Opel Vectra e ABS

CaRaMeLo

New member
Boas pessoal, a luzinha do ABS a uns tempos que anda a chatear mas agora que o tempo aqueceu quase que anda permanentemente acesa mas por vezes acende e apaga logo a seguir, outras esta uns tempos sem acender, outras nunca mais apaga.

Ora já foi á máquina que acusou erro na centralina do ABS (ou bomba de ABS, já ouvi as duas coisas, penso que seja igual) mas o mecanico disse que embora acuse na centralina possa ser de algum sensor, logo foram testados os sensores da frente, os da traseira não pois são bastante mais caros que os da frente.
Antes disto todos os sensores foram limpos.

O problema é que não tendo a certeza de onde é não queremos estar a gastar dinheiro em vão, especialmente porque a centralina do ABS são uns valentes €€€€ e além disso a luz não está sempre, sempre acesa, ora da-lhe na cabeça e poft liga, parece algo a "fazer mau contacto", se é que me entendem...

Se por ventura algum de vocês me pudesse dar umas dicas para saber de onde é, até porque segundo já li, não é assim tão raro este problema e de como o resolver agradecia.

O Opel em questão é um Vectra B 1.6 16V Sport de 2000.

abraços

Boas pessoal, a luzinha do ABS a uns tempos que anda a chatear mas agora que o tempo aqueceu quase que anda permanentemente acesa mas por vezes acende e apaga logo a seguir, outras esta uns tempos sem acender, outras nunca mais apaga.

Ora já foi á máquina que acusou erro na centralina do ABS (ou bomba de ABS, já ouvi as duas coisas, penso que seja igual) mas o mecanico disse que embora acuse na centralina possa ser de algum sensor, logo foram testados os sensores da frente, os da traseira não pois são bastante mais caros que os da frente.
Antes disto todos os sensores foram limpos.

O problema é que não tendo a certeza de onde é não queremos estar a gastar dinheiro em vão, especialmente porque a centralina do ABS são uns valentes €€€€ e além disso a luz não está sempre, sempre acesa, ora da-lhe na cabeça e poft liga, parece algo a "fazer mau contacto", se é que me entendem...

Se por ventura algum de vocês me pudesse dar umas dicas para saber de onde é, até porque segundo já li, não é assim tão raro este problema e de como o resolver agradecia.

O Opel em questão é um Vectra B 1.6 16V Sport de 2000.

abraços

Algum Sensor Marado?????

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Tenho exactamente o mesmo problema, e cheguei à conclusão que nem me vou preocupar muito com isso...
Desde que o ABS continue a funcionar, para mim é igual.

A única solução que vejo para aquilo é desmontar a bomba e a centralina do ABS, e alguém que perceba de electrónica tentar encontrar o sitio de mau contacto...

Mas este será mais um dos problemas crónicos da OPEL: a luzinha do ABS, a caixa de direcção, o desgaste prematuro dos botões da buzina no volante...

Algum Sensor Marado?????

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Dos da frente não é, os traseiros não sabemos mas por serem caros ainda não experimentamos trocar...

Tenho exactamente o mesmo problema, e cheguei à conclusão que nem me vou preocupar muito com isso...
Desde que o ABS continue a funcionar, para mim é igual.

A única solução que vejo para aquilo é desmontar a bomba e a centralina do ABS, e alguém que perceba de electrónica tentar encontrar o sitio de mau contacto...

Mas este será mais um dos problemas crónicos da OPEL: a luzinha do ABS, a caixa de direcção, o desgaste prematuro dos botões da buzina no volante...

Pois, mas a partir do momento que a luz do ABS está ligada o ABS não funciona. Pois a luz indica que foi encontrado um problema e assim o ABS deixa de actuar.

Epa neste a caixa de direcção ainda não deu qualquer problema... Quer dizer, a Opel tentou impingir uma caixa de direcção nova só que o meu pai fez barulho e chegaram a conclusão que os estalos que dava era apenas parafusos desapertados, o certo é que já mais uma vez voltou a fazer os estalos que a Opel dizia que era caixa de direcção mas afinal não era, o mecânico onde vamos agora voltou a apertar os parafusos (na altura explicou-nos onde era exactamente mas já não me recordo) e problema resolvido.
Os botões da buzina também não deram qualquer problema.

1 coisa é bomba de travões (a bomba principal)
Outra é a centralina do ABS - é um calculador
Outra é a central hidráulica do ABS - tem um conjunto de electroválvulas que controlam a passagem do líq. de travões para as rodas, mediante informação vinda da centralina.
Os captores (sensores) mandam um sinal (input) para a centralina da velocidade de cada roda.
Falta saber de onde vêm o erro...
Por vezes é um captor marado (basta ter levado uma pancada).

Voltar
Superior