Boa noite,
após a leitura das diversas opiniões, não consegui ficar indiferente.
Tenho um Corsa B 1.7D, e, aquilo que vou enumerar baseia-se apenas em 270 000 km de uso.
Consumos: sem grande preocupação 4,5-5l, andar em modo poupança muito perto dos 4l, andar a fundo 7l.
Quanto ao andar a pastar: não sei se será apenas o meu, por algum defeito de fabrico, desta feita pela positiva, mas, o carro apresenta uma resposta limpa ao toque de acelerador, anda bastante bem para um carro sem turbo, e diria mesmo que face a motores de carros que também já tive, entre eles, 1.9 D da VW, 1.9 D da Pegeot, o Corsa, anda mais e gasta menos. Mesmo em relação à versão 1.5 TD, não perde muito em andamento, gasta menos pois requer menos uso da caixa em regimes de rotação que o 1.5 não tem o apoio do turbo e dura mais.
Depois temos outra característica interessante, este é um carro que cumprindo com as obrigações mínimas de manutenção fará, e já muitos o fizeram, certamente 600 000 km sem problemas.
É duro e pouco confortável? Sim é duro, mas não como defeito, é robusto, suspensão e em toda a sua generalidade, vejo-o como sinónimo de qualidade. O desconforto pode ser resolvido com a aplicação dos bascos da versão Sport, melhora consideravelmente. A única coisa que pode ser mais aborrecida é a falta de direcção assistida, mas afinal de conta somos homens ou não, um pouco de trabalho de força de braços não faz mal nenhum.
Problemas: as únicas coisas que avariam é o alternador e motor de arranque.
Em suma, teria sido uma boa escolha!