Opticas queimadas do sol, solução?

Solução ópticas

Solução ópticas

Caros amigos, gostava de saber qual a vossa opinião acerca do facto de as opticas de "plástico" ficarem baças e amareladas e se têm alguma solução para isto.
Parece-me um problema mais ou menos transversal a todas as marcas, dei-me ao trabalho de apontar alguns modelos onde já verifiquei esse problema:

Toyota Yaris (este abusa)
Ford Focus
Renault Clio II
Mitsubishi Carisma
Opel Corsa C
Daewoo Matiz
Toyota Corolla
Nissan Primera P12
Peugeot 206
Nissan Micra
Mercedes Classe A
Honda Civic
Opel Astra
Honda HRV
Audi A6
Jeep Grand Cherokee
Fiat Dobló
Citroën Xsara

...e mais alguns que não apontei.

Comentários, razões para este facto e soluções são bem vindos.[;)]

http://www.detalhe.net/forum/pequen...7511-recuperacao-das-opticas-de-um-ibiza.html

Ainda bem que pedi fotos!

Bom trabalho.

Ai que saudades dos faróis normais de antigamente, iluminavam q.b. (uns melhores que outros), não eram de plástico, eram super-baratos de se substituírem... enfim.

Ainda bem que as marcas acabaram com isso. Ainda bem... para elas, pois passaram a lucrar muito mais com o preço das peças.

Já repararam que há carros como o Corsa, 207, 307 e Clio com faróis tão esguios e compridos que vão dar quase aos pneus? Ou seja, aumenta a superfície e a probabilidade de ficarem sem ele num mínimo de toque tanto à frente como de lado... bem, para isso servem as seguradoras, o problema é quando chegamos ao carro já com tudo partido, e não há seguro que nos salve (e portanto temos que "assumir"!).

Uma pergunta á malta do Detalhe:

Um amigo meu trocou, há uns dias, as ópticas da Focus SW, que estavam completamente baças:sh) Corria o risco de nem passar na inspecção...

Ele deve ter guardado as velhas. É rentavel mandar detalhar e posteriormente vender (Ebay, Ocasião, etc), ou o trabalho de detalhe fica muito dispendioso, visto que demora muito tempo?

Obrigado

Rentável fica é não comprar novas e tratar delas em casa... mandar detalhar também não fica nada por aí além em termos de preço, excepto e necessitarem de wet-sanding, que consome bastante tempo.

Como nem todos os carros são iguais, aqui fica o meu testemunho [:D]

Também tenho um Focus. É um(a) TDdi sportvan preto de 2002.
As opticas nunca tiveram qualquer tipo de problema. Aliás, fico espantado pela magnifica transparência que ainda têm.
Ahhh, e nunca levaram qualquer tipo de tratamento. Por regra só leva umas mangueiradas de pressão d'água e/ou rolos das maq de lavar autos.

O meu é de 2003 e há muito que as opticas perderam a transparência de outros tempos. Parece que andaram vários anos a fumar tabaco [:D]
Isto sem contar com as marcas das fitas que levam nos TD :(

Ninguém disse em lado nenhum que isso acontece a todos os Focus e Yaris.

Ninguém disse em lado nenhum que isso acontece a todos os Focus e Yaris.

Exacto, por isso é que eu fiz questão em referir que os carros não são todos iguais e iria passar a dar o meu relato [;)]

Por coincidencia, com as minhas viaturas passou-se o contrário das situações anteriormente aqui descritas.
Pessoalmente até preferia que fosse ao contrário. O Focus que ficasse "ofuscado" e nunca o Yaris [:D] .
A "Transit" é para levar porrada e não andar bonitinha "pra vida" [:)]

Exacto, por isso é que eu fiz questão em referir que os carros não são todos iguais e iria passar a dar o meu relato [;)]

Por coincidencia, com as minhas viaturas passou-se o contrário das situações anteriormente aqui descritas.
Pessoalmente até preferia que fosse ao contrário. O Focus que ficasse "ofuscado" e nunca o Yaris [:D] .
A "Transit" é para levar porrada e não andar bonitinha "pra vida" [:)]

Mas para aguentar melhor a porrada podes meter umas tiras de vinyl em locais estratégicos, como, por exemplo, nas ópticas [:D]

Uma pergunta á malta do Detalhe:

Um amigo meu trocou, há uns dias, as ópticas da Focus SW, que estavam completamente baças:sh) Corria o risco de nem passar na inspecção...

Ele deve ter guardado as velhas. É rentavel mandar detalhar e posteriormente vender (Ebay, Ocasião, etc), ou o trabalho de detalhe fica muito dispendioso, visto que demora muito tempo?

Obrigado

Se eu fosse eu na situação dele gastava meia dúzia de € num polish para plásticos (sugiro o Meguiars PlastX) e além de conseguir melhorar os da frente, ainda pode atacar todos os outros acrílicos como os farois traseiros, piscas, quadrante, etc. ;)

Edit: Só agora é que percebi a tua verdadeira pergunta. Mas a resposta é a mesma. Assim deixa de ter uns farois que nada valem, para ter uns farois que ficam com alguma "cotação". :)

Por acaso no meu 307 nunca notei perda de transparência apesar de ele já ter 6 anos. A não ser que seja por pernoitar sempre em garagem.

O problema é mesmo do Sol. ;) Em contrapartida tenho um caso de um familiar, que tem igualmente um 307 em que mudaram a optica (na Peugeot) e passado um ano está uma desgraça...

Cumprimentos,

Voltar
Superior