Olhos dos gatos...

lamborghini

Banido
Pessoal, alguém sabe porque razão os olhos dos gatos brilham tanto á noite?

Ás vezes até me assusto! Há um bocado fui á sala, e deparo-me com 2 brilhantes no meio da escuridão:([:0] era o meu gato está claro!:D

Existe alguma explicação cientifica?

A razão pela qual os olhos de alguns animais brilham no escuro está na formação desses órgãos responsáveis pela visão. Primeiro é preciso saber que os olhos de todos os animais têm uma região chamada retina cuja principal função é transformar a luz em impulsos elétricos, que vão para o cérebro e produzem a visão. E quem faz esta transformação são estruturas da retina conhecidas como fotorreceptores.

Alguns animais, porém, têm, atrás da retina, uma área chamada tapete lúcido, que é feita de substâncias com propriedades refletoras, como os espelhos, que aumentam a quantidade de luz percebida. É por conta do tapete lúcido -- uma película colorida com certo brilho --, que os olhos de alguns animais, como cães, cavalos e bois brilham, ou melhor, refletem a luz ao serem atingidos por ela. Já nos olhos dos suínos e do homem, por exemplo, que não apresentam essa região refletora, tal característica não é observada.

O tapete lúcido é uma adaptação noturna. Isso significa que, fazendo refletir a luz que incide nos olhos, há um aumento da estimulação dos fotorreceptores -- as células sensíveis à luz --, proporcionando a visão em locais escuros ou visão noturna.

Graças a essa adaptação, leões, tigres e onças, entre outros felinos, são capazes de localizar suas presas mesmo no escuro. Por motivo igual, animais domésticos, como cães e gatos, conseguem se localizar em ambientes sem luz, podendo nos pregar sustos como o do começo do texto.

(Algures na net)

Eu tive um que me acompanhou durante 18 anos da minha vida que conta com 19 anos...

Após a morte desse meu gato, eu e a minha irmã quisemos outro, mas a minha mãe disse "gatos nunca mais", isto porque lhe custou bastante a morte do gato...
Passado dois dias, lá apareceu um gatito á frente da loja da minha mãe, andava a atravessar a rua e teve por ser atropelado por 2 vezes pelos autocarros, ele tinha aparecido nessa rua, porque a casa onde ele tava era abandonada e tinha ardido...

A minha mãe lá foi a rua, chamou-o e ele lá veio, abriu-lhe a porta do carro, ele saltou lá para dentro e ficou a dormir ao sol, até que o trouxe para casa, e lá está ele aqui até hoje...

Eu sei que não tem nada haver com o topico, mas prontos, como falaram em gatos...

citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

Eu tive um que me acompanhou durante 18 anos da minha vida que conta com 19 anos...

Após a morte desse meu gato, eu e a minha irmã quisemos outro, mas a minha mãe disse "gatos nunca mais", isto porque lhe custou bastante a morte do gato...
Passado dois dias, lá apareceu um gatito á frente da loja da minha mãe, andava a atravessar a rua e teve por ser atropelado por 2 vezes pelos autocarros, ele tinha aparecido nessa rua, porque a casa onde ele tava era abandonada e tinha ardido...

A minha mãe lá foi a rua, chamou-o e ele lá veio, abriu-lhe a porta do carro, ele saltou lá para dentro e ficou a dormir ao sol, até que o trouxe para casa, e lá está ele aqui até hoje...

Eu sei que não tem nada haver com o topico, mas prontos, como falaram em gatos...
Esse teve a sorte que muitos não tiveram!

citação:Originalmente colocada por J.Garcia
Esse teve a sorte que muitos não tiveram!
Lá isso é verdade...

Ainda não fez um ano que está aqui e já é o dono disto tudo...

Mas tadito, não dá trabalho nenhum, consome 3 kg de comida\mês mas de resto não dá muitas despesas...

Acho que só faz bem a uma familia ter um animal de estimação...

citação:Originalmente colocada por mcabral

Eu tenho 2 gatos.

É só machos, eheheh...

Me too...

2006111314836_bixos.JPG

O meu gato também teve uma história feliz. Foi o unico sobrevivente de uma ninhada. Iria ser morto á nascensa com eter, pela minha vizinha, e a minha mãe (que DETESTAVA gatos), olhou para mim e viu que eu estava quase a chorar e pediu-me para escolher um...tipo na altura nem acreditei. E assim o Gaspar foi o unico sobrevivente de uma ninhada.

Hoje é feliz e é um gato que só visto! Gaspar Rula!:D:D[^][:X]

0000yrcc

0001dzb9

0001e8e1

lamborghini_, tira essa coleira ao animal, esse sininho só incomoda. tenho uns 8 ou nove (ver avatar), que andam sempre no quintal e rua (pouco movimentada) e é um espectáculo ver os bichos a caçar.

citação:Originalmente colocada por zombi.l

lamborghini_, tira essa coleira ao animal, esse sininho só incomoda. tenho uns 8 ou nove (ver avatar), que andam sempre no quintal e rua (pouco movimentada) e é um espectáculo ver os bichos a caçar.

Este guizo da foto por acaso não fazia barulho nenhum. Ele agora tem outra coleira tb vermelha que lhe tirei logo o guizo;) Além de afectar a caça deve fazer uma grande dor de cabeça já que eles ouvem tudo ampliado.

Obrigado pela dica:)

Eu contribuí para a sobrevivência de 2 gatinhos. Estavam abandonados, nem 1 mês tinham e o pessoal de limpeza tinha recebido ordem para os colocar num caix'0te (-> isto foram as patinhas do macho em cima do meu teclado...).

Levei-os ao vet, aquilo esteve por 1 fio e agora tenho 2 gatos espectaculares.

Estão a engordar como tudo, cagam que se fartam e lá tenho de andar a limpar o caixote umas 3 a 4 x por dia.

São mesmo muito bonitos. Só espero que cresçam um bom bocado pois lá fora há ratos em quantidades industriais...

Os meus cães é que não acham grande piada, armam-se em parvos com a ciumeira. Tenho que ter muito cuidado com aaltura da comida...

A minha mãe é que já me disse que o macho terá que ser castrado... Fiquei horrorizado....

É a 1ª vez que lido com gatos... E estou a gostar. ;)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu contribuí para a sobrevivência de 2 gatinhos. Estavam abandonados, nem 1 mês tinham e o pessoal de limpeza tinha recebido ordem para os colocar num caix'0te (-> isto foram as patinhas do macho em cima do meu teclado...).

Levei-os ao vet, aquilo esteve por 1 fio e agora tenho 2 gatos espectaculares.

Estão a engordar como tudo, cagam que se fartam e lá tenho de andar a limpar o caixote umas 3 a 4 x por dia.

São mesmo muito bonitos. Só espero que cresçam um bom bocado pois lá fora há ratos em quantidades industriais...

Os meus cães é que não acham grande piada, armam-se em parvos com a ciumeira. Tenho que ter muito cuidado com aaltura da comida...

A minha mãe é que já me disse que o macho terá que ser castrado... Fiquei horrorizado....

É a 1ª vez que lido com gatos... E estou a gostar. ;)

Convém castrares o gato, senão um dia desaparece e nunca mais volta. Eles não fica sem a .|. .

citação:Originalmente colocada por lamborghini_

citação:Originalmente colocada por zombi.l

Este guizo da foto por acaso não fazia barulho nenhum. Ele agora tem outra coleira tb vermelha que lhe tirei logo o guizo;) Além de afectar a caça deve fazer uma grande dor de cabeça já que eles ouvem tudo ampliado.

Obrigado pela dica:)

;)Eu se fosse a ti tirava mesmo a coleira pois marca o pelo todo á volta do pescoço e ás vezes até faz calo,são muito mais bonitos sem adereços extra :(

Não tiro, porque sempre usou coleira e não faz calo. Além disso ele vai para a rua e depois podiam pensar que era abandonado e ficar com ele....porque ele não foge das pessoas.

Voltar
Superior