O Tunel do Rossio !

Excalibur

Banido
Habilita-se a ser a versão Moderna das Obras de Stª. Engrácia.

Isto vai de vento em popa, ora vejamos esta noticia.

"Incumprimentos” na obra do túnel do Rossio
REFER rescindiu contrato com o consórcio Teixeira Duarte/EPOS

A REFER rescindiu o contrato com o consórcio encarregue da empreitada de reabilitação do túnel do Rossio, em Lisboa. Em causa estão alegados “incumprimentos e incorrecções” nos trabalhos. As obras deveriam ter terminado na segunda-feira, mas o consórcio Teixeira Duarte/EPOS solicitou um adiamento em Novembro de 2011.

Segundo um comunicado da REFER citado pela agência Lusa, foi a segunda vez que o consórcio solicitou a prorrogação do prazo para a conclusão das obras. O primeiro pedido foi recusado pela REFER por "manifesta falta de fundamentação”, lê-se na nota.

Um segundo pedido de prorrogação de prazo chegou à REFER no passado dia 28 de Julho, o qual apontava a data de 10 de Novembro de 2011 para a conclusão da obra. "Este novo pedido é, por todas as razões, inaceitável e coloca grave e drasticamente em causa a capacidade do consórcio para concluir a obra", avança o no comunicado.

REFER acusa consórcio de “incumprimentos”

De acordo com a REFER, a progressão da obra no túnel do Rossio "tem vindo a evidenciar um lamentável conjunto de incorrecções e incumprimentos".

Segundo a REFER, tem existido um "repetido desrespeito das ordens emanadas do dono da obra, determinando, por razões de ordem técnica e de segurança, a frequente suspensão dos trabalhos e o progressivo comprometimento do prazo contratual".

A REFER acusa o consórcio da "recorrente tentativa de responsabilizar a REFER por alegada desconformidade do projecto, propósito que, além de incompatível com a confiança requerida entre as partes para a realização da finalidade contratual, é objectivamente abusivo e injustificado".

A empresa garante "manter todas as condições de segurança no túnel e manifesta-se empenhada em promover as medidas necessárias para retomar os trabalhos tão depressa quanto possível e concluir a reabilitação do túnel em prazo que minimize os inconvenientes associados ao encerramento desta importante infra-estrutura".

A REFER decidiu encerrar o túnel do Rossio em Outubro de 2004 na sequência das conclusões de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que apontava para falhas que colocavam em causa a segurança dos utentes.

Com Lusa

6 meses não era? [8)]

A REFER rescindiu o contrato com o consórcio encarregue da empreitada de reabilitação do túnel do Rossio, em Lisboa. Em causa estão alegados “incumprimentos e incorrecções” nos trabalhos. As obras deveriam ter terminado na segunda-feira, mas o consórcio Teixeira Duarte/EPOS solicitou um adiamento em Novembro de 2011.

hamm? [:0]:([xx(]

1887

Túnel do Rossio - Início da construção.

A construção do túnel foi feita de empreitada por Duparchy & Bartissol; a fiscalização por parte da Companhia Real foi feita pelos engenheiros Xavier Cordeiro, Vasconcelos Porto e B. Chabriau

1896
É inaugurado o túnel do rossio, com a chegada, as 18h00, da primeira locomotiva a vapor.

Mais aqui
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=2fdfcef780e5c010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

Pra construir demoraram 9 anos e com meios técnicos mais limitados.

No fundo, mesmo lá no fundo a construção do túnel do Rossio já se arrasta há mais de 1 século? LOL

nem parece a Teixeira Duarte. Já trabalhamos com eles em alguns projectos e têm-nos habituado a rigor e profissionalismo.

Mas como diz o ditado, no melhor pano cai a nódoa !

citação:Originalmente colocada por raioxpantera

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Habilita-se a ser a versão Moderna das Obras de Stª. Engrácia.

[8)] só há poucos dias soube o porque desta expressão! [8)]

Vamos lá elucidar, para que outros saibam. :);)

citação:

Igreja de Santa Engrácia

A igreja original foi constantemente alvo de modificações e alterações, de tal modo que hoje nada resta dela. A versão original foi vítima de um temporal, em 1681. A primeira pedra do novo edifício barroco, lançada em 1682, marcou o início de uma saga de 284 anos. As obras mantiveram-se durante tanto tempo que se deu azo à expressão popular "obras de Santa Engrácia" para designar algo que nunca mais acaba. A igreja só foi terminada em 1966.

citação:Panteão Nacional
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Igreja de Santa Engrácia)

O Panteão Nacional de Portugal situa-se na freguesia de São Vicente de Fora, em Lisboa, na Igreja de Santa Engrácia.

O actual edifício está no local onde já tinha sido erigida uma igreja em 1568, por ordem da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I, por ocasião da criação da antiga freguesia de Santa Engrácia.

O templo passou a ter a função de Panteão a partir de 1916. Entre as personagens ilustres que aí estão sepultadas, encontramos Amália Rodrigues, depois de se alterarem as disposições legais que apenas permitiam a trasladação para o panteão nacional quatro anos após a morte da individualidade. No mesmo local encontram-se os restos mortais dos escritores João de Deus, Almeida Garrett e Guerra Junqueiro.

Os Presidentes da República portugueses Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona estão também aí sepultados.

São também evocados no Panteão Nacional, através de cenotáfios, as personalidades de Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Nuno Álvares Pereira, Vasco da Gama e do Infante D. Henrique, ainda que os seus corpos aí não estejam presentes.

Bolas !!! Já na Wikipedia falam nestas celebres obras. :([8)]

Por vezes as coisas não aparentam ser como são há primeira vista e depois torna-se bem mais complexo e complicado de executar, é o que poderá ter acontecido...

Eu por acaso até acho que empresas que não honrem os seus compromissos neste tipo de obras públicas deveriam indemnizar o Estado no valor total da mesma, mais juros...

Estamos fartos de empresas que apresentam, sistematicamente, trabalhos a mais, derrapagens orçamentais que todos pagamos e que ninguém pergunta porquê, para serem devidamente responsabilizados os respectivos oportunistas!...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Eu por acaso até acho que empresas que não honrem os seus compromissos neste tipo de obras públicas deveriam indemnizar o Estado no valor total da mesma, mais juros...

Estamos fartos de empresas que apresentam, sistematicamente, trabalhos a mais, derrapagens orçamentais que todos pagamos e que ninguém pergunta porquê, para serem devidamente responsabilizados os respectivos oportunistas!...

Infelizmente as derrapagens e os trabalhos a mais resultam de responsabilidades repartidas entre fornecedor e cliente ;)

E depois, em alguns casos, normalmente aquelas derrapagens mais pequenas, que resultam de erros de projecto ou de alterações necessárias não previstas.

Claro que, como em tudo, paga o justo pelo pecador. Quero com isto dizer, que uma simples derrapagem normal que, em muitos casos, é legitima e inevitavel, é sempre vista como conluio pela opinião pública em virtude de alguns calabotes em que o sector da construção civil nos tem habituado

citação:Originalmente colocada por Stratos

Por vezes as coisas não aparentam ser como são há primeira vista e depois torna-se bem mais complexo e complicado de executar, é o que poderá ter acontecido...

Meu caro, estamos a falar de mais 5 anos.

Mais de metade do tempo que demorou o dito a construir á mais de 100 anos.

Com os meios técnicos ao dispôr actualmente,não é compreensivel semelhante deslize.

Muito bem dito !!

E apoioado !!

É vergonhoso o que estas contrutoras fazem.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

citação:Originalmente colocada por Stratos

Meu caro, estamos a falar de mais 5 anos.

Mais de metade do tempo que demorou o dito a construir á mais de 100 anos.

Com os meios técnicos ao dispôr actualmente,não é compreensivel semelhante deslize.

Eu sei que são mais 5 anos ;)

Mas alguma razão tem de haver... se no entanto eles não fizeram nada durante o tempo que lá estiveram, não têm de receber o pagamento... mas como é obvio isso não se vai verificar..

citação:Originalmente colocada por hpventura

Infelizmente as derrapagens e os trabalhos a mais resultam de responsabilidades repartidas entre fornecedor e cliente ;)

E depois, em alguns casos, normalmente aquelas derrapagens mais pequenas, que resultam de erros de projecto ou de alterações necessárias não previstas.

Claro que, como em tudo, paga o justo pelo pecador. Quero com isto dizer, que uma simples derrapagem normal que, em muitos casos, é legitima e inevitavel, é sempre vista como conluio pela opinião pública em virtude de alguns calabotes em que o sector da construção civil nos tem habituado
É bem verdade, mas o que acontece, e arriscar-me-ía a dizer na maioria das vezes, é que normalmente há que prever trabalhos a mais e as respectivas derrapagens que sendo admissíveis quando sejam dentro das margens (...), já o não são quando duplicam, triplicam ... o preço da obra a pagar pelo dono da mesma...!...;)

E depois apregoam que os funcionário públicos é que emperram isto tudo, são uns inúteis...

Está aqui provado que as empresas portuguesas são um cancro!

citação:Originalmente colocada por zerorpm

E depois apregoam que os funcionário públicos é que emperram isto tudo, são uns inúteis...

Está aqui provado que as empresas portuguesas são um cancro!

Acho que não podemos generalizar dessa forma. As empresas não são um cancro, muitas das vezes são geridas cancerigenamente, o que não é bem a mesma coisa.

Mas afinal de contas a TD justificou ou não o pedido de adiamento das conclusão das obras?

Voltar
Superior