O tópico do linux

O que aconselham a instalar?

NC1WHdp.png

No meu, como relatei aqui há tempos, a opção do "recomendado" bloqueava-me o ecrã".
Tive que meter a "xserver...-nouveau"

Tenho aqui um velhinho portatil (CPU Core Solo @ 1.66, GPU Intel 945GM, 2 GB RAM), que se foi tornando completamente inutilizável com Windows, pelo que há algum tempo resolvi dar-lhe nova vida com Linux..

Depois de experimentar uma série de distros, tinha sempre alguma frustração, porque umas têm um aspecto moderno e consistente, mas são lentas. depois outras são rápidas mas têm um aspecto ultrapassado e inconsistente entre aplicações.

Mas tenho vindo a usar uma que me encantou, a elementaryOS.. Tem um look moderno, consistente, limpo, aproveita muito bem o ecrã que é relativamente pequeno, é rápida e leve e como é baseada nas versões LTS do Ubuntu é muito sólida e tem montes de software facilmente disponível.

Honestamente para quem quer algo simples, funcional e rápido, recomendo vivamente esta distribuição.

Pesquisa na net mas o secure boot do windows levanta mts problemas....
Nuno, podes dar umas luzes ?

Se o computador tem Windows 7, não deverá ter Secure Boot.
A menos que tenha sido comprado com Windows 8 e depois instalado o 7.
Apenas os computadores comprados com Windows 8, e posteriores, devem
ter o Secure Boot.

Não tendo Secure Boot, não deverá haver problema em instalar o Linux
noutra partição.

Se o computador tem Windows 7, não deverá ter Secure Boot.
A menos que tenha sido comprado com Windows 8 e depois instalado o 7.
Apenas os computadores comprados com Windows 8, e posteriores, devem
ter o Secure Boot.

Não tendo Secure Boot, não deverá haver problema em instalar o Linux
noutra partição.

Apenas Windows 7 foi utilizado neste computador [;)]

Portanto, posso fazer co-habitar os 2 OS?

Quem sabe, sabe! Pensei que win 7 tb tinha

O Secure Boot foi imposto aos fabricantes para terem o selo de compatibilidade
com o Windows 8. Antes do Windows 8 não havia Secure Boot.

Unified Extensible Firmware Interface - Wikipedia, the free encyclopedia
Unified Extensible Firmware Interface - Wikipedia, the free encyclopedia
In 2011, Microsoft announced that computers certified to run its Windows 8 operating system had to ship with secure boot enabled using a Microsoft private key.

Ainda chegaram a sair computadores com Secure Boot e juntamente com Windows 7.
Pelo menos um Toshiba que já não me lembro do modelo e um ThinkPad T420.

Se não estou em erro foram modelos que saíram na altura do Windows 8.

Para alguém "non technical" acho que o instalador do Ubuntu é um dos mais simples e mais robustos que existe, é difícil não ter sucesso na instalação com o instalador do Ubuntu, mesmo não tendo nenhuma noção de Linux, das partições que precisas, nem nada disso... Pelo que te recomendaria uma distribuição baseada em Ubuntu..

Eu tenho usado a ElementaryOS e gosto bastante, porque é bastante "clean", traz apenas o essencial pré-instalado, tem um óptimo aspecto, é super rápida e ao ser baseada em Ubuntu tem um excelente repositório de software pronto a instalar.. Se quiseres algo descomplicado e com óptimo aspecto, experimenta: http://elementaryos.org/

O próprio Ubuntu funciona bastante bem, embora já seja uma distro mais pesada porque traz muito mais software, tens outras como o Linux Mint, etc...

Última edição:
Voltar
Superior