Óleo de motor com bolhas

JoaoGLapa

New member
Que representa isto? Acabei de mudar o óleo ao motor andei 10km e fui ver o óleo e estava no nível mas a vareta estava com bolhas. Tem líquido de refrigeração tudo ok. Opel vectra 1.6 ecotec 16v

Bolhas no óleo... será certamente, água no óleo... Muda o oleo, assim que puderes... e quando houver dinheiro, muda-lhe a junta da cabeça, que deve estar a misturar água no oleo...

Cumprimentos

Que representa isto? Acabei de mudar o óleo ao motor andei 10km e fui ver o óleo e estava no nível mas a vareta estava com bolhas. Tem líquido de refrigeração tudo ok. Opel vectra 1.6 ecotec 16v

Ola

Desculpa mas eu não percebi, fizeste isso com o carro ainda a quente?

Se sim deixa o carro arrefecer totalmente e repete o teste

Se não está a haver uma passagem, ve se no deposito do liquido de referigeração, esta aparecer uma mistela..., pode ser o suficiente pequena para que tu não te apercebas que esta a descer no deposito.

cumps

Fiz quando estava quente! o líquido de refrigeração está no nível. Quando arrefece o óleo esta bom. Repito aparece as tais bolhas a quente.

Então as bolhas que viste não foram salpicos internos normais enquanto o motor trabalha?

e com o motor a frio viste na vareta alguma " variação" no oleo, se sim pode ser agua.

eu pessoalmente não me preocupava....

cumps

quando esta frio ou já arrefeceu um pouco o óleo está normal. (Eu também acho que e de estar quente.)

Obviamente que é por estar quente.
Se tivesse água, verias como que umas colorações diferentes por cima do óleo. Em quantidade suficiente, acabaria por se separar formando duas camadas distintas (água e óleo são imiscíveis).

importante agora é olhar ao nível do liquido do radiador do motor...
verificar se o nível está a baixar consideravelmente. se não estiver a baixar consideravelmente... o carro pode ir andando.

de resto considerando que o motor tem feito bastante cidade, nao chegando a aquecer completamente nos trajectos que efectua, pode se considerar normal.

quando o motor arrefece, o vapor de agua presente no cartes, condensa nas paredes frias do metal que arrefece "rapidamente".

mas se a situação continuar, convem ver se é problema de junta da cabeça.
:)

se fosse a ti não me preocupava isso é normal acontecer quando o oleo está quente,eu mudo o oleo aos meus carros e até no reservatorio que uso para recolher o oleo ele fica com bolhas,quando tens a junta da cabeça queimada e está a passar agua o oleo fica acastanhado por isso não te preocupes

*carter ups...

é isso joao... caso para cuidados maiores é apenas se se notar pasta amarelada/acastanhada
na tampa do oleo na parte superior do motor.

quanto a eliminar bolhas normais do oleo.. so mesmo comprando um oleo de maior qualidade, que tenha mais aditivos anti-espuma.

Boas um amigo tem um grand cherokee 3.1 td 140cvs e o liquido vai desaperecendo do deposito anti congelante ( comprou carro pouco tempo ), e descobri num tubo que está perder liquido por lá, e cheira a gasoleo tb deve ter fuga de gasoleo no motor, o liquido atestei umas 3 semanas e hoje levou mais 2L de anti congelante, e reparei com motor quente tem bolhas na vareta do oleo, a cor do anti congelante no deposito é castanhado, existe alguma forma se a junta da cabeça está queimada ?

Boas um amigo tem um grand cherokee 3.1 td 140cvs e o liquido vai desaperecendo do deposito anti congelante ( comprou carro pouco tempo ), e descobri num tubo que está perder liquido por lá, e cheira a gasoleo tb deve ter fuga de gasoleo no motor, o liquido atestei umas 3 semanas e hoje levou mais 2L de anti congelante, e reparei com motor quente tem bolhas na vareta do oleo, a cor do anti congelante no deposito é castanhado, existe alguma forma se a junta da cabeça está queimada ?

Boas amigo...
O tal tubo que está a perder liquido, confirma-se que é liquido anticongelante certo?
Isso de cheirar a gasoleo poderá estar a perder ou a escorrer da bomba injectora e seja um outro problema isolado.

Se houver uma fuga no circuito há entrada de ar no circuito se a cor é castanha não é mais que ferrugem...
O carro não aquece? Esse dado é importante...Se houver bolhas no oleo no motor a quente também não há problema...à partida claro.

Mais me parece uma fuga no circuito que outra coisa.

Fazer o básico:

Teste de pressão ao circuito de arrefecimento e actuar em conformidade
Teste de HC no anticongelante e idem anterior
Anticongelante não pode estar castanho, ou é ferrugem do radiador ou da bomba de água ou do bloco, mas, seja como for, não está bom. Mudar e usar um decente (depois de lavar tão bem todo o circuito de forma que se possa beber a água que de lá sai).

Fazer o básico:

Teste de pressão ao circuito de arrefecimento e actuar em conformidade
Teste de HC no anticongelante e idem anterior
Anticongelante não pode estar castanho, ou é ferrugem do radiador ou da bomba de água ou do bloco, mas, seja como for, não está bom. Mudar e usar um decente (depois de lavar tão bem todo o circuito de forma que se possa beber a água que de lá sai).

Boas, ele levou uma grande revisao de 1000€ , mudaram oleo, filtros, sensores, reparar a bomba injectora, etc etc ficou tudo bem

e atualmente 1000kms a 1000kms tem que se meter liquido no deposito, e hoje depois de fazer uns kms, paramos o carro, desligamos o carro e saiu anti congelante do lado do passageiro, foi a primeira vez que aconteceu

Anticongelante pelo lado do passageiro? Por onde??? Nos pés do passageiro ou do lado do motor?

Se foi para dentro do habitáculo é simples... algures pelo radiador da chaufage... o que pode ser um grande pincel... mais valia ser a junta da cabeça com passagem! [:D]

Anticongelante pelo lado do passageiro? Por onde??? Nos pés do passageiro ou do lado do motor?

Se foi para dentro do habitáculo é simples... algures pelo radiador da chaufage... o que pode ser um grande pincel... mais valia ser a junta da cabeça com passagem! [:D]
Não sei, mas parece-me que queria dizer que era desse lado e não no lugar do passageiro.

Lembro-me do 414 do meu sogro, quando parávamos, deitava o liquido todo na zona da cava da roda do lado do passageiro. Era um tubo que estava roto. Mas era só para ilustrar a questão do "lado do passageiro".

Lembro-me do 414 do meu sogro, quando parávamos, deitava o liquido todo na zona da cava da roda do lado do passageiro. Era um tubo que estava roto. Mas era só para ilustrar a questão do "lado do passageiro".

Nos Rover K, há aí um tubo muito maroto de aço que costuma ser uma bela dor de cabeça ao fim de uns anos e especialmente quando se descura com a qualidade do líquido de arrefecimento... e fica num sítio onde ninguém olha, excepto os que sabem o que pode acontecer aí... (perto do termostato, certo?).

Poderá ser também o caso no Cherokee, não sei!

Nos Rover K, há aí um tubo muito maroto de aço que costuma ser uma bela dor de cabeça ao fim de uns anos e especialmente quando se descura com a qualidade do líquido de arrefecimento... e fica num sítio onde ninguém olha, excepto os que sabem o que pode acontecer aí... (perto do termostato, certo?).

Poderá ser também o caso no Cherokee, não sei!

Estás a bater à porta errada[:D] Sei lá onde estava o tubo, apenas sei que foi trocado.

Voltar
Superior