Opinião acidente

RTP33

New member
Gostaria de ter as vossas opiniões. De quem é a culpa?

Eu seguia na faixa da esquerda numa via de 3 faixas todas prenchidas com filas de transito até ao semaforo.
A viatura B, que seguia pela faixa do meio começou a encostar a esquerda, para a faixa onde eu circulava tendo chacado os espelhos retrovisores e raspagem no guarda-lamas junto a roda da frente direita da minha viatura, provocando danos na mesma.
A viatura B ficou com uma raspadela no friso lateral, desde o fim da porta da frente até meio da porta de tras.

O teu português é um bocado confuso, mas pelo que percebi a culpa é do B. Além de ser obrigado a sinalizar a manobra, só a pode fazer em segurança, garantido que não vem nenhuma viatura na via ou que lhe é cedida a entrada.

Se for como relatas, a culpa é do outro condutor.

Foi numa daquelas situações em que vão dois carros lado a lado e ninguém quer ceder?

Já tive algumas situações desse género. Quando me apanham mal disposto não dou abébias, mas na maior parte das vezes deixo a malta meter-se à minha frente e continuo tranquilo, para evitar chatices.

Como contas seria da outra viatura.

Os problemas começam quando o outro diz que foi ao contrário, ou o acidente foi entre vias de trânsito ou junto ao limite, e começa a dúvida de quem fez o que. [;)]

Fiquei confuso com tantas "faixas" mas percebi que querias dizer vias.

Se o outro muda de via conforme contas, passando para a tua ou tentando empurrar-te, a culpa será do outro.

Gostaria de ter as vossas opiniões. De quem é a culpa?

Eu seguia na faixa da esquerda numa via de 3 faixas todas prenchidas com filas de transito até ao semaforo.
A viatura B, que seguia pela faixa do meio começou a encostar a esquerda, para a faixa onde eu circulava tendo chacado os espelhos retrovisores e raspagem no guarda-lamas junto a roda da frente direita da minha viatura, provocando danos na mesma.
A viatura B ficou com uma raspadela no friso lateral, desde o fim da porta da frente até meio da porta de tras.

A azul (tiraste a carta pelo telefone?):
"Eu seguia na via mais à esquerda da faixa de rodagem que tinha 3 vias de circulação, todas preenchidas até aos semáforos"

Não vou comentar os restantes erros...

Agora deixa-me adivinhar [:D]

O veículo B, avaliando pelos danos, tentou entrar na via mais à esquerda (onde tu circulavas) mas como não o querias deixar entrar, meteste a frente e roçaste no carro dele, conforme tu próprio indicas:

E se dúvidas houvesse quanto à forma em que o acidente ocorreu, tu esclareceste-as logo:

raspagem no guarda-lamas junto a roda da frente direita da minha viatura

Quanto a mim, tu és o culpado, e devias ter o bom-senso de facilitar a vida dos restantes utentes da via! Já vi que és dos tais que se acha o dono da estrada!

Estou a ser um pouco agressivo porque há demasiados gajos como tu que nem sequer deviam andar na estrada!

"Eu seguia na via mais à esquerda da faixa de rodagem que tinha 3 vias de circulação, todas preenchidas até aos semáforos"

O veículo B, avaliando pelos danos, tentou entrar na via mais à esquerda (onde tu circulavas) mas como não o querias deixar entrar, meteste a frente e roçaste no carro dele, conforme tu próprio indicas:

E se dúvidas houvesse quanto à forma em que o acidente ocorreu, tu esclareceste-as logo:

Quanto a mim, tu és o culpado, e devias ter o bom-senso de facilitar a vida dos restantes utentes da via! Já vi que és dos tais que se acha o dono da estrada!

Estou a ser um pouco agressivo porque há demasiados gajos como tu que nem sequer deviam andar na estrada!

Confesso que o post inicial é muito estranho, já que, numa situação de mudança de via, não haverá grande dúvida no culpado. Como alguém disse, o problema pode ser provar em que local da faixa de rodagem se deu o toque. Se na via do veiculo A ou do veiculo B.

Mas, tu estás muito à frente. Pela descrição dos estragos, apenas tens noção onde houve o embate, nada mais. Não sabes se o toque foi provocado pelo veiculo B e depois, o A em travagem acaba por raspar a lateral do B. Ou se o A não deixou meter o B, e forçou o toque da forma como descreves.

Depois a cerejinha são os 2 últimos parágrafos. Não só fizeste de Maya na avaliação anterior, como ainda achas que "gajos" como o user não devem andar na estrada, e que se sentem o dono da mesma, não facilitando a ninguém. Tudo isto, apenas e só, com base numa descrição incompleta e atabalhoada de um acidente...

Concordo com o que disseste ao inicio, já no fim, ele não é obrigado a facilitar o que quer que seja, se há as regras do código da estrada, são para cumprir, e neste caso, quem muda de via é que tem que verificar se tem condições para tal e ainda assim, ceder passagem a quem por lá circula.

Presumindo que estamos a falar de uma localidade, eis que o artigo 14º contempla isso mesmo.

Artigo 14º
Pluralidade de vias de trânsito
1 – Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300.

Já agora desenvolve lá o teu raciocinio, que fiquei curioso.

O veiculo B muda de faixa. o veiculo A (assumes tu) nao o deixou entrar. Portanto o A é culpado, pq não foi simpatico?

Tá boa !!!

Sim, eu disse "deixa-me adivinhar", e não o disse por acaso... e com os vários milhões de kms que tenho no pêlo até sou bem capaz de ter acertado na "mouche" [:D]

Mas segundo as regras de trânsito, o que muda de via de circulação é bem capaz de levar, muitas vezes injustamente, com a responsabilidade...

E se te disser que, em caso de acidente, um carro sem prioridade, caso tenha sido apanhado do meio do carro para trás, é bem capaz de ganhar a causa? Pois é, nem tudo o que reluz é ouro.

Pelos vistos, agora qualquer viatura que pretenda mudar de via, "tem prioridade", e deve ser facilitada a manobra, mesmo que obrigue todo o transito a parar... tá certo.

Até com um embate em cheio na traseira, provando que houve um mudança de via, a responsabilidade será, normalmente, da mudança de via.
Depois pode haver alguma contribuição do outro (excesso de velocidade, etc).

Sim, eu disse "deixa-me adivinhar", e não o disse por acaso... e com os vários milhões de kms que tenho no pêlo até sou bem capaz de ter acertado na "mouche" [:D]

Mas segundo as regras de trânsito, o que muda de via de circulação é bem capaz de levar, muitas vezes injustamente, com a responsabilidade...

E se te disser que, em caso de acidente, um carro sem prioridade, caso tenha sido apanhado do meio do carro para trás, é bem capaz de ganhar a causa? Pois é, nem tudo o que reluz é ouro.

Não percebi se estavas a falar para mim, mas a minha observação é simples: se não estavas lá, não podes saber como as coisas se passaram. Em recurso, até podias ter perguntado como se deu o acidente, agora adivinhar, rotular e dizer ao user que nem deve andar na estrada, é um bocadito exagerado com base na informação prestada, não achas?

Em relação aos 2 últimos parágrafos, não sou perito de acidentes, nem tenho experiência quase nenhuma, por isso não faço ideia se o que dizes é verdade ou mentira. Mas, de facto, nem tudo o que reluz é ouro[;)]

os milhoes de kms, não acrescentam nada a esta historia, mas para te ajudar, a minha experiencia de sinistros é muito maior do que a tua.

E as regras são o que são. Não há acidentes para inventar, já estão todos inventados. (apesar de apareceram uns curiosos [:D])

os milhoes de kms, não acrescentam nada a esta historia, mas para te ajudar, a minha experiencia de sinistros é muito maior do que a tua.

E as regras são o que são. Não há acidentes para inventar, já estão todos inventados. (apesar de apareceram uns curiosos [:D])

Demonstra! Nem sequer me conheces de lado nenhum [;)]

Eu ainda disse "deixa-me adivinhar", mas tu tens certezas absolutas! [:D]

Acho que este paragrafo acima, demonstra bem a tua experiencia

Voltar
Superior