Oleo em excesso

Um sujeito entendido (eng. mecânico) ...disse-me uma vez que andar com o óleo no mínimo ou abaixo disso, não tem grande problema se a pressão estiver sempre boa.
...embora se deva evitar, porque ao pegar o motor a frio, menos nível pode implicar uma fracção de tempo superior sem lubrificação.
Já andar com óleo acima do máximo, pode danificar seriamente o motor.

Tal como a escala da vareta tem um mínimo que não responde ao mínimo no carter, mas sim ao mínimo no nível de óleo recomendado pelo construtor, deduzo que o nível máximo poderá ter alguma folga também.
Mas pessoalmente, não arriscaria.

Michael

diz-me uma coisa, já verificaste se tá acima do máximo? ou foi ele que disse isso? é que por vezes dizem que levou 4 e só levou 3,5...é que assim ganham mais uns trocos...

Só vou estar ao pé do carro no proximo fim de semana por isso não vai dar para ver.
Mas estive a consultar o auto data e diz que o carro leva 3.8L de oleo com filtro por isso acho que posso andar descansado,só são 0.2L a mais. Como é um valor chato para os mecanicos uns deve arredondar para baixo e outros para cima quando estão a por o oleo para dar conta certa..

Acho que este texto tem algumas imperfeições...

O óleo não incendeia assim. Caso contrário não era usado na lubrificação do motor...Precisa de pressões atmosféricas muito grandes para isso.

O óleo NÃO é um excelente combustível, como o DL tenta passar...claro que dentro da câmara de combustão vai incendiar, devido às altas pressões, Mas em contacto com os colectores de escape? duvido...

O carro fica a acelerar sozinho? Também duvido...sem aceleração no pedal não existe ar, além disso o óleo queima muito pior que a gasolina e o gasóleo.

Relativamente à quebra do turbo, nem toda a quebra de rolamentos do eixo significa que o óleo passe a ir para o circuito de admissão, podendo ir directamente para o colector de escape, onde é queimado devido às altas temperaturas. No entanto quando um turbo parte, convém parar logo o carro, pois se o óleo estiver a entrar no motor pode ser prejudicial para este, como já aqui foi dito.

[FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]"Random engine acceleration

[/FONT]​
[FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]- Engine gaining extra fuel from supplementary source, eg ,
mechanical pump boost control diaphragm leaking fuel into turbo through boost control pipework.

- Excessive engine oil level: Engine inducting engine oil & using as a fuel.

- Electronic control system fault.

- Faulty fuel injection pump.

- Accelerator linkage insecure."
[/FONT]​

in: http://www.autoelectrics.net/diesel.html

[FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]"Random engine acceleration

[/FONT]​
[FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]- Engine gaining extra fuel from supplementary source, eg ,
mechanical pump boost control diaphragm leaking fuel into turbo through boost control pipework.

- Excessive engine oil level: Engine inducting engine oil & using as a fuel.

- Electronic control system fault.

- Faulty fuel injection pump.

- Accelerator linkage insecure."
[/FONT]​

in: http://www.autoelectrics.net/diesel.html

[;)]

No entanto isso é para motores diesel[:p]. Para os otto não me parece que aconteça.

E só respondeste a uma das partes que me tinha suscitado dúvidas...ainda não percebi bem aquela do óleo que incendeia em contacto com os colectores[:p]

Boas, Sandman,
Estamos a falar de um 1.4tdi, e o nivel foi verificado a frio e bem frio[;)] , o nivel actual está acima do máximo, neste momento encontra-se na dobra da vareta logo acima do máximo.
Cumps.

Tem cuidado que isso pode ter consequencias!

Foi na marca?

Lembro me que a uns anos o meu irmao tinha um polo 1.4 tdi e chegado da revisao a casa ao ver o nivel do oleo estava abaixo, praticamente no minimo!!

Era das varetas que eram pequenas, era defeito! Deram-lhe uma nova, sempre mediu bem desde então!

[;)]

No entanto isso é para motores diesel[:p]. Para os otto não me parece que aconteça.

E só respondeste a uma das partes que me tinha suscitado dúvidas...ainda não percebi bem aquela do óleo que incendeia em contacto com os colectores[:p]

Fonix, mas estamos a falar de alhos (diesel) ou bugalhos (gasolina)? Ou de cerejas? As cerejas do Fundão são das melhores de Portugal!

As de Óbidos também não são mazitas, nos anos de boas colheitas...

Já alguma vez viste discos de travão incandescentes? E colectores de escape a brilhar à noite?

Deita óleo nesse colector! Normalmente o flash point dos óleos anda pelos 150-160ºC.

Mas avisa-me para eu me afastar 30 metros.

Claro que o carro da avózinha que vai à missa ao Domingo nem sabe o que é um colector, quanto mais pô-lo ao rubro. [:D]

Não, os sintéticos podem andar por +100ºC na temp. de flash point e + 120ºC na temp. de fire point do que os de origem mineral.

Para mim, sintético é 100,00% sintético (composto lubrificante produzido/manipulado quimicamente a partir de uma base não mineral). Os semi-sintéticos são os "bacalhaus" que nem são carne (minerais) nem peixe (sintéticos). São os manipulados quimicamente a partir de uma base mineral (como os hydrocracks - e que podem ser de uma excepcional qualidade).

Depois ainda há os misturas que levam mineral e semi-sintético ou mesmo sintético. E funceminam e tudo!

Mas nada disso é teoria, é apenas o que acontece na vida real diária (alguns exemplos já foram referidos, mas mais poderiam já que isso é idêntico a todos os motores de funcionamento semelhante).

Voltar
Superior