O tópico do linux

Bem...o Trusty Tahr tem o mesmo problema de teclado.....
O meu portátil acho que já não aguenta o kernel mais recente.....não consigo colocar o teclado a funcionar.

Foi só para experimentar e no ambiente Live CD o teclado não funciona tal como não funcionou no Mint 16....

Creio que encontrei uma solução para o teu problema do teclado. Experimenta o seguinte:

No terminal:
sudo gedit /etc/default/grub
Acrescenta "8042.nopnp=1 i8042.dumbkbd=1" na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”

Fica assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash 8042.nopnp=1 i8042.dumbkbd=1″
Gravas e depois no terminal fazes "sudo update-grub" e reinicias a máquina.

Depois dá feedback!

Eu não dou segundas oportunidades.

Continua a utilizar o Unity, não tem hipoteses.

Uma questão a todos, porque é que o linux em várias distros vem com o web icedtea java plugin, que está sempre a crashar e a dar problemas quando eu desinstalo sempre e coloco o Java JRE da oracle e funciona às mil maravilhas, porque não vir já com este último por defeito?

Continua a utilizar o Unity, não tem hipoteses.

Uma questão a todos, porque é que o linux em várias distros vem com o web icedtea java plugin, que está sempre a crashar e a dar problemas quando eu desinstalo sempre e coloco o Java JRE da oracle e funciona às mil maravilhas, porque não vir já com este último por defeito?

Porque é proprietário e closed source.
List of Java virtual machines - Wikipedia, the free encyclopedia
IcedTea — has the only working free software Java Web browser plugin.

Seja como for, o OpenJDK e IcedTea são mais seguros que o da Oracle.
Ainda assim, o ideal é não ter nenhum plugin JAVA instalado (nem FLASH).

Porque é proprietário e closed source.
List of Java virtual machines - Wikipedia, the free encyclopedia

Eu não sei se é azar meu, mas o icedtea está sempre a crashar e aconteceu-me já em várias distros:(
Fiquei muito mal impressionado.

O java plugin apenas corre quando quero, não está para correr por defeito em todas as páginas, mas existem algumas páginas que necessito usar java.

Nim, o OracleJDK é baseado no OpenJDK e tem poucas components realmente fechadas (uma delas é, por exemplo a biblioteca das fontes). O que tem sido mais "fechado" são as correcções de segurança qu a Oracle tem feito, a maioria dos buracos tem vindo da SUN e a estratégia não é de todo errada excepto na parte em que a partilha desses fixes é feita de forma muito desfasada com a comunidade de Opn Source mas é lógico qu aconteça, o Java é base de muitos serviços críticos que compõem imensos servidores aplicacionais por esse mundo fora, s a Oracle começasse a debitar a lista de buracos a torto e a direito ia gerar caos no mundo comrcial e, provavelmente, muitos problemas para quem gere essas infraestruturas, é muito dinheiro em jogo, muito mesmo.

Quanto a ter deixado de integrar o Ubuntu e o Linux, a Oracle o comprou retirou a licença que permite que o Java seja incluído com os sistemas operativos, a "Operating System Distributor License for Java", sejam o SO o Windows, Mac ou Linux, daí já não vir com nenhuma distro:

Ubuntu automatically removing Java from systems - Neowin

O plugin do Java normalmente não excuta por defeito, ao contrário do FLASH que só bloqueia se instalares um flash/ad blocker o plugin de java não arranca logo, é preciso dar autorização o que permite maior controlo ao utilizador.

O Java pode ter muitos buracos, mas só é utilizado a nível da web como plugin em muitos poucos sites (podem experimentar a aplicação dos tempos da Formula 1, é Java e arranca no browser). Além disso, a Oracle tem trabalhado bastante na segurança, principalmnte nestas últimas versões, basta ver os patches que têm saído e ler um pouco sobre o foco em segurançã nesta nova versão 8.

No computo geral a ideia que fica é que o Linux é um sistema altamente modular e portanto pode ser muito eficiente adaptá-lo para resolver soluções muito concretas. Não será à toa que é tão utilizado como base para tantas coisas, desde sistemas operativos móveis e computadores de bordo nos automóveis, boxes de TV, etc. Isso e o facto de ser grátis, obviamente.
Mas enquanto SO de desktop julgo que se depara com muitos problemas, porque há milhentas configurações de hardware, os fabricantes estão constantemente a implementar novas soluções, e claro, deve ser muito difícil acompanhar as coisas quando são os próprios fabricantes a não colaborar. E aí concordo plenamente com o Bolide quando diz que os fabricantes não perdem tempo com um SO que só tem 2% de quota de mercado nos desktops. A qualidade não é para aqui chamada, nem o Bolide se referiu a isso. A questão deve ser em boa parte económica. Os fabricantes de componentes perguntam-se: devemos aplicar tempo e dinheiro para desenvolver soluções para 2% do mercado? E esses 2% quanto lucro geram? É que podia dar-se o caso de ser tipo Apple, em que o retorno por Cliente é elevado, mas desconfio que isso não se passará no Linux nem de perto nem de longe.

Do ponto de vista de experiência de utilização, estas distros que experimentei transmitem-me muito a ideia de serem um grande estaleiro onde tudo está constantemente em obras, com muitas equipas autónomas a trabalhar, mas sem grande coordenação.

No meio disto tudo o que me chateia mesmo é ser quase obrigado a ir para o Windows por razões de produtividade (get things done), sabendo que vou ter que aturar anti-virus, anti-trojans, anti-malware, que vou ter de andar de olho na fragmentação do disco, enfim, aquelas coisas que sabemos.

Repara uma coisa, os fabricantes de hardware só querem uma coisa: vender hardware nada mais, para eles teoricamente é-lhes irrelevante o SO que o equipamento leva ou deixa de levar. O que se passa é que esses equipamentos deviam vir sem SO e o mesmo devia ser escolhido pelo utilizador final no âmbito da compra, mas tal não acontece porque a M$ firmou acordos com grande maioria dos fabricantes em que lhes dá um retorno de X% sobre as vendas dos equipamentos que levem Windows, contrariamente ao que acontece com qualquer distro linux.
Ainda há poucos anos as próprias lojas de informática lucravam pelo simples facto de aconselharem os clientes a comprarem Windows ou pc's com Windows, a M$ paga-lhes uma margem de lucro pela venda de cada licença ou pc com o SO OEM instalado.
Como se pode constatar existe uma clara concorrência desleal e os legisladores desconhecem como funciona este mundo da informática ou fazem orelhas moucas pois também mamam algum. De reparar que a UE penalizou fortemente a M$ pelo Windows trazer Media Player e Internet Explorer não apresentado alternativas, mas nunca foi capaz de penalizar os fabricantes por colocarem apenas esse SO nos seus equipamentos sem apresentarem alternativas!

É um bom ponto de partida, com a atenção de optar pela release de 32bit com xfce(Xubuntu).

Podes também experimentar o Mint 32bit(Mate ou xfce).

Lubuntu ou Xubuntu? Já li de tudo...e infelizmente (ou felizmente) distros de Linux existem para cada gosto...quero para o básico...nada de jogos, nem nada xpto para processadores de imagem...um boot rápido...e que se mexa...mais que o XP ( o que não é dificil LOL)

Lubuntu ou Xubuntu? Já li de tudo...e infelizmente (ou felizmente) distros de Linux existem para cada gosto...quero para o básico...nada de jogos, nem nada xpto para processadores de imagem...um boot rápido...e que se mexa...mais que o XP ( o que não é dificil LOL)

Pessoalmente optaria por distros com xfce(Xubuntu, Mint xfce). Se notares um consumo de recursos acima do desejado, uma distro com lxde(Lubuntu) é uma segunda opção sendo teoricamente mais leve.

No fundo nada como experimentar.

qual e a diferença entre as long term support e as outras em termos practicos?
Que suporte e esse?

As releases normais têm 9 meses de actualizações de segurança, e são lançadas de 6 em 6 meses. As versões LTS são lançadas de 2 em 2 anos e têm 5 anos de suporte em termos de actualizações de segurança.

Para um user domestico a diferença não é nenhuma... Porque são raras as pessoas que não acabam por actualizar quando sai uma nova versão, especialmente em distros como o Ubuntu em que o processo de actualização é tão simples e transparente para o utilizador. Como sai uma nova versão a cada 6 meses, desde que sai a nova versão tens cerca de 3 meses para actualizar até deixares de ter actualizações de segurança.

No caso de corporações, ou ambientes profissionais, ou pessoas que não gostam de actualizar, onde a regra costuma ser "se funciona não se mexe", as versões LTS permitem manter um sistema com as actualizações de segurança, mas sem mudanças na funcionalidade durante 5 anos.

As actualizações que aqui se fala são apenas correcções de segurança, que vêm corrigir falhas entretanto descobertas. Novas funcionalidades, ou novas versões dos programas, por norma só são lançadas quando sai uma nova versão da distribuição, ou seja, de 6 em 6 meses no caso das versões normais, ou de 2 em 2 anos para quem preferir apenas usar as LTS.

Última edição:
Estava a pensar instalar o ubuntu 14 novo, ou mesmo o anterior.

Tenho de momento o linuxmint 16 instalado nesta máquina que tem as seguintes caracteristicas:
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E4400 @ 2.00GHz
2GB de ram

Será que aguenta bem o novo ubuntu?

Que diferenças haverá entre o Ubuntu e o linux mint16?

Quando instalei o linux mint ha umas semanas, fi-lo porque queria um substituto para o windows 7.
O linux mint tem cumprido À risca, estou muito bem impressionado.
O Ubuntu cumprirá bem a função?
Obrigado
original

Estava a pensar instalar o ubuntu 14 novo, ou mesmo o anterior.

Tenho de momento o linuxmint 16 instalado nesta máquina que tem as seguintes caracteristicas:
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E4400 @ 2.00GHz
2GB de ram

Será que aguenta bem o novo ubuntu?

Que diferenças haverá entre o Ubuntu e o linux mint16?

Quando instalei o linux mint ha umas semanas, fi-lo porque queria um substituto para o windows 7.
O linux mint tem cumprido À risca, estou muito bem impressionado.
O Ubuntu cumprirá bem a função?
Obrigado
original

Eu uso num Core Solo @ 1.66 Ghz e funciona, não é nenhum campeão de velocidade, mas comparando com o desempenho que tinha com o Windows 7 parece que voa..

Voltar
Superior