Pelo que percebo queres estacionar perto de uma das estações da linha Amarela (Aquela que passa no Saldanha).
Isso é o que faço todos os dias.
Vou revelar as minhas dicas, se passar a não arranjar lugar para o carro já sei o porquê.
A minha "volta" é sempre a mesma.
Estação da Ameixoeira
A entrada da estação do Metro fica num largo, alguns lugares em espinha e uns 6 paralelos á rua. Muito raramente ai estaciono. Vejo muitos carros á volta do largo, mas não arrisco a deixar lá o carro por me parecer ser proibido. Por detrás dos prédios há outro largo, mas já nem passo lá só ai deixei o carro 1 vez. a seguir ao largo existem mais meia duzia de lugares em frente de um prédio mas também é raro existir lugar ai.
A estação propriamente dita é muito debaixo do largo deve ser das mais profundas de toda a rede e ultimamente tem tido as escadas rolantes avariadas ou fora de uso.
Sigo para o Lumiar.
Estação do Lumiar
Muitos mas mesmo muitos lugares para estacionar gratuitamente, mas também muita ocupação, algumas vezes fico-me por aqui é relativamente fácil de arranjar um buraquito, muito estacionamento na estrada da torre quem vai para a alta, no largo, atrás dos prédios existe outro largo. Há muitas hipóteses, mas também tudo muito ocupado.
Costumo dar uma voltinha se houver há senão sigo. Costuma haver pessoal da moeda por lá.
A estação têm escadas rolantes e é onde prefiro deixar o carro, hoje ficou lá!
Estação da Quinta das Conchas
A maior parte das vezes é por aqui que fico, também não vou dar outra hipóteses pois tb não tenho. Se não for aqui não é em mais lado nenhum, para mim. Aqui há sempre lugar, mais volta menos volta é sempre aqui.
Tudo á volta da estação não é pago, existem muitas hipóteses, alguns becos, algumas rua sem saída muito sítios para estacionar á vontande. Atenção aos lugares a meio do largo da entrada do lado do parque das conchas, estacionar a meio do largo dá multa! Eu deixava lá ás vezes até ao dia. De resto sem problemas! lugares á vontade e segurança junto da porta do largo, mora VIP na zona.

A estação não têm escadas rolantes, são alguma escadas para subir.
Espero que amanhã tenha lugar para estacionar.