Opinião Pagamento

Isso do que as pessoas ganham ou nao e relativo, uns ganham 600, outros 1000, outros (poucos) 2500 e ainda outros (menos que poucos ganham) + de 2500.
Mas cada um faz como seu dinheiro o que quer.
Agora obvimente que e sempre melhor comprar um carro a pronto. Quando nao e possivel, pelo menos tentar no minimo de tempo possivel. Na minha opiniao ate um maximo de 24/36 meses. Se numa simulacao a 36 meses a prestacao ainda e muito alta para as possibilidades da pessoa, entao esta deve procurar um carro mais barato.

Em termos téoricos, é mais vantajoso pagar um bem a pronto (seja um carro, uma casa, etc) se com esse capital não conseguir gerar um retorno maior do que o empréstimo que teria que contrair para financiar a compra. Um exemplo muito simplificado, caso tenha 10.000€ para comprar um carro, se comprar a pronto não gasto nos juros do carro mas também não ganho nos juros que os 10.000€ poderiam render. Se optar pelo empréstimo e pagar 10%, fico com os 10.000€ no bolso, mas todos os anos pago os juros do empréstimo. Só compensa o empréstimo se estimar ganhar mais de 10% com os 10.000€ que tinha poupado o que, hoje em dia, é complicado sem riscos envolvidos.

No entanto, está a levar-se a teoria demasiado a sério na questão do crédito automóvel.

Isto porque há outros factores a ter em conta, nomeadamente a questão do custo de oportunidade. Se os 10.000€ representam a totalidade das poupanças de alguém, pode ser preferível ter toda ou a maior parte desse capital de parte para alguma eventualidade, e pagar uma prestação ao banco, do que ficar descalço sem os 10.000€. Adicionalmente, os rendimentos que se vão auferindo (salário, etc) vão abatendo a dívida do carro pois é uma prestação que cai todos os meses, continuando-se a ter os 10.000€ de poupança. Quem gasta os 10.000€ para pagar a pronto, necessita de ter força de vontade para poupar o dinheiro da prestação, pois não tem nenhuma obrigação de voltar a repor as poupanças que usou na compra do carro.

li alguns posts a falar dos juros... então e o que faziam no caso duma campanha a 0% de juros? ai ja faziam créditos?

Normalmente nunca são créditos a custo 0 atenção. Apenas marcas como a Mercedes o fazem, dividem em 5 ou 6 prestações sem custos para o cliente a fim de não ser uma manifestação de riqueza para as finanças. Claro que nesses casos vale a pena fazer crédito, é a velha história de o dinheiro está melhor na nossa mão do que na deles, agora fora as marcas premium embora muitas faças campanhas em que dizem 0% de juros existem sempre muitos custos que não são estão demonstrados.

Os juros em depósito a prazo (únicos garantidos) andam praticamente em 0%...

Não quer dizer que não se consigam retornos superiores a isso. Mas isso é outra discussão... Em todo o caso o princípio mantém-se. Apenas se alteram os valores consoante a expectativa de retorno.

Ver a resposta do dialmedia que diz o mesmo e com que concordo em absoluto

Normalmente nunca são créditos a custo 0 atenção. Apenas marcas como a Mercedes o fazem, dividem em 5 ou 6 prestações sem custos para o cliente a fim de não ser uma manifestação de riqueza para as finanças. Claro que nesses casos vale a pena fazer crédito, é a velha história de o dinheiro está melhor na nossa mão do que na deles, agora fora as marcas premium embora muitas faças campanhas em que dizem 0% de juros existem sempre muitos custos que não são estão demonstrados.

claro que 0% juros não é 0% custos, há sempre despesas e seguros e 50 por uma linha. apenas perguntei por li ainda uns quantos "os juros são caros", e queria chegar exactamente ao ponto que referiste: juros <> custos.

Depois ainda existem outras opções, como o leasing. Conseguindo taxas mais baixas, ha quem compre com esta modalidade, e no fim ainda paga um valor residual. Esse sim assusta, uma vez fui a um stand e numa simulação no fim dos 5 anos (e já contando com o valor residual), o valor final que eu iria pagar seria uns 30% superior ao valor do automóvel. isso sim, assusta.

Normalmente essas campanhas pedem um alto valor de entrada inicial... E depois nao tens esse dinheiro para dar de entrada, portanto isso normalmente é um chamariz.

e se tiveres? uma coisa que por acaso me faz confusão é comprar algo com 0% de entrada (ou, no maximo, o automovel velho como retoma). vejo um crédito automovel como uma maneira de não estoirar com as minhas poupanças, mesmo que gaste mais um pouco do que o valor do bem, nao como uma maneira de comprar algo que não conseguiria num futuro proximo.

Ora bem,

Na minha opinião acho que se deve conjugar as duas formas, ou seja, mais vale esticar um pouco o tempo MAS com o objetivo de amortizares tudo o mais cedo possível. Exemplo: A 4 anos ficas com uma prestação de 380€, se for a 6 ja ficas com uma prestação de 200. Adquires o credito a 6, tentando sempre guardar de parte os 180 restantes. Às tantas pagas o carro à mesma em 4 anos. Só que assim não te estás a comprometer com um valor que se acontecer algum imprevisto não o conseguirás suportar.

No entanto a realidade do povo português é esticar sempre ao máximo de anos ate um valor que com muita dificuldade consigam suportar, o que faz com que não tenham fundo de maneio para imprevistos manutenções etc.

Quem ler este topico fica mesmo com a ideia que este forum não é nacional, é que a malta daqui tem dinheiro como esterco...

A pergunta foi qual das opções é melhor... a falta de dinheiro leva a que possivelmente apenas uma das opções seja possível. não quer dizer que essa seja a melhor. :)

A pergunta foi qual das opções é melhor... a falta de dinheiro leva a que possivelmente apenas uma das opções seja possível. não quer dizer que essa seja a melhor. :)

A falta de dinheiro e os baixos salários deveria levar a que cada um comprasse carro consoante as suas capacidades financeiras atuais.....

De facto, ou o nível do fórum é muito alto ou quando as pessoas começarem a trabalhar e a ganhar dinheiro vão perceber que, provavelmente, uma família comum em Portugal é bem capaz de ter que poupar durante 12 anos para comprar um carrito basico a pronto. Podem também comprar um charuto bastante usado e andar a pagar meio crédito por ano em reparações.

Eu já comprei vários carros a crédito desde 1998 e felizmente, até hoje nunca tive problemas. Aliás, apenas nos dois primeiros carros, em 1998 e 2002, não tinha poupanças que cobriam o valor do crédito. A partir dai, quando comprei a crédito tinha sempre dinheiro disponível para pagar a pronto, nalguns casos, dois carros.

Porque comprei a crédito? Porque preciso de liquidez e sinto-me muito mais á vontade com um crédito e com dinheiro em caixa, do que sem crédito mas liso, ou quase.

Claro que tudo foi muito bem ponderado. O valor dos juros (percentual e absoluto), as despesas inerentes, a possibilidade de liquidação antecipada sem penalizações, ou com penalização baixa, etc.

O ultimo carro também foi comprado a crédito. Procurei e consegui uma TAEG de 4,9% que, nos dias que correm, me parece bastante boa. Pesados os prós e os contras, as poupanças (+- 2 X valor financiado), os rendimentos, as despesas, as perspetivas a curto prazo e a possibilidade de liquidação antecipada sem penalização relevante, avancei. O objetivo será talvez liquidar o crédito em 24/36 meses, mas até posso entender que prefiro ir mantendo a prestação (relativamente baixa) e manter as poupanças.

Cada caso é um caso e cada pessoa tem as suas necessidades e forma de lidar com as situações, pelo que acho que a resposta a este questão não é preta nem branca. Há muita zona cinzenta.

EDIT: Outra coisa que deve ser muito bem ponderada é o valor do crédito vs valor e idade do veiculo e consequente desvalorização. Comprar um carro com 8/10 anos a crédito, em 60 meses (ou mais), pode querer dizer que daqui a 36/48 meses o carro valerá menos do que o valor em divida. Já comprar um carro novo (ou quase) a 60/72/84 meses, em que no final do contrato o carro terá 5/6/7 anos, estará em bom estado e terá ainda algum valor comercial, pode não ser um drama...

Última edição:
De facto, ou o nível do fórum é muito alto ou quando as pessoas começarem a trabalhar e a ganhar dinheiro vão perceber que, provavelmente, uma família comum em Portugal é bem capaz de ter que poupar durante 12 anos para comprar um carrito basico a pronto. Podem também comprar um charuto bastante usado e andar a pagar meio crédito por ano em reparações.

Eu já comprei vários carros a crédito desde 1998 e felizmente, até hoje nunca tive problemas. Aliás, apenas nos dois primeiros carros, em 1998 e 2002, não tinha poupanças que cobriam o valor do crédito. A partir dai, quando comprei a crédito tinha sempre dinheiro disponível para pagar a pronto, nalguns casos, dois carros.

Porque comprei a crédito? Porque preciso de liquidez e sinto-me muito mais á vontade com um crédito e com dinheiro em caixa, do que sem crédito mas liso, ou quase.

Claro que tudo foi muito bem ponderado. O valor dos juros (percentual e absoluto), as despesas inerentes, a possibilidade de liquidação antecipada sem penalizações, ou com penalização baixa, etc.

O ultimo carro também foi comprado a crédito. Procurei e consegui uma TAEG de 4,9% que, nos dias que correm, me parece bastante boa. Pesados os prós e os contras, as poupanças (+- 2 X valor financiado), os rendimentos, as despesas, as perspetivas a curto prazo e a possibilidade de liquidação antecipada sem penalização relevante, avancei. O objetivo será talvez liquidar o crédito em 24/36 meses, mas até posso entender que prefiro ir mantendo a prestação (relativamente baixa) e manter as poupanças.

Cada caso é um caso e cada pessoa tem as suas necessidades e forma de lidar com as situações, pelo que acho que a resposta a este questão não é preta nem branca. Há muita zona cinzenta.

Exatamente o que queria dizer, mas explicado de uma forma 100% mais esclarecedora. ;)

Entretanto fiz um EDIT que também me parece muito importante. [;)]
Pois esse edit é bastante importante. Eu neste momento estou na situação em que o meu carro já nao tem o valor de mercado suficiente para o valor em divida. A nao ser que o vendesse a particular... E mesmo assim tinha de ser a alguem que não estivesse dentro dos preços...

Prefiro pagar um credito de um carro novo durante 7 anos (um valor que não afeta o orcamento), do que estar 7 anos a juntar dinheiro para o comprar e andar de carro velho como a gastar rios de dinheiro em oficinas, dinheiro esse que acaba por ser superior ao valor do juro do credito...

Prefiro pagar um credito de um carro novo durante 7 anos (um valor que não afeta o orcamento), do que estar 7 anos a juntar dinheiro para o comprar e andar de carro velho como a gastar rios de dinheiro em oficinas, dinheiro esse que acaba por ser superior ao valor do juro do credito...

Exato, é também essa a minha opinião.

Exacto, tenho ideia que poupei bastante ao ter comprado um carro relativamente recente (na altura tinha 4 anos) apesar de ainda o estar a pagar. Problemas tive zero, é apenas a manutenção normal e de desgaste.

Se estivesse a juntar dinheiro ate agora, ainda andava de Seat Ibiza TDI 90 cvs de 1998 que na altura já dava alguns problemas crónicos de sinoblocos e afins. Optei por trocar de carro

Voltar
Superior