Opel Corsa B - 1.7 D

Eu tive um, e para viajar é um pouco incomodo... o motor é fiavel, nunca tive problemas com ele, mas os "perifericos" nem por isso... Cuidado com a bomba de agua, alternador e o radiador, que ao fim de agum tempo precisa de limpeza de circuito...

Vendi-o com 250.000 km... Nao anda muito, seria melhor o 1.5td como aqui referiram...

Os consumo nao eram por ai alem, 6-6.5l sem grandes preocupaçoes...

Tive os dois: 1700 NA e 1500 Turbo

Apesar de carregando o 1500 Turbo andar mais, preferia o 1700 Aspirado.
Dando mesmo coça é mais resistente.

O 1700 com 145/80-13 responde melhor.

Claro que é um carro duro, barulhento, curva mal, trava mal.

O carro e leeeento, mas esse motor e a prova de bala, pelo menos tem fama disso, um conhecido tem um e nunca teve qualquer stress.

Consumos, conta pelo menos com 6, 6.5L/100.

Tenho um 1.7D, conduzo em Lisboa e consigo fazer consumos abaixo dos 6l. A média geral anda pelos 5.9l.

Problemas só os que acontecem com a idade. Motor de arranque foi o maior stress :)

Última edição:
Eu tenho um 1.5TD e confirmo que o alternador realmente costuma dar alguns problemas.

Em termos de medias, com uma conduçao normal, faço em cidade entre 5.5 e 6.0L, nacional 5.0L e Auto estrada entre 6 e 6.5L.

A trabalhar para os consumos (e isto nao quer dizer que ande a pastar!) o mais baixo que consegui foi media de 4.4L e a fundo o maximo que consegui foi media de 7L.

Peço desculpa pela falta de acentos mas tenho um problema no meu teclado.

Não sei até que ponto o alternador dará problemas nos 1.7D nem se será igual ao do 1.5TD, porque na minha 1.7D nunca avariou e tem 160 mil.
Mas ainda bem que não avariou, mas já pede uma limpeza! XD

Aqui em casa o alternador do 1.5TD berrou aos 160 000km, mandámos reconstruir e ficou impecável, tudo ficou em 120€. E quanto a consumos, trajecto misto consumo entre 5L-5,5L cada 100km.

Boa noite,

após a leitura das diversas opiniões, não consegui ficar indiferente.

Tenho um Corsa B 1.7D, e, aquilo que vou enumerar baseia-se apenas em 270 000 km de uso.

Consumos: sem grande preocupação 4,5-5l, andar em modo poupança muito perto dos 4l, andar a fundo 7l.

Quanto ao andar a pastar: não sei se será apenas o meu, por algum defeito de fabrico, desta feita pela positiva, mas, o carro apresenta uma resposta limpa ao toque de acelerador, anda bastante bem para um carro sem turbo, e diria mesmo que face a motores de carros que também já tive, entre eles, 1.9 D da VW, 1.9 D da Pegeot, o Corsa, anda mais e gasta menos. Mesmo em relação à versão 1.5 TD, não perde muito em andamento, gasta menos pois requer menos uso da caixa em regimes de rotação que o 1.5 não tem o apoio do turbo e dura mais.

Depois temos outra característica interessante, este é um carro que cumprindo com as obrigações mínimas de manutenção fará, e já muitos o fizeram, certamente 600 000 km sem problemas.

É duro e pouco confortável? Sim é duro, mas não como defeito, é robusto, suspensão e em toda a sua generalidade, vejo-o como sinónimo de qualidade. O desconforto pode ser resolvido com a aplicação dos bascos da versão Sport, melhora consideravelmente. A única coisa que pode ser mais aborrecida é a falta de direcção assistida, mas afinal de conta somos homens ou não, um pouco de trabalho de força de braços não faz mal nenhum.

Problemas: as únicas coisas que avariam é o alternador e motor de arranque.

Em suma, teria sido uma boa escolha!

Que desenterranço , qualquer das maneiras é um carro lento lentinho , é muito mais preferivel a versao a gasolina que bebe o mesmo e anda mais que isto !

O 1.5 TD era melhor opçao !

Tambem o sistema de refrigeraçao é preciso ter cuidado , aqui um 1.7 D partiu uma parte de ferro em que perdeu a agua .

Muito ruidoso , pouco agradavel , pouco confortavel ... enfim dedicado a trabalho somente .

Boa noite,

após a leitura das diversas opiniões, não consegui ficar indiferente.

Tenho um Corsa B 1.7D, e, aquilo que vou enumerar baseia-se apenas em 270 000 km de uso.

Consumos: sem grande preocupação 4,5-5l, andar em modo poupança muito perto dos 4l, andar a fundo 7l.

Quanto ao andar a pastar: não sei se será apenas o meu, por algum defeito de fabrico, desta feita pela positiva, mas, o carro apresenta uma resposta limpa ao toque de acelerador, anda bastante bem para um carro sem turbo, e diria mesmo que face a motores de carros que também já tive, entre eles, 1.9 D da VW, 1.9 D da Pegeot, o Corsa, anda mais e gasta menos. Mesmo em relação à versão 1.5 TD, não perde muito em andamento, gasta menos pois requer menos uso da caixa em regimes de rotação que o 1.5 não tem o apoio do turbo e dura mais.

Depois temos outra característica interessante, este é um carro que cumprindo com as obrigações mínimas de manutenção fará, e já muitos o fizeram, certamente 600 000 km sem problemas.

É duro e pouco confortável? Sim é duro, mas não como defeito, é robusto, suspensão e em toda a sua generalidade, vejo-o como sinónimo de qualidade. O desconforto pode ser resolvido com a aplicação dos bascos da versão Sport, melhora consideravelmente. A única coisa que pode ser mais aborrecida é a falta de direcção assistida, mas afinal de conta somos homens ou não, um pouco de trabalho de força de braços não faz mal nenhum.

Problemas: as únicas coisas que avariam é o alternador e motor de arranque.

Em suma, teria sido uma boa escolha!

Tive um e tinha direção assistida. Penso que era comum a todos os veículos dessa gama.
A única queixa era o comportamento perigoso em curva, descolava e já não havia nada a fazer.

A nível de comportamento basta dizer que a plataforma deste carro foi introduzida no mercado com o Corsa A, que era o que era.. E a nível de travões esses Corsas também não são nenhuns "portentos".

Em contrapartida é um carro de mecânica simples e reparações baratas.

Lentinho depende sempre das expectativas...
Não é um carro para grandes correrias, mas não o chamaria de lento.
Até se mexe bem, demora a recuperar se estiver a uma velocidade muito baixa, mas na faixa intermédia de rotação, responde bem e consegue fazer AE acima dos limites previstos sem dificuldade.
Problemas:
Pintura em dois ou três pontos da carroçaria (mala e capot).
Sistema de travagem podia ser melhor (resolve-se com uns discos e pastilhas decentes).
Capacidade em curvar depressa (resolve-se com uma barra anti-torção de origem e uns pneus com medida optimizada e de qualidade, sem entrar em exageros).

O meu anda com consumos na ordem dos 5.8 a fazer só cidade e muitas das vezes com condução pouco amiga das consumos.

Problemas, se é que se pode chamar de problemas, motor de arranque e alternador reparados, mas está com 350 mil.

Quanto ao ruído, se fizer uma viagem em AE mais longa a velocidades acima dos 130/140, torna-se incomodativo, abaixo disso, nada de anormal, mas lá está, para os padrões actuais, sem duvida que é um carro com ruído acima da média.

Estou satisfeito com o meu, pois é usado como segundo carro e é o ideal para o uso que lhe dou.
Fiável, económico e de manutenção barata.

A minha mulher teve um, durante anos.

Pontos positivos: Relativamente económico, fiável, relativamente despachado (Se não quizessemos andar rápido [:D]).
Pontos negativos: DURO, direcção pesadíssima (não tinha direcção assistida), pedal da embraiagem pesado, fraca iluminação, ruidoso.

A maior aventura que tivémos no carro foi ir a França, zona de Lyon nele em pleno Janeiro. Portou-se lindamente, sem avarias. Agora, ainda sinto nos ouvidos o barulho do motor. [:D] Kms e kms a 100/120kms/h, dá para ganhar trauma. Tinha pneus 145-70-13, que nos safou em chamonix. Camada brutal de neve, e ele a agarrar, sem problema nenhum.

Voltar
Superior