Ordem Engenheiros VS ANET

NMiguel

New member
Boas!

Antes de mais, e apos ler alguns topicos relacionados, nao fiquei esclarecido, e decidi abrir este topico, para tirar algumas duvidas, agradecia que me ajudassem. [;)]

Entao e assim, qual a diferença entre pertencer a OE ou a ANET?qual a diferença entre as duas...

Que tipo de projectos posso assinar se pertencer a ANET?
Que tipo de projectos posso assinar se pertencer a OE?

Se pertencer a ANET, posso exercer a profissao de Engenheiro Civil?
Se nao pertencer a qualquer ordem posso exercer a profissao de engenheiro civil?

Cumprimentos.

Última edição:
Boas!

Antes de mais, e apos ler alguns topicos relacionados, nao fiquei esclarecido, e decidi abrir este topico, para tirar algumas duvidas, agradecia que me ajudassem. [;)]

Entao e assim, qual a diferença entre pertencer a OE ou a ANET?qual a diferença entre as duas...

Que tipo de projectos posso assinar se pertencer a ANET?
Que tipo de projectos posso assinar se pertencer a OE?

Se pertencer a ANET, posso exercer a profissao de Engenheiro Civil?
Se nao pertencer a qualquer ordem posso exercer a profissao de engenheiro civil?

Cumprimentos.

Se pertenceres à ANET, podes assinar alvarás, o termo correcto é Engenheiro Técnico, na Ordem já podes assinar o nome com Eng. antes, ou seja o termo passa a ser Engenheiro mesmo, quanto às vantagens não sei bem.

Nunca me preocupei muito com isso. Mas penso que sem estares inscrito na Ordem não poderás exercer a tua própria responsabilidade sobre o que assinas...certo?Não sei...

Eu nunca me preocupei muito porque o meu curso está acreditado na Ordem desde há muito tempo, mas ouvi dizer que agora com Bolonha terão que ser feitos exames, alguém confirma este boato?

A Anet representa os Engºs tecnicos, q mais n é q os q "apenas" tiraram o bacharelato em Engenharia numa das variantes.
A Ordem trata dos q tiraram a licenciatura.

Existe uma diferença entre os projectos q cada um pode assinar, mas n estou por dentro dos pormenores.

Ninguem fica automaticamente inscrito na Ordem por tirar o curso. Se tiraste um curso acreditado pela ordem, e decidires q queres ter número de ordem, "apenas" tens q fazer um curso de Ética e deontologia, e apresentares o relatorio de um estagio de 6 meses se tiveres um patrono, ou de dois anos se não tiveres. Se n for acreditado tens q fazer mais um exame.
Em termos formais de designação, se quisessemos manter os protocolos da Ordem era assim, e é assim q eles tratam as pessoas:
- Inscrito na Ordem, Sr. Eng.º
- N inscrito, Ex.mo Sr. Licenciado em Engenharia.

Para quem n faz trabalho de projecto, a inscrição na ordem é de pouca utilidade.
O facto de ser politecnico ou universidade n é relevante, mas sim se é bacharelato ou licenciatura.

Este tópico já por cá andou.

Alguém falou ai que as condições de acesso são bacharelato para a ANET e licenciatura pra a a Ordem. Isso era antigamente!

Com bolonha são licenciatura para a ANET e Mestrado para a Ordem.[;)]

Nunca me preocupei muito com isso. Mas penso que sem estares inscrito na Ordem não poderás exercer a tua própria responsabilidade sobre o que assinas...certo?Não sei...

Eu nunca me preocupei muito porque o meu curso está acreditado na Ordem desde há muito tempo, mas ouvi dizer que agora com Bolonha terão que ser feitos exames, alguém confirma este boato?

Um curso é acreditado pela ordem de acordo com o seu plano curricular. Com Bolonha o plano curricular com certeza mudou, por isso é necessário fazer uma nova avaliação do curso. E um avaliação normalmente dura para 3 anos (ou 6 em raros casos), ou seja, não é por ser hoje acreditado que amanhã o será senão as universidades metiam-se à sombra da bananeira. É preciso uma melhoria constante no tempo, manter não chega!

Voltar
Superior