Opel TWINPORT - O QUE É???

A tecnologia TWINPORT, com a qual a Opel equipa os seus motores a gasolina de cilindradas até 1,6 litros, efectua o controlo variável da admissão e gere elevadas taxas de recirculação dos gases de escape para reduzir o consumo de combustível em 10 por cento, em condições reais de condução quotidiana. Em carga parcial, até 25 por cento da mistura que entra nos cilindros é composta por gases de escape já queimados, sendo fornecida através de um colector suplementar. Ao mesmo tempo, a performance e a eficiência do consumo de combustível permanecem inalteradas, podendo mesmo ser melhoradas em carga máxima.

Está aqui a resposta.[;)]

Twinport

Twinport

"A nova motorização 1.4 do Meriva faz parte da mais recente geração de motores a gasolina da Opel, equipada com a inovadora tecnologia TWINPORT. Graças a um sistema de comando variável da admissão, controlado electronicamente, e ao teor elevado de recirculação de gases de escape, esta tecnologia, com a qual a marca alemã está a equipar os seus motores até 1,6 litros de cilindrada, obtém resultados notáveis ao nível do consumo de combustível e das performances. O sistema TWINPORT optimiza a combustão no interior do cilindro, maximizando o rendimento do motor. A potência de 90 cavalos e o binário máximo de 125 Nm caracterizado por uma curva muito plana ao longo de toda a faixa de rotações, permitem oferecer uma desenvoltura pouco habitual neste tipo de veículos, tanto na cidade como na estrada"

O 1.2 TWINPORT faz parte da mais recente geração de motores de 16 válvulas a gasolina da Opel. Com um sistema de comando variável da admissão, controlado electronicamente, e graças ao teor elevado de recirculação de gases de escape, a nova tecnologia TWINPORT obtém resultados notáveis ao nível do consumo de combustível e das performances. O sistema optimiza a combustão no interior do cilindro, maximizando o rendimento do motor. O novo 1.2 TWINPORT debita 80 cavalos e garante um binário máximo de 110 Nm. Este motor acelera o Corsa de zero a 100 km/h em 12,5 segundos, podendo levá-lo até uma velocidade máxima de 175 km/h. O consumo médio de combustível fixa-se em apenas 5,8 litros aos 100 km. Sublinhe-se que o Corsa 1.2 TWINPORT gasta apenas uma média de 4,6 l/100 em estrada (ciclo extra-urbano

Avaria do Sistema Twinport

Avaria do Sistema Twinport

Alguém já teve uma avaria do sistema Twinport do seu Opel?

Agradeço resposta.

Última edição:
Opel_Twinport_6427_01.jpg

Twinport desligado - Twinport ligado

Basicamente o que faz é obstruir um canal da admissão.

Tenho a impressão que a correia já equipava os 1.2 antes de terem o sistema twinport...

Se alguém poder confirmar, agradecia ; )

Cump.

Tenho a impressão que a correia já equipava os 1.2 antes de terem o sistema twinport...

Se alguém poder confirmar, agradecia ; )

Cump.

Sim, já tinham corrente antes do Twinport.

Aliás, o 1.4 passou a ser de corrente a ter Twinport porque é o mesmo bloco do 1.2 Twinport. O bloco 1.4 que datava de 1994 foi abandonado!

Tenho um Opel Meriva 1.4 Twinport e ouvi dizer que o sistema fica sujo.

Não sou mecânico mas parece-me que a maneira de resolver isso não deve ser muito diferente da questão da EGR. Essas coisas sujam-se mais quando se anda muito em cidade, em baixo regime... Conheço um caso de um Polo que de vez em quando acende a luzinha e basta dar uso ao acelerador uns quilómetros que ela apaga.
Para limpar mesmo, é capaz de ser mais complicado que a EGR, ou pode não ser, não sei...
Mas eu não me preocupava muito com isso. No teu lugar, fazia uma utilização saudável do carro, sem andar sempre com o carro a morrer, umas visitas à AE, se não o fazes já, que isso não há-de dar problemas. Se algum dia tiver que ser limpo, que remédio... Não é nada do outro mundo.

Não sou mecânico mas parece-me que a maneira de resolver isso não deve ser muito diferente da questão da EGR. Essas coisas sujam-se mais quando se anda muito em cidade, em baixo regime... Conheço um caso de um Polo que de vez em quando acende a luzinha e basta dar uso ao acelerador uns quilómetros que ela apaga.
Para limpar mesmo, é capaz de ser mais complicado que a EGR, ou pode não ser, não sei...
Mas eu não me preocupava muito com isso. No teu lugar, fazia uma utilização saudável do carro, sem andar sempre com o carro a morrer, umas visitas à AE, se não o fazes já, que isso não há-de dar problemas. Se algum dia tiver que ser limpo, que remédio... Não é nada do outro mundo.

Eu faço uma utilização normal.

Em cidade até às 3.500 rotações e em AE 4.000 a 4.500 RPM.

Houve um mecânico da Opel que me disse que o sistema deve ser limpo com uma certa frequência...

O meu carro tem 37.000 quilómetros e nunca foi limpo.

Eu faço uma utilização normal.

Em cidade até às 3.500 rotações e em AE 4.000 a 4.500 RPM.

Houve um mecânico da Opel que me disse que o sistema deve ser limpo com uma certa frequência...

O meu carro tem 37.000 quilómetros e nunca foi limpo.

Então tens duas hipóteses: ou limpas antes que dê algum sinal, como prevenção ou esperas que isso aconteça. De qualquer maneira, 37000Km deve ser pouco para isso se sujar de forma significativa...
Depois deixa aqui o testemunho se mandares limpar isso. É informação para a posteridade. [;)]

Voltar
Superior