O tópico do linux

Rui, podes colocar o dvd no teu portátil. Vai chegar a um ponto em que te vai aparecer o ambiente de trabaslho linux mas "fantasma" para que possas testar, brincar e tal. Terás um icone de instalação e até que o executes, nada é instalado. Mas aguarda por mais opinioes pq tenho medo do win8 e do que ele possa fazer com um cd de linux na drive

Obrigado.

O meu tem o Wndows 7.

A ISO (XFCE 32-bit) foi descarregada a partir do link da Universidade do Porto, gravei num DVD+R ( a ISO tem 1,16 GB) e segui as instruções de gravação desse link.

O DVD tem conteúdo, pois se o abrir no meu PC o conteúdo aparece. Há riscos em apenas testar o arranque deste DVD no meu portátil pessoal?

Acho estranho o portátil ter vírus... Era o computador de serviço da minha namorada, até há uns anos, após isso foi comprado por um valor simbólico. Antes de lho entregarem foi formatado por questões legais (licenças de software) no dep. de informática da empresa. Desde esse dia (há uns 2 anos) até hoje, tem estado guardado na mala.

Dará para fazer o arranque a partir doutro suporte? Pen?

Será que pode haver algum virus no meu portátil pessoal que esteja a dar cabo do processo?

Era precisamente desse que eu estava a falar.
Ou seja, onde vírus poderão causar algum problema é precisamente no computador
que é usado para descarregar as ISO e/ou para as gravar.

Uma cena que me deixou bastante surprendido em termos de segurança.

Instalei um Lubuntu há tempos num "PC de férias" e este fim de semana voltei a pegar nele. Esqueci-me da password root...

Bom, em 2 minutos consegui redefinir uma password nova através do arranque em modo de segurança.

Isto é suposto ser assim tão fácil? Um gajo chega um PC com linux e redefine a passworde root em 2 minutos?

Será por isso que eles dão sempre opção de encriptar pasta de documentos qd se criam usres novos?

Já respondeste à tua própria questão.
No Windows não é diferente.
Tendo acesso físico a uma máquina, as passwords são irrelevantes, qualquer que seja o SO.
A menos que os conteúdos estejam encriptados.

Ainda assim parece-me uma falha grave já que, no acto de instalção eles dizem claramente que não podes esquecer a pass root senão bla bla bla e depois constato que se redefine com 2 comandos...

Tenho ideia que no Windows é bem mais complicado redefinir a pss de admin...

Não, não é.
How to Reset Administrator Password in Windows Server 2008R2

De qualquer modo, não necessitas da password para nada.
Fazes boot com um CD de Linux, e acedes a tudo o que quiseres no disco do Windows.

Para despistar esta hipótese posso arrancar com o ISO do Linux no meu Toshiba com Windows 7?

Acabei de pôr o meu Toshiba a arrancar com o dvd gravado por ele.

Voltei a tentar no HP e nada, continua a dar a mesma mensagem de erro.

O HP, antes de ser formatado funcionava a 100%.

Acabei de pôr o meu Toshiba a arrancar com o dvd gravado por ele.
Voltei a tentar no HP e nada, continua a dar a mesma mensagem de erro.
O HP, antes de ser formatado funcionava a 100%.

Esse HP tem leitor de DVD?
Não será apenas CD?
Ou então apenas lê DVD-R e tu gravaste um DVD+R...

É que há DVD-R e DVD+R.
Parece igual, mas não é.
DVD-R - Wikipedia, the free encyclopedia
DVD+R - Wikipedia, the free encyclopedia
DVD-RAM - Wikipedia, the free encyclopedia

Por aquilo que eu vejo aqui:
HP Compaq nc6400 Business Notebook PC (RB515UA) specifications - HP Products and Services Products
nem todos têm o mesmo tipo de leitor de DVD.
Ou seja, é bem possível que esse leitor leia apenas DVD-R (o formato mais antigo).
E tu gravaste DVD+R, segundo disseste.

sim, ele tem leitor de dvd.

Realmente pode ser uma das hipóteses para correr mal. Amanhã vou ver se arranjo um dvd-r e depois deixo feedback.

Também não consigo garantir que seja o original ainda...

sim, ele tem leitor de dvd.

Realmente pode ser uma das hipóteses para correr mal. Amanhã vou ver se arranjo um dvd-r e depois deixo feedback.

Também não consigo garantir que seja o original ainda...

DVD-R e força a gravação para o máximo de 4x (de velocidade), às vezes os leitores também se passam por causa da velocidade de gravação ser superior ao suportado pelo DVD player, gravando a 4x garantes mais compatibilidade [;)]

Já estou a bombar com o mint 17 desde ontem. ;) Até agora 5 estrelas com o mint. Estou a ter alguns problemas, mas parecem-me tanto azelhice minha como a nível de hardware, visto este pc já ter caído várias vezes e estar ligado à tv. E aqui começa o primeiro problema... não consigo de maneira nenhuma redimensionar o ecrã, está demasiado grande e é uma chatice porque não consigo fechar páginas web, fazer scroll, etc. Tem de ser por intuição, é apontar o rato ao canto superior direito e esperar que feche. Inclusive nem a barra de tarefas conseguia ver, tive de andar a apalpar terreno. Já tentei vários formatos na televisão e nas definições de ecrã, mas continua grande...

Depois, e isto parece-me mais hardware, algumas vezes quando fica ligado algum tempo entra numa espécie de suspensão que não é suspensão, deixa de responder quando o tento acordar e tenho de reiniciar o bicho outra vez. É estranho porque continua com a luz de ligado acesa, mas simplesmente não responde ao toque.

Por fim, e está tem mesmo a ver com o Linux, quando tento sacar algum software algumas vezes aparecem-me imensas possibilidades em termos de escolha, e eu não sei qual será o melhor, visto que raramente me aparece o mint.... é o ubuntu? E qual é a versão, a mais recente?

Obrigado.

Podes escolher Ubuntu se não houver Mint
No entanto, software só dos repositórios!!!
Não instalr nada fora disso a não ser em último recurso
P. ex. o QBit Torrent dos repositórios tinha um bug que fazia a ligação cair frequentemente.
Tive de instalar via ppa.

mint para um pc velhinho com 1gb de ram.
existe?
Neste momento ele tem o Ubuntu 12lt, sera que vale a pena mudar?
Ja agora também da para fazer boot por pen só para teste?

Última edição:
Voltar
Superior