O tópico do linux

O problema está em que o monitor não aparece sequer no ecrã "Display", não é reconhecido sequer, sim, terei que instalar os drivers da nvidia mas a minha questão é essa, como o poderei fazer?

No fedy (Fedora Utils) supostamente daria mas não vejo essa opção disponível.

Tenho o Fedora 20 neste portátil pq graças a esta mesma placa gráfica não consegui instalar nem ubuntus nem mints, só mm o fedora em modo gráfico básico

Site da nvidia, fazes download do driver para linux.
Arrancas em linha de comandos (inittab mudas o arranque para a opção 3 (salvo erro))
instalas o driver, provavelmente será só ./nome do driver ou sh nome do driver.
Voltas a colocar o inittab como estava, e terás tudo a funcionar

Quanto ao monitor externo, se iniciares o fedora com o monitor ligado na saida não dá nada?

Arrancas em linha de comandos (inittab mudas o arranque para a opção 3 (salvo erro))

Quanto ao monitor externo, se iniciares o fedora com o monitor ligado na saida não dá nada?

Em Fedora, o driver tem de ser instalado como utilizador "root".

Se fosse Ubuntu/Debian podias usar o "sudo" para instalar.

Agora sim.......com o melhor wallpaper do mundo![:p]

NXlfiOX.jpg

O sudo não é mais que uma autorização de root.
Coisa que os Ubuntu/mint fizeram para simplificar. Mal quanto a mim.
O debian ainda usa root.
Qualquer tipo de instalação tem que ser sempre o root a fazer, mesmo no Ubuntu/mint. Por isso é que é pedida uma pass sempre que tentas instalar ou actualizar algum programa.
Como tu es o root nem te apercebes disso.

O debian ainda usa root.
Qualquer tipo de instalação tem que ser sempre o root a fazer, mesmo no Ubuntu/mint. Por isso é que é pedida uma pass sempre que tentas instalar ou actualizar algum programa.

Óbvio, só estava a complementar com informação que não deste. Quando falei em sudo referi apenas que pods correr o instalador com o sudo, da mesma forma que até podes correr o instalador com o comando su desta forma:
su - -c "<comando a executar>"

E sim, Debian normalmente é como root, mas podes usar na mesma o sudo, dependendo se estiver configurado ou não (tal como no Fedora) [;)]

E arrisca-se a montanhas de dependências quebradas?
Bugs idiotas complexos de resolver?

Essas coisas, sempre que existam em repositório, instalam-se do repositório.
É um modo de garantir que não há problemas de dependências, nem que quebram
com updates.

E neste caso, existem repositórios com isso.
Portanto, instalar os drivers "à lá" Windows é um problema à espera de acontecer.

O debian ainda usa root.

?!?!?!?!?!

Ena tanta confusão que para aqui vai...

Tudo o que é UNIX-like tem o utilizador ROOT (0:0) e o comando SUDO (para
executar como super-utilizador (Super User DO).

E estamos a falar há décadas. No IST, quando eu vi UNIX pela primeira vez,
em 198x (não me lembro do ano exacto, porque também usei VAX antes do
UNIX), já era assim.

Portanto:

- Em FEDORA pode usar-se o SUDO, desde que o utilizador tenha permissões
para correr o SUDO.

- Os UBUNTU/MINT não fizeram o SUDO para simplificar, já existe há décadas
ainda antes de haver Linux.

E arrisca-se a montanhas de dependências quebradas?
Bugs idiotas complexos de resolver?

Essas coisas, sempre que existam em repositório, instalam-se do repositório.
É um modo de garantir que não há problemas de dependências, nem que quebram
com updates.

E neste caso, existem repositórios com isso.
Portanto, instalar os drivers "à lá" Windows é um problema à espera de acontecer.

Com os da nvidia nunca tive problemas... sempre foi pacífico...
O mesmo já não posso dizer dos ATI. E não teve nada a ver com dependências.

?!?!?!?!?!

Ena tanta confusão que para aqui vai...

Tudo o que é UNIX-like tem o utilizador ROOT (0:0) e o comando SUDO (para
executar como super-utilizador (Super User DO).

E estamos a falar há décadas. No IST, quando eu vi UNIX pela primeira vez,
em 198x (não me lembro do ano exacto, porque também usei VAX antes do
UNIX), já era assim.

Portanto:

- Em FEDORA pode usar-se o SUDO, desde que o utilizador tenha permissões
para correr o SUDO.

- Os UBUNTU/MINT não fizeram o SUDO para simplificar, já existe há décadas
ainda antes de haver Linux.

Caríssimo, não há confusão nenhuma, só mencionei o uso do root e do sudo pois o Cheires disse que era só sacar o driver e instalar, o que ia levar alguém que estivesse a ler a instalar sem permissões de root.
Tal como disse, podes usar o sudo em todos mas tens de configurar o sistema para isso.

Em Debian não se recomenda usar o sudo para usar o apt-get/aptitude, é uma guerra antiga que eu acompanhei quando usava o sidux.

Tudo o que tenha a base Ubuntu recomenda usar o sudo em vez do root para tudo e o sistema, eu uso o "sudo" para instalar os drivers da NVIDIA que saco do site, já tive um ou outro problema, resolúvel, claro mas não há nenhuma dependência a não ser ter os headers do kernel instalados por causa dos drivers poderem compilar, não conheço mais nenhuma dependência.

Quem quiser instalar o driver da NVidia deve ter o cuidado de se informar de como pode reverter se as coisas correrem mal, eu por precaução deixo sempre um binário da última versão instalada que funcionou, é só fazer login na consola e re-instalar o driver antigo para poder ter tudo outra vez direito. A outra alternativa é simplesmente abrir o ficheiro "/etc/X11/xorg.conf" e mudar o driver para na secção de "Device" para "nouveau" em vez de "nvidia" para usar o driver open-source.

Continuo a dizer às pessoas para instalarem Linux à vontade, sejam leigas ou não, só que recomendo principalmente aos que queiram aprender mais alguma coisa que metam as mãos na massa e não tenham medo de experimentar fazer ese tipo de coisas.

Se não se querem preocupar e valorizam a estabilidade e estejam satisfeitos com o sistema tal como ele é, façam como o Nuno156 diz e não instalem nada que não venha dos repositórios [;)]

Só um aparte, para aqueles que usam o Steam para Linux, recomendo instalarem o driver da NVIDIA do site e não se deixarem ficar pelos drivers dos repositórios (que normalmente são versões bem mais antigas que as actuais) [:cool:]

Para quê?
Mais vale fazer apenas "su".

Se ainda não tiverem uma password definida para a ROOT, basta fazer:
sudo passwd root
e mudar a password.

Precisamente por causa disso, agora nem sei, mas antes as distros baseadas em ubuntu vinham com a conta de root "desligada", e era preciso andar a fazer essas coisas. O "su" dava uma mensagem de erro qualquer e aconselhava o uso do "sudo".

Sempre me lembro do "sudo bash" ser a solução mais imediata para ter uma linha de comandos como root, sem usar o sudo.

bem, segui as "receitas" de instalação dos drivers nvidia,de alguns sites e aquilo acabou por não correr bem, instalou com sucesso mas depois ao arrancar a máquina, vejo o "loading" bem mas depois fica "black screen" sem aparente reacção.

Acabei por desinstalar o fedora 20 e just for fun, instalei o Korora 20. Num outro portátil + antigo, onde tenho o lubuntu e sem problemas de drivers consigo dar uso ao monitor externo.

Acho q vou mas é instalar o virtual box e fazer essas experiências com distros lá :)

bem, segui as "receitas" de instalação dos drivers nvidia,de alguns sites e aquilo acabou por não correr bem, instalou com sucesso mas depois ao arrancar a máquina, vejo o "loading" bem mas depois fica "black screen" sem aparente reacção.

Acabei por desinstalar o fedora 20 e just for fun, instalei o Korora 20. Num outro portátil + antigo, onde tenho o lubuntu e sem problemas de drivers consigo dar uso ao monitor externo.

Acho q vou mas é instalar o virtual box e fazer essas experiências com distros lá :)

Ao instalares o driver, confirmaste a substituição do ficheiro Xorg.conf no fim, pelo ficheiro que o da NVIDIA gera?

Ao instalares o driver, confirmaste a substituição do ficheiro Xorg.conf no fim, pelo ficheiro que o da NVIDIA gera?

Não e nem o sei fazer, sou bastante totó ainda no linux. Reparei foi que depois de instalado o Fedora estava a arrancar com outro grafismo (símbolo loading em vez da progress bar básica a carregar) mas depois não tinha imagem a partir dai.

Não e nem o sei fazer, sou bastante totó ainda no linux. Reparei foi que depois de instalado o Fedora estava a arrancar com outro grafismo (símbolo loading em vez da progress bar básica a carregar) mas depois não tinha imagem a partir dai.

Errr... és totó ao ponto de não saber ler? [:D] Se seguiste as instrucções como devias, no fim ele pergunta "Quer substituir (ou criar de novo) um Xorg.conf?" ao que tu escolhias a opção "SIM".

De qualquer das formas, foi o que eu disse atrás, se não tens disponibilidade de por as mãos na massa e psquisar um pouco no Google, não arrisques na instalação dos drivers [;)] Ou então pede a alguém que perceba e que tenha disponibilidad para estar ao teu lado para fazer isso.

Voltar
Superior