebia o rendimento minimo garantido.

Mas reconheço q há mta gente q gosta de viver na "pobreza", casa dada e depois têm um bom carrinho na rua. Enqto há outros q se esfolam pra ter uma casa, têm um carrito suficiente, paga impostos, etc. E então se tivermos a falar de pessoas q vivem em casas com rendas antigas....

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Queres disser é quase o retrato nacional näo é sò do teu bairro infelismente, mas eu tenho uma teoria que é: hà sempre alguem em peor situaçäo que nòs ou seja penso possitivo, porque jà passei tanta coisa pela vida que os obstàculos que a vida me oferece hoje em dia é bricadeira para mim[|)]

citação:Originalmente colocada por mundano

O rendimento minimo, subsidio de inserção social ou o nome que lhe derem, do ponto de vista economico e social é algo que faz todo o sentido, o Estado tem o o dever de garantir um minimo de dignidade aqueles que mais necessitam nos momentos de aflição, e acho que ninguém discorda muito disto..

Só que isto é como tudo, uma má implementação pratica pode arruinar a melhor das ideias..

E o Rendimento minimo foi pessimamente implementado.. O que se ve na pratica é uma vergonha. É desde imigrantes que estão a ganhar 2500 euros na Suiça e têm rendimento minimo, é o pessoal dos bairros que porta sim, porta não, vivem do rendimento minimo, etc.. etc.. etc...
[^].
Fui contra a medida.
Foi voluntarista e despesista.
Fui a favor de acabar para jovens menores de 25 (acho) mas era Inconstitucional....
E lá continua.
Qt ao resto... concordo.

E hoje em dia a situação já está bastante mais controlada...

Não imaginam a quantidade de pessoas eu eu soube que trabalhavam, ganhavam relativamente bem e tinham rendimento minimo, ou emigrantes com rendimento minimo.. Sei disto porque o meu pai faz parte de uma junta de freguesia e eles quando precisavam de mão de obra pediam uma relação dos beneficiarios, porque eles são obrigados a aceitar estes trabalhos.

E muitos deles era ve-los a desistir do rendimento minimo mal eram chamados para limpar valetas..

Eu pessoalmente acho que quem recebe um subsidio desses é porque está numa situação de desespero e por isso mesmo não pode ser esquesito.

Eu sou 100% a favor do rendimento minimo, MAS desde que seja bem plementado e MUITO bem fiscalizado!

E sim,hipocrisias e paternalismos á parte, detesto parasitas da sociedade!

Eu acho inadmissivel,que em portugal tanta gente depende de subsidios para viver,quando existem ainda(poucas)mas algumas fabricas a pedir colaboração,e a resposta tipica do português é"para ir ganhar o ordenado minimo fico em casa,porque tenho o rendimento e ao menos não me chateio".
O que mais me deixa triste neste nosso portugal é que só quem faz m*rda e está a margem da lei,tem apoios do governo,quando quem lèva este pais para frente somos nós pessoas de bem que diariamente temos que lutar contra a maré que se instalou neste pais que é viver com as ajudas do governo,qualquer coisa netse pais tem que ter ajuda do governo,o mal disto é que as pessoas em portugal estão pouco habituadas a trabalhar e e quando chega a altura de vergar a mola não conseguem,porque não tem força de vontade e porque sabem que se não o fizerem,basta ir á segurança social e preencher um papel e tem o rendimento minimo.

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

"para ir ganhar o ordenado minimo fico em casa,porque tenho o rendimento e ao menos não me chateio".

Actualmente só fazem isso se as assistentes socias pactuarem com as situações...

Tal como já disse em cima, por exemplo onde eu vivo, a Junta de Freguesia como não tem orçamento para contratar pessoal, usa pessoas que estão a receber o rendimento minimo ou subsidios de desemprego.

E não podem recusar.

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

"para ir ganhar o ordenado minimo fico em casa,porque tenho o rendimento e ao menos não me chateio".

Actualmente só fazem isso se as assistentes socias pactuarem com as situações...

Tal como já disse em cima, por exemplo onde eu vivo, a Junta de Freguesia como não tem orçamento para contratar pessoal, usa pessoas que estão a receber o rendimento minimo ou subsidios de desemprego.

E não podem recusar.
mas infelizmente é o que se passa!:(

Pois é... Mas o problema em Portugal as vezes mais do que as leis ou os regulamentos é a propria mentalidade do povo.

Ainda há dias a senhora que faz a limpeza e passa a ferro na casa da minha tia, estava a contar que a assistente social lhe ligou a mudar a data de uma audição qualquer de 2ª para 3ª feira.. E ela respondeu à assistente social que ainda bem, assim escusava de perder o dia de trabalho, porque há 2ª estava sempre mais ocupada..

E segundo me contou a minha tia, ela recebe o rendimento minimo como desempregada sem quaisqueres rendimentos...

A assistente social ouviu isto e acham que fez alguma coisa?

Voltar
Superior