[Acidente] Opiniao - Pequeno Toque

JCSPOWER

New member
Boas

Tive um pequeno toque hoje, daqueles que custam a acreditar ...

Entrei num lugar (a terriola é uma mini-aldeia que é considerado um lugar onde
vivem 6 ou 7 pessoas ...) perto de Loures, onde circulei numa rua estreita até perceber
que esta não tinha saida. Ao perceber isto comecei a recuar para fazer inversão de
marcha mais atrás onde havia mais espaço.
A rua tinha uma ligeira curva e gravilha no piso, e ao fazer marcha-atrás entra
um carro de frente na curva que vem embater na minha traseira. Ainda travei mas
como o carro do outro condutor escorregou na gravilha acabou por bater...
O toque foi pequeno, não causou grandes danos. Mais no outro condutor que a mim...
Era a pessoa que vivia na ultima casa da rua, que entrou ali também à confiança porque
sabe que geralmente não vêm carros dali. Era muito pouco provavel acontecer um acidente
ali, mas aconteceu ...

Preenchemos a declaração amigável, a qual vou entregar na minha seguradora, visto
ter sido a outra pessoa que me bateu por trás.

De qualquer forma fico com a duvida...

Apesar de ter sido o outro condutor a bater-me por trás, poderá ser-me atribuida
culpa por estar a recuar numa estrada onde só cabe um carro mas que faz ligeira curva
com pouca visibilidade ?
A marcha-atrás não deixa de ser uma manobra perigosa...

Qual é a vossa opinião ?

A rua não tem saida, é estreita (só cabe um carro de cada vez), não tem marcações
nem sinalização, mas aparentemente podem circular ali carros em ambos os sentidos
(não ha nada que contrarie isso tb) e termina em beco cerca de 20m a frente do local
do toque.

Obrigado.

Com DAAA, estando tu a fazer marcha-atrás, eu diria que a probabilidade de ser atribuída a ti a responsabilidade é elevada [;)]

Só te "safas" se inventares que estavas parado!

A situação é esquisita, pois como o espaço era tão curto, assim que vejo o carro e
ouço resvalar na gravilha paro imediatamente, mas como o carro do outro resvalou
bateu no segundo seguinte ...

O que é certo é que parece-me que se estivesse parado ali ele batia na mesma ...

A minha dúvida é se devemos participar isto ao seguro ou não ...
Por mim o estrago é desprezivel, se puder facilitar a vida ao outro não me importo.

Mas se o outro for dado como culpado ou mesmo os 50/50, fica sempre a perder.
Só ganha se me atribuirem a culpa a 100% a mim ...

Se estavas a andar para trás, acho que tens 100% de culpa.
E como disse atrás, só se disseres que estavas parado, é que a culpa passa toda para o outro lado. Como isso é dificil de provar...
Ainda assim, podes sempre entregar a PA na tua companhia e dizeres que não tens culpa. Eles logo se entendem com a do outro condutor, se os danos no teu carro foram mínimos e apenas queres accionar o seguro contra terceiros, não tens nada a perder!

Se estavas a fazer marcha-atrás a culpa é sempre tua.

Já agora, se a rua não tem saída, querias que tivesse só um sentido?

Já me aconteceu uma situação igualzinha à tua e a seguradora atribuiu todas as culpas a mim, que estava a fazer marcha-atrás. :sh) EDIT: o pior foi que o carro do outro não sofreu um arranhão e o meu é que ficou com o estrago todo.

Se estavas a fazer marcha-atrás a culpa é sempre tua.

Já agora, se a rua não tem saída, querias que tivesse só um sentido?

A resposta é obvia ... :-|

A questão é mais como sair de uma rua sem saida cuja
largura só permite caber um carro ?

Só estou a ver a marcha-atrás ... Não tinha outra forma de sair...

Mas sim, posso admitir culpa por estar a fazer marcha-atrás, mesmo
não tendo outra alternativa ...

Tive azar, vinha lá outro condutor que não me viu, não travou a tempo e bateu ...

Última edição:
A resposta é obvia ... :-|

A questão é mais como sair de uma rua sem saida cuja
largura só permite caber um carro ?

Só estou a ver a marcha-atrás ... Não tinha outra forma de sair...

Mas sim, posso admitir culpa por estar a fazer marcha-atrás, mesmo
não tendo outra alternativa ...

Tive azar, vinha lá outro condutor que não me viu, não travou a tempo e bateu ...
Topico desnecessario: a culpa é sempre tua pq vinhas a fazer manobra considerada perigosa[:blush:]

Aqui o problema prende-se num pormenor (quanto a mim):

Se quando o sujeito te bateu, já te encontravas imobilizado?

é que mesmo que tenhas as luzes de marcha-atrás acesas se tiveres parado (ajuda ter o pé no travão para ter as luzes de travão acesas...) a culpa nunca pode ser tua.

é que mesmo que tenhas as luzes de marcha-atrás acesas se tiveres parado (ajuda ter o pé no travão para ter as luzes de travão acesas...) a culpa nunca pode ser tua.
Errado!!! Aconteceu-me o msm a mim, bati num gajo q estava parado e com as luzes marcha-atrás ligadas a sair dum estacionamento, e ele foi considerado culpado pq é sempre considerada manobra perigosa.

O problema é provar isso.
Ou o outro admite que bateu num carro parado ou terá que haver testemunhas que atestem isso (Credíveis e isentas).

Voltar
Superior