O tópico do linux

Bem, a lista nunca mais acaba. O Mint continuo com muitos problemas, sobretudo no acesso à minha rede de discos e NAS. Funciona no protocolo samba/cifs e o que eu reparei é que o Mint estava a lidar muito mal com as comunicações. As janelas do gestor de ficheiros demoravam muito a abrir pastas, a velocidade de transferência era lenta, etc. Resolvi reinstalar o Mint 15 XFCE todo de raíz. Isto pareceu resolver os problemas de lentidão e tudo parecia bem... Até que desliguei o computador, fui almoçar, e quanto o volto a ligar fiquei sem acesso à placa de rede wifi!!! Sem ter feito nada! Note-se que a placa está bem. Basta arrancar com o Live CD e tudo funciona bem. Conclusão: Acho que não vou dar terceira oportunidade a isto.

Exacto.
Estava tudo bem até ao momento em que começaste a tentar "resolver problemas".

O network-manager não se pode dar mal com placas nenhumas, porque não tem
nada a ver com drivers. O WICD terminou em 2012. Já não é mantido.

Se há coisa que funciona bem no Linux são comunicações.
Provavelmente o teu problema é o mesmo do Tiago (que comprou um Apple), que
tinha um router WiFi configurado com canais automáticos (acima do canal 11), e o
Mac apanhava o sinal de um router configurado como US em lugar de Macau, e por
isso não usava canais acima de 11. Sempre que o router mudava para um canal
acima de 11 a ligação caía.

E aquilo de o Linux funcionar mal com redes diferentes de WORKGROUP não é verdade.
Na minha rede não uso esse nome e funciona tudo bem.

Entretanto tinha escrito mais coisas, mas o fórum foi novamente abaixo, perdi o que
tinha escrito, e já não me recordo do que era.

Fazendo um update: afinal os problemas com o wifi não ficaram resolvidos. A conexão estava a cair de 15 em 15 minutos, mais ou menos. o iwconfig dava "tx excessive retries" de 2 em 2 minutos. Seguindo umas opiniões foruns da net, removi o network-manager e instalei o wicd. Parece que resolveu. Pelos vistos o network-manager que vem com o Mint não se dá bem com placas wireless da Atheros.

A minha tb é Atheros e funcionou sempred bem! Boa sorte com isso [;)]

A minha tb é Atheros e funcionou sempred bem! Boa sorte com isso [;)]

Exacto, isso é que +e verdadeiramente estranho. Da primeira vez que instalei o Mint ele sempre funcionou bem em wifi. Desta vez, deu problemas!
Quanto ao network-manager, não sei se foi disso ou não, mas o que sei é que desde que o desinstalei e instalei o wicd o wifi ficou a funcionar bem! E o canal do meu router é fixo (canal 6).

Exacto.

Se há coisa que funciona bem no Linux são comunicações.
tinha um router WiFi configurado com canais automáticos (acima do canal 11), e o

E aquilo de o Linux funcionar mal com redes diferentes de WORKGROUP não é verdade.
Na minha rede não uso esse nome e funciona tudo bem.
.

Ok, mas eu tinha mudado o nome do domínio num menu qualquer e no smb.conf o nome continuou a ser "workgroup". Tive que o editar à mão.

Exacto.

Percebo bem o que dizes e de facto tem toda a lógica. Mas o que é facto é que a sua substituição pelo Wicd resolveu os meus problemas. E olha que esta foi praticamente uma solução de úlltimo recurso, porque eu verifiquei tudo, até o driver (ath9k). Só me faltou instalar um driver do windows no ndiswrapper, mas achei por bem não ir por uma solução "recauchutada" dessas.
Achas que há alguma vantagem concreta do network-manager que me deva fazer tentar voltar a instalá-lo ou, tendo em conta que com o Wicd resolvi o meu problema, mais vale deixar as coisas como estão?

Eu de facto tenho um canal fixo abaixo de 11. Mas se fosse esse o problema então eu já teria tido dificuldades com o wireless desde o início e eles só começaram no sábado.

Eu agora não tenho aqui o meu portátil, mas provavelmente vou precisar de ajuda para montar o disco que está ligado ao Aiport Extreme. É que eu consigo encontrá-lo e acedê-lo na rede através quer do gestor de ficheiros quer do browser, mas não estou a conseguir montá-lo como recurso (/media/disco).
Surge-me a mensagem: error(13): permission denied. Só que já verifiquei estar tudo correcto e ele até está montado no macbook pro exactamente da mesma maneira, e lá não dá problema nenhum.
Julgo que também tens uma Airport, não é? Não tiveste problemas com isto?

Última edição:
Desculpem o desabafo, mas estou absolutamente f..lixado com o Linux Mint Xfce. Pensei que tinha encontrado uma plataforma estável, mas os problemas têm sido tantos, sobretudo hoje, que começo a ter saudades do Windows.
(...)

Pena o projecto Mint Debian XFce ter sido descontinuado face ao, a meu ver, menos estável Mint "Ubuntu" XFce.

Pena o projecto Mint Debian XFce ter sido descontinuado face ao, a meu ver, menos estável Mint "Ubuntu" XFce.

Sim é uma coisa com a qual não estou muito confortável. Tive boas experiências com o Ubuntu no início, a ponto de o ter recomendado a vários amigos, mas actualmente toda a gente diz que o sistema ficou demasiado pesado e instável. Não sei se é verdade, mas é o que corre por aí.

boas,

sou um ignorante no que toca a linux..[:)] mas até poderia estar disposto a experimentar[;)]

como está o linux com os drivers? já se encontra tudo? mesmo os que estão a sair "hoje" para o mercado?
e em relação aos programas como o office? coisa que já conheço à perto de 20 anos e ainda não conheci nada que funcione tão bem como o da microsoft..

a nível de segurança sempre o "conheci" como um sistema seguro, parece ser mesmo a mais valia do so..

boas,

sou um ignorante no que toca a linux..[:)] mas até poderia estar disposto a experimentar[;)]

como está o linux com os drivers? já se encontra tudo? mesmo os que estão a sair "hoje" para o mercado?
e em relação aos programas como o office? coisa que já conheço à perto de 20 anos e ainda não conheci nada que funcione tão bem como o da microsoft..

a nível de segurança sempre o "conheci" como um sistema seguro, parece ser mesmo a mais valia do so..

Na minha opinião o LibreOffice está muito bom. Ainda não o testei aos limites, mas para aquilo que faço em casa chega e sobra perfeitamente.Só há uma aplicação que eu acho que continua a ser imbatível no office da MS, que é o Excel, mas mesmo aí a diferença só se nota quando as exigências são muito grandes. Não consigo imaginar uma utilização caseira que ponha a folha de cálculo do LibreOffice à prova.

Malta

Qual o vosso linux de eleição para programarem ? Desde assembly a java.

Abraço

Os Debian/*buntu são os meus preferidos, a nível de bibliotecas de programação estão bem actualizados e têm os pacotes necessários disponíveis para fazer face às necessidades do programador sem grande chatice [;)]

x2 com preferência pelo Debian com UIs GTK.

Normalmente dou preferência ao KDE4 e quase sempre o usei nos meus sistemas mas já usei de todos, Gnome 2 e XFCE foram os mais usados para além do KDE4. Para mim o importante é mesmo a facilidade de trabalhar com o SO para poder resolver problemas de compatibilidades e bibliotecas o mais rapidamente possível, caso precise.

pessoal do linux.

Não consigo fazer updates nem instalar o vsftpd

Tentei o sudo apt-get update e recebo msgs como
failed to fecth
isto no ubuntu server que tenho enquanto guest numa virtualbox e o host é um linux mint.

no linuxmint consigo fazer updates
ja fiz um ping do ubuntu server ao 8.8.8.8 e responde, portante tem net

que se passará?

Última edição:
pessoal do linux.

Não consigo fazer updates nem instalar o vsftpd

Tentei o sudo apt-get update e recebo msgs como
failed to fecth

isto no ubuntu server que tenho enquanto guest numa virtualbox e o host é um linux mint.

no linuxmint consigo fazer updates
ja fiz um ping do ubuntu server ao 8.8.8.8 e responde, portante tem net

que se passará?

O 8.8.8.8 é o endereço do servidor DNS da google, não implica que a tua máquina esteja a fazer pedido de DNS a esse servidor.

Experimenta na consola fazer "host pt.archive.ubuntu.com" e verifica se te retorna algum Ip. Podes ter um problema de DNS local ou do teu ISP.

O 8.8.8.8 é o endereço do servidor DNS da google, não implica que a tua máquina esteja a fazer pedido de DNS a esse servidor.

Experimenta na consola fazer "host pt.archive.ubuntu.com" e verifica se te retorna algum Ip. Podes ter um problema de DNS local ou do teu ISP.
conection time out, no servers could be reached
depois tentei tambem para Google
deu a mesma resposta
um problema do dns server?

Alterei a configuraçao de dhcp para static ontem..

coloquei estas linhas :
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.1.100
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255
gateway 192.168.1.1

depois fiz

sudo apt-get remove dhcp-client
sudo vi /etc/resolv.conf

onde acrescentei o 8.8.8.8

mas hoje o resolv.conf parece estar vazio
:confused:

Última edição:
Diz-me o resultado do comando "cat /etc/resolv.conf" .

Já agora, experimenta fazer "host pt.archive.ubuntu.com 4.2.2.1" .
o host 4.2.2.1 devolve-me resultados, identifica um ip.

o result.conf diz:
dynamic resolv.conf(5) file for glibc resolver(3) generated by resolvconf(8)
# DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN

EDIT:
ja está, adicionei:
dns-nameservers 8.8.8.8 4.2.2.1
em /etc/network/interfaces

No tutorial que li ontem dizia parar adicionar o dns name server no resolv.conf, mas segundo estou a ler, o resolv.conf nao fica guardado de umas sessoes para outras(?)

Última edição:
Voltar
Superior