O tópico do linux

Manjaro netbook.
É uma versão dedicada apenas aos netbooks com intel atom.

https://forum.manjaro.org/index.php?topic=7319.0

Uma coisa que notei quando experimentei é que as janelas das aplicações abrem sempre no modo maximo, para reduzir o tamanho das janelas tem que se ir ao segundo icon e clicar, nada de maior.
Tenho um Acer aspire one D-250 e estou a pensar instalar esta distro, logo que tenha tempo.

Um dos problemas destes netbooks é que aquecem imenso, têm uma ventoinha minuscula, que mal dá conta do recado e o cooler, não passa de uma simples chapa de aluminio aplicada sobre o CPU/GPU, aconselho a o mais rápido possivel trocarem a pasta termica de origem por uma de melhor qualidade.

Obrigado aos dois pelas respostas apr:)

Vou averiguar qual dois dois se comporta melhor. O win7 mal consegue abrir um video do youtube em condições...

Ja agora qual pasta termica a malta usa para cpu e gpu ? Isto para note e netbooks

Última edição:
Atom 1.6 = Desespero!

Não há Linux que salve isso, até pode ser rápido abrir o sistema operativo, mas assim que queiras abrir uns sites com animações ou videos atasca logo, esse processador devia ser banido da face da terra [:vm)]

Atom 1.6 = Desespero!

Não há Linux que salve isso, até pode ser rápido abrir o sistema operativo, mas assim que queiras abrir uns sites com animações ou videos atasca logo, esse processador devia ser banido da face da terra [:vm)]

Pois eu sei, mas preciso dele para web browsing, wareztuga e office...

Vou colocar um ssd para aumentar a autonomia dele.

Qual foi o Mint que instalaste?
Cinnamon?
Mate?
KDE?
XFCE?

O tamanho das letras muda-se nas configurações, a resolução deve ser sempre a
nativa do ecrã (seja Linux e/ou Windows, exceptua-se o OS X em ecrãs Retina).

Cinnamon.

A bateria também se gasta mais depressa
(Mas já alguém por aqui me tinha avisado que o Cinnamon era pesadote)

KDE e Cinnamon só em PC mais recentes que aguentem (5 ou 6 anos talvez)

O meu LG aguentava o KDE mas não podia abrir muita coisa nem ter muitas animações ligadas....

Xfce é o melhor compromisso.

Uma dúvida para os entendidos,

Tenho o Fedora 20 instalado, tenho uma placa geForce qlq da nvidia, como faço para o fedora reconhecer um monitor externo, ligado?

Uma dúvida para os entendidos,

Tenho o Fedora 20 instalado, tenho uma placa geForce qlq da nvidia, como faço para o fedora reconhecer um monitor externo, ligado?

Só quem usar Gnome 3 ou Cinnamon te poderá ajudar com mais detalhe.
Normalmente o pessoal daqui usa XFCE ou KDE.

Mas em princípio deverás ter nas ferramentas de sistema um utilitário
para os monitores, que deverá permitir activar e indicar o que aparece
em cada monitor.

Tipo isto:
Dual Monitor Setup — OpenLP 2.0 Reference Manual

Não deverá ser muito diferente do Windows, XFCE, KDE, Gnome 2, etc.

Nota:

O problema do FEDORA é que não é muito indicado para principiantes.
O projecto FEDORA é da RED HAT, e por princípio não incluem nos seus
repositórios nada que não seja Open Source com licença GPL.

Já outras distribuições, principalmente as baseadas em UBUNTU, incluem
todos os drivers dos fabricantes logo nos repositórios. Até detectam e têm
um gestor de drivers proprietários.

Só quem usar Gnome 3 ou Cinnamon te poderá ajudar com mais detalhe.
Normalmente o pessoal daqui usa XFCE ou KDE.

Mas em princípio deverás ter nas ferramentas de sistema um utilitário
para os monitores, que deverá permitir activar e indicar o que aparece
em cada monitor.

Tipo isto:
Dual Monitor Setup — OpenLP 2.0 Reference Manual

Não deverá ser muito diferente do Windows, XFCE, KDE, Gnome 2, etc.

O problema está em que o monitor não aparece sequer no ecrã "Display", não é reconhecido sequer, sim, terei que instalar os drivers da nvidia mas a minha questão é essa, como o poderei fazer?

No fedy (Fedora Utils) supostamente daria mas não vejo essa opção disponível.

Tenho o Fedora 20 neste portátil pq graças a esta mesma placa gráfica não consegui instalar nem ubuntus nem mints, só mm o fedora em modo gráfico básico

Alguem recomenda uma boa distro para netbook ? 1.66ghz atom...

no netbook atom n280 1.66mhz que tenho uso Lubuntu e não tenho qualquer razão de queixa quanto a navegar na net, youtube, torrents, processamento de texto e folhas de cálculo (libreoffice), ver filmes (VLC player). Estou a utilizar o lubuntu para escrever este post. Não experimentei outras distros nesta máquina porque o Lubuntu chega bem para a utilização que pretendo.

O problema está em que o monitor não aparece sequer no ecrã "Display", não é reconhecido sequer, sim, terei que instalar os drivers da nvidia mas a minha questão é essa, como o poderei fazer?

No fedy (Fedora Utils) supostamente daria mas não vejo essa opção disponível.

Tenho o Fedora 20 neste portátil pq graças a esta mesma placa gráfica não consegui instalar nem ubuntus nem mints, só mm o fedora em modo gráfico básico

Nem fazendo DETECT DISPLAYS (botão no canto inferior esquerdo)?

Se não der, experimenta:
1. desligar o computador.
2. ligar o cabo do monitor ao computador.
3. ligar o monitor.
4. ligar o computador.

Quanto aos drivers, quando eu usava FEDORA (antes de terem mudado para Gnome3,
porque deixei de usar assim que mudaram para Gnome3, acho que a última versão
que usei foi o FEDORA 14), existia um repositório alternativo (fora da RED HAT) que
tinha essas coisas para o FEDORA.

Acho que era este, mas já não me recordo.
RPM Fusion - RPM Fusion

Mudei para Linux Mint XFCE.
Não estou para aturar a parvoíce do Gnome 3 e das alterações que fizeram ao Anaconda.
Estragaram tudo.

Atom 1.6 = Desespero!

Olha que não.
Isso que referes de animações e tretas de browser resolve-se bem e não é nada exclusivo ou derivado do notebook use um 1.6 ou um 3000.
Se notas problemas num note com 1.6 com tudo ativado, tambem vais notar deficuldades num processador mais potente.
É mesmo do problema de suporte das pag e de lixo agregado pelas mesmas.

O aspire que indiquei acima, tem algumas tralhas desativadas por defeito e mais umas porcarias irritantes que costumam abrir quando se acede ás paginas e é tão ou mais rápido que muitos pc´s de topo.
Youtube abre sem problemas, videos tambem os vejo bem e sem cortes.
É uma questão de veres o que precisas de manter ativo ou não.

Obrigado aos dois pelas respostas apr:)

Vou averiguar qual dois dois se comporta melhor. O win7 mal consegue abrir um video do youtube em condições...

Ja agora qual pasta termica a malta usa para cpu e gpu ? Isto para note e netbooks

Eu quando abri o meu usei uma artic silver que tinha por aqui, agora não me lembro se foi a 4 ou a 5 a pasta era cinzenta escura e a bisnaga já não tinha o rotulo foi mesmo o resto que aproveitei para o aspire.
Mas isso podes meter uma qualquer desde que tenha qualidade e leve pasta deve melhorar.

Quando abrires, vais ver o que referi, a chapa de aluminio a fazer de cooler e uma fan minuscula... lol

Última edição:
Vou deixar isto aqui porque não uso windows ou osx, só uso Gnu/Linux quem quiser que passe a noticia ás outras secções uma vez que este virus pode infectar qualquer máquina/aparelho/periférico independentemente da plataforma onde se liga.

This thumbdrive hacks computers.

Última edição:
Atom 1.6 = Desespero!

Sou obrigado a concordar...
Ainda assim, a melhor distro que tive no Asus 1000H
foi a Meego, seguida do Lubuntu!
Curiosamente, o Win 8 na versão RC ficava bastante
mais rápido que o Lubuntu!

Já ando com o XFCE.
O look é mais fracote que o Cinnamon, e parece-me os dois iguais (em termos de rapidez)

Agora, com o xfce não estou a conseguir entrar no skype (com conta microsoft)

Já ando com o XFCE.
O look é mais fracote que o Cinnamon, e parece-me os dois iguais (em termos de rapidez)

Agora, com o xfce não estou a conseguir entrar no skype (com conta microsoft)

A única diferença do XFCE para o Cinnamon (ou outro), é o ambiente gráfico (gestor de
janelas e aplicações base). Tudo o que é aplicação funciona em qualquer ambiente gráfico
do mesmo modo. Ou seja, não há razão para que o SKYPE funcione num ambiente e não
funcione noutro.
Seja como for, o SKYPE é da Microsoft. Tens a certeza que queres voluntariamente
instalar um vírus no Linux?

De vez em quando utilizo o skype. Dava-me jeito tê-lo a funcionar.

Mas deve ser algum bug da microsoft, pois o programa abre, só não consigo fazer log in

Edit: Afinal devia ser do Skype.
Actualizou-se do 4.2 para o 4.3 e está tudo a funcionar normal

Última edição:
Voltar
Superior