Old Miami Vice - Ferrari Testarossa

Qual a diferença?
Assim também eu tenho um V4 a 0º...
Os italianos são muito esquisitos: também a ducati tem um motor que chama em L, o que não é mais do que um motor em V a 90º.

Mas existe uma diferença real de concepção entre um Boxer e um V a 180º, o boxer tem apenas uma biela em cada moente da cambota enquanto num V a 180º existem duas bielas por cada moente, tal e qual como em qualquer outro V com um angulo diferente. Isto resulta um funcionamento muito diferente dos motores, Boxers são muito mais equilibrados pois movem sempre um par de pistões em direcções opostas o que não acontece nos motores em V.

Última edição:
Eu aprofundo, como já tinha feito no tópico do D.B. do 512 TR do pitbullforte

Afirmar que o motor é V-12 é errado, não na totalidade mas quase!

O que define a configuração dos cilindros é a orientação que a(s) bancada(s) do(s) cilindro(s) apresenta(m).

Ou seja, devemos ter uns 70% de motores de 4 cilindros a rodar nas estradas nacionais e esses são em linha, portanto "L4"

Exemplo animado:
engineinline4ec2.gif

Depois há motores em V, em que temos duas bancadas de cilindros cujo formato faz um "V", daí o seu nome. Se forem 6 cilindros, temos 3 de cada lado. Há variações na abertura do ângulo, 90º é talvez o mais comum nos automóveis.

Exemplo V6:
engine01.jpg

Depois há os motores cujas bancadas de cilindros fazem um ângulo entre si de 180º, ou seja, os cilindros estão opostos entre si, tal como os motores 6 cilindros da Porsche!

Exemplo "F6" de Estugarda
porsche-motor3.jpg

Um motor Boxer 4 cilindros como os Alfa 33 têm um som bem distinto dum qualquer outro 4 cilindros em linha, enquanto que o Boxer 6 cilindros Porsche também produz um som muito diferente dum V6 Alfa, isto a título de exemplo e curiosidade

Até aqui tudo bem, os exemplos acima são de motores com configurações de definem o "L", "V" e "F" e são sobejamente conhecidos. Os motores "VR" da Volkswagen são já outro tema de conversa, os motores radiais ainda outra (motores em "estrela", usados nos aviões).

Depois dentro das excepções e variações, temos os motores Flat-12 da Ferrari (tomando estes como exemplo) em que há quem os chame de V-12 mas convém saber porquê.

O V-12 aqui não é aplicado de forma totalmente descabida, mas não tem a ver com a disposição dos cilindros. Como as fotos do motor do 512 mostram, os cilindros são opostos como nos motores Boxer da Porsche, ou sejam bancadas a 180º. A questão deste motor é a cambota e os apoios das bielas.
Neste motor os apoios das bielas são equivalentes ao desenho de alguns motores em "V" que é o chamado "flat plane" em que os apoios estão desfazados a 180º, tal como nos motores em V mais rotativos como estamos habituados nos Ferrari. Uma cambota "cross plane" tem os apoios das bielas desfazados a 90º, portanto têm uma ordem de disparo diferente e por conseginte um som muito diferente

Motores V8 americanos (pouco rotativos): Cross Plane
Motores V8 europeus (mais rotativos): Flat Plane

Como o 12 cilindros do 512 tem uma cambota flat plane dos motores em V, então a ordem de disparo é igual à de um V12 e por conseguinte o som e subida de rotação também! Por isso há quem assuma este motor como "V12" mas só tem parte da razão e da verdade :)

Post original: http://forum.autohoje.com/2544856-post458.html

Qual a diferença?
Assim também eu tenho um V4 a 0º...
Os italianos são muito esquisitos: também a ducati tem um motor que chama em L, o que não é mais do que um motor em V a 90º.

Chama-se "L" mas essa designação para mim sempre foi um pouco livre de interpretação. É um V-Twin a 90º e pronto! No entanto chamam-lhe em "L" pois a colocação dos motores nos quadros fazem lembrar um "L", pese embora esteja ligeiramente inclinado:

forumducatil.jpg

Os apoios dos V-Twin nas desportivas japonesas já faz parecer o bloco olhando de perfil como um "V"

suzukiforumv.jpg

No entanto o ângulo é precisamente o mesmo, 90º

Última edição:
Voltar
Superior