óleo foi-se em 7000kms, é normal?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos tonyV
  • Data de início Data de início
T

tonyV

Guest
Fiz uma revisão a uma Mazda 6 2.0 gasolina em Fevereiro. Ficou atestada com óleo. Fiz +/-7000kms desde então. Fui ver o nível do óleo e está muito perto do mínimo.

O motor não baba óleo; o chão do estacionamento está impecável. Levou na revisão foi o Mobil Super S (10w40 penso eu de que...pelo menos só vejo disto à venda online no RU). É normal este "consumo"?

Já agora o consumo de gasolina varia entre 8,3-8,6L/100.

Normal não parece que seja.

tenta mudar por exemplo de marca de óleo.

Vai por exemplo para o BP Visco 5000 10W40

E não há problema em misturar óleos?De qualquer das maneiras encomendei ontem 5L Mobil ss

Não percebendo muito do assunto se o carro estiver a queimar óleo não seria de esperar fumarada dos escapes?

O carro é de Setembro 2006 e conta com ~147000Km

Já usei esse óleo e consumiu mais que o normal.

Muda o óleo e filtro, e coloca de outra marca, shell helix hx7 é a minha sugestão.

No manual de instruções do teu carro, certamente virá lá indicado o consumo médio de óleo por quilómetros.
Até deve de vir o consumo máximo referido.
Tens de ter em atenção tambem ao tipo de utilização que dás ao carro.
Se ele gastar 0.3 litros de óleo por cada 2000 km, parece-me perfeitamente normal a situação que descreves.

Só por curiosidade, viste o nível quando o foste buscar à oficina?

Não confio muito nas oficinas... debitam a quantidade necessária, mas nem sempre a colocam...

De qualquer forma, acho que um carro tão recente, podia e devia levar um óleo melhor do que o que está a levar...

Só por curiosidade, viste o nível quando o foste buscar à oficina?

Não confio muito nas oficinas... debitam a quantidade necessária, mas nem sempre a colocam...

De qualquer forma, acho que um carro tão recente, podia e devia levar um óleo melhor do que o que está a levar...

Vi o óleo no início e estava perto do máximo.

O óleo que tem é o óleo que levou na Mazda. Se é bom ou mau n sei. Como disseram acima, para mudar de óleo convem mudar de filtro, certo? O filtro foi mudado (espero:o) em Fevereiro e só fez +/- 7000kms até agora. Acho que trocar agora outra vez é asneira.

EDIT: Apesar de "recente" a carrinha levou muita "porrada" do anterior dono. Jantes esquerdas todas lambidas (tive de mudar um rolamento da ronda da frente do lado esquerdo), portas e pintura todas marcadas, o motor no ínicio estava muito preso e consumia mais que agora. Para além disso e sem nunca ter conduzido outra Mazda 6 algo me diz que a embraiagem já teve dias mais saudáveis e as molas da suspensão já precisavam de descanso.

Última edição:
Vi o óleo no início e estava perto do máximo.

O óleo que tem é o óleo que levou na Mazda. Se é bom ou mau n sei. Como disseram acima, para mudar de óleo convem mudar de filtro, certo? O filtro foi mudado (espero:o) em Fevereiro e só fez +/- 7000kms até agora. Acho que trocar agora outra vez é asneira.

EDIT: Apesar de "recente" a carrinha levou muita "porrada" do anterior dono. Jantes esquerdas todas lambidas (tive de mudar um rolamento da ronda da frente do lado esquerdo), portas e pintura todas marcadas, o motor no ínicio estava muito preso e consumia mais que agora. Para além disso e sem nunca ter conduzido outra Mazda 6 algo me diz que a embraiagem já teve dias mais saudáveis e as molas da suspensão já precisavam de descanso.

Ora vamos lá ver se entendo...
quantos em quantos kilometros muda o oleo a esse carro ?
Diz que só fez 7000 ?... não são assim tão poucos ... para mais diz que o carro estava preso ... portanto se o esticou e está mais solto é natural que até lhe coma um pouco mais de oleo que o habitual nesse processo ...
Em vez de andar a acrescentar oleo , sugiro que o tire fora pelo carter para limpar tudo , e coloque novo oleo ...
quanto a marcas ... bem ... eu pessoalmente gosto do Helix da shell ... mas há mais marcas igualmente boas ... deve utilizar 10/40 .
Não esqueça da vital importancia em mudar o filtro de oleo ...
Deve fazer a muda do filtro sempre que muda o oleo ... não é por causa de meia duzia de euros que se deixa lá o filtro ...
Muitas vezes poupa-se no filtro e gasta-se em combustivel a fazer arranques a patinar ... o motor agradece ... [;)]
Não se deve misturar oleos de especificação diferente ... mesmo que sejam da mesma marca ...

Estive a ler o manual. Deve mudar óleo/filtro cada 12meses ou 20.000km.
O consumo nos motores a gasolina pode ir até um máximo de 0.8L/1000km ou 1L por cada 800milhas.

Pelos vistos é normal...eu é que estava habituado a um hdi que nunca precisava de atestos

Tudo depende um pouco da forma como conduzes e do tratamento do carro, e alguns óleos são mais propícios a se gastarem.

No meu carro ate agora o óleo que conseguiu gastar menos entre revisões foi o Helix H7X ou q é 10w40.

Neste momento meti BP Visco 3000 (se ñ estou em erro) e já gastou mais um pouco.

1 litro por cada 1000kms vem em quase todos os manuais dos carros mas convenhamos que é de doidos andar de 1000 em 1000 quilómetros a despejar 1 litro de óleo no motor. Bela maneira dos fabricantes tentarem sacudir água do capote.

Não conhecendo o motor em causa, sugiro que acertes o nível de óleo com um igual e na próxima mudança já podes controlar melhor o consumo dado que agora andaste a puxar mais por ele, a fazer testes, etc.

o meu bebe 0.33l a cada mil a andar normalmente. Ou seja, nesses 7000km que fizeste, no meu ja teria bebido (e bebeu) ~2,3L :)

Tambem vim de um turbo diesel para o meu actual stilo abarth e ha coisas que vem com o territorio. Neste caso vem incluido com o carro um sorriso de orelha a orelha quando puxas por ele, e o consumo de oleo. lol

Mesmo com este consumo estou a fazer as mudas de 8 em 8mil km.
Sensivelmente 40€ de 7 em 7 meses mais ~2.5L que bebe entre cada muda, que são mais 20€.

o meu bebe 0.33l a cada mil a andar normalmente. Ou seja, nesses 7000km que fizeste, no meu ja teria bebido (e bebeu) ~2,3L :)

Tambem vim de um turbo diesel para o meu actual stilo abarth e ha coisas que vem com o territorio. Neste caso vem incluido com o carro um sorriso de orelha a orelha quando puxas por ele, e o consumo de oleo. lol

Mesmo com este consumo estou a fazer as mudas de 8 em 8mil km.
Sensivelmente 40€ de 7 em 7 meses mais ~2.5L que bebe entre cada muda, que são mais 20€.

e a taxa de compressão desse motor?? deve andar nas lonas não?

ja deve ter perdido prai 20 cavalos xD 1 litro a cada 3 mil kilometros é abusivamente muito

Esse motor, dos que eu já vi, o consumo de óleo anda todo mais ou menos pelo mesmo.

Ao menos nesse pode-se dizer que é "normal" pois todos consomem. É mais algum dinheiro a sair mas também é mais 1 cilindro e bastantes cavalos.

Voltar
Superior