Os deficientes e o emprego.

TubularBells

New member
Bons dias,

Foi com agrado que observei ontem uma notícia na TV acerca do emprego/trabalho com deficientes.

Aqui bem perto, em Ovar (Maceda), há uma empresa muito especial, cujos empregados são maioritariamente pessoas com algum tipo de deficiência.
O seu fundador (Aristides Santos) sendo deficiente, tinha o sonho de criar uma empresa onde os protagonistas fossem pessoas com deficiências.

aristides.jpg

O sonho começou a ganhar forma em Agosto de 1995, numa fábrica de uma pessoa amiga, com uma equipa de três deficientes motores, com um martelo, uma lata de cola, uma mesa e retalhos de pele.

1.jpg

Dessa forma, nasceu o primeiro porta-chaves em pele que representava um deficiente numa cadeira de rodas, símbolo que se tornou mais tarde o logótipo da empresa.

portachaves.jpg

Entretanto outras pessoas/deficientes foram-se juntando ao projecto. Hoje são uma equipa de 35 trabalhadores (deficientes auditivos, visuais, motores e mentais) e estão numas instalações adaptadas às necessidades de trabalho e de lazer dos funcionários.

empregados.jpg

Um dos Objectivos desta empresa é a abertura à comunidade. Assim, abrem-se as portas às Instituições e dão-se oportunidades às crianças de, ao visitarem as instalações experimentarem parte do processo produtivo que os profissionais deficientes executam.

Estabelecem também protocolos com escolas, implementando estágios sócio-profissionais, tendo em vista a integração de jovens que, de outra forma, não teriam acesso ao mercado de trabalho.

invisual.jpg

empre.jpg

Esta exemplar, e louvável empresa, chama-se DEFICIPRODUT

logo.jpg

Com isto, prova-se que as pessoas portadoras de deficiência, não são fardos da sociedade, não são coitadinhos, são pessoas capazes, e por vezes até mais competentes que muitos "perfeitos".

Ontem, quando falavam no noticiário, desta empresa, vi entrevistarem um trabalhador, que antes de ir para ali, tentou obter trabalho numa outra empresa, mas só lhe pagariam metade do salário, por apenas ter uma mão! [:O]. Eu acho isto, no mínimo, escandaloso!

A verdade, é que, na minha opinião, uma empresa destas, pode ser bem mais produtiva que uma empresa com pessoas ditas normais, acredito que o ambiente de trabalho seja bem superior. Não os estou a ver a fazer greve, de mal com o patrão, sempre a reclamar de tudo e todos, e sempre mal com o que os rodeia.

São pessoas com dificuldades, que sabem dar valor à vida, e ao que os rodeia. Com certeza não andam com intrigas, e não têm a mentalidade do "trabalhar pouco e ganhar muito". São pessoas que se esforçam, para dar o máximo de produtividade, pois para elas isso é o mais gratificante, fazer, ser capaz, ser útil.

Abro este tópico para pensarmos nisto, e para mudar-mos a nossa postura perante o trabalho, o emprego, pois pelo que vejo, muitos de nós estamos completamente errados. Coloquemos os olhos nestas pessoas, e observem, e dêem mais valor às pessoas portadoras de deficiências.

É triste um deficiente ser olhado de lado, e ter dificuldades em arranjar emprego por… ser deficiente. Mas deficiências encontro eu nas mentalidades de muitos trabalhadores, teoricamente perfeitos.

Pensem nisto!

Eu também vi e fiquei bastante sensibilizado...

É de louvar, apoiar e incentivar estas empresas...

[^]

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells
....
Ontem, quando falavam no noticiário, desta empresa, vi entrevistarem um trabalhador, que antes de ir para ali, tentou obter trabalho numa outra empresa, mas só lhe pagariam metade do salário, por apenas ter uma mão! [:O]. Eu acho isto, no mínimo, escandaloso!

A empresa em causa devia ser denunciada...[xx(]

A verdade, é que, na minha opinião, uma empresa destas, pode ser bem mais produtiva que uma empresa com pessoas ditas normais, acredito que o ambiente de trabalho seja bem superior. Não os estou a ver a fazer greve, de mal com o patrão, sempre a reclamar de tudo e todos, e sempre mal com o que os rodeia.

São pessoas com dificuldades, que sabem dar valor à vida, e ao que os rodeia. Com certeza não andam com intrigas, e não têm a mentalidade do "trabalhar pouco e ganhar muito". São pessoas que se esforçam, para dar o máximo de produtividade, pois para elas isso é o mais gratificante, fazer, ser capaz, ser útil.

Só o facto de se sentirem úteis... de fazerem parte de um mundo que lhes estava vedado... é uma grande motivação...

Felicidades para o projecto e outros semelhantes...

Este é que é o verdadeiro serviço público. Penso que era fundamental o estado incentivar e apoiar estas iniciativas, um bom investimento para todos nós, a curto e médio prazo.

Sim, deviam as empresas seguir estes exemplos, mas ainda se vê por aí muita descriminação, e pouca vontade de mexer o rabinho para resolver estas situações e ajudar os outros.

pois,é como eu que trabalho numa grande empresa e as grandes empresas para os novos que entram ...quer almocem lá quer não almocem lá....ficam privados do subsidio de almoço.

Pois, não tenho duvidas, mas infelizmente no nosso pais, a lei só funciona para alguns :([8]

Não é para alguns, têm sempre prioridade na função publica, mas se não conseguem desempenhar as tarefas não são colocados (tal como uma pessoa normal), verdade seja dita que não há um esforço em tentar adaptar os trabalhos aos deficientes, nem tal muitas vezes é possível ou "fazível" devido ás características dos trabalhos ... penso que a solução do problema está na criação de trabalhos próprios criados de raiz com vista a deficientes e não meias adaptações ou simplesmente o método "és deficiente desenrasca-te" ...

Agora vou fazer de advogado do diabo...

E se um deficiente "tirar" o lugar a um jovem que tinha mais capacidades para aquele cargo?

Claro que se tem de investir em iniciativas destas. Mas não podemos cair no erro do exagero.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

E se um deficiente "tirar" o lugar a um jovem que tinha mais capacidades para aquele cargo?

Claro que se tem de investir em iniciativas destas. Mas não podemos cair no erro do exagero.

mas nestas questões encontrares um meio termo tambem é algo que é dificil. acho que não podemos pensar que um tira lugar ao outro ou vice-versa, mas sim, que pelo menos um deles está empregado e a tomar a sua vida activa neste país. o outro tem de procurar mais um pouco

[^][^][^][^] para esse empresário!

o estado deveria ter uma acção muito mais incisiva sobre este problema. muitos destes deficientes podiam muito bem ter prioridade em concursos públicos.

ora nem mais.
isso do se meter só porque é tem deficiência é mais degradante do que não admitir...
agora criar algum tipo de trabalhos específicos teria muito mais lógica.
agora acho que tem que ser os melhores para os melhores cargos.
é lixado mas é a vida.
ld

Não se trata de "meter só porque é deficiente" trata-se antes do que está a acontecer que é "não meter por</u> ser deficiente" o que é bem diferente.

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

ora nem mais.
isso do se meter só porque é tem deficiência é mais degradante do que não admitir...
agora criar algum tipo de trabalhos específicos teria muito mais lógica.
agora acho que tem que ser os melhores para os melhores cargos.
é lixado mas é a vida.
ld

Sabes que estás a falar em mudar de certa forma toda a hierarquia de entrada para um trabalho?

É de louvar.
A minha namorada é Psicomotricista/Musicoterapeuta/Hidroterapeuta em 2 associações aqui do distrito, e realmente há muita empresa que receia empregar um deficiente por "ter menos" capacidades que as pessoas ditas "normais", mas eu digo que eles têm uma capacidade maior que todos nós. Conseguem ser mais humanos que nós os ditos "normais" poderemos algum dia vir a ser.
Sempre pensei que não me ia sentir la muito bem perto de um deficiente mais a nivel psicologico, e felizmente enganei-me, pois ja conheço muitos e por vezes são melhores companhias e conversadores que certas pessoas que eu vou conhecendo.
POr isso é sempre de louvar que uma empresa empregue deficientes, seja la qual q natureza da sua deficiencia.

Voltar
Superior