O tópico do linux

Mooch, eu estava a ler as notícias e essa sobre a Samsung e o Linux chamou-me a atenção.

E, embora eu perceba pouco de computadores e não utilize Linux ou um Samsung , creio que seja uma notícia que deva interessar aos seus utilizadores.

O lançamento do Steam para Linux pode ser um marco histórico na adopção mais generalizada deste SO. Por enquanto ainda poucos jogos, mas o conceito é espectacular.

Eu já dei um incentivo e comprei 2 jogos, o Killing floor por 6€ e o Postal2 por 5€ (saudades de jogar este último).

Só falta mesmo o MS Office nativo para linux... [;)] (e porque não, afinal há uma versão para OS X)...

screenshotqon.png

O steam nativo em linux traz realmente grandes esperanças que mais jogos sejam lançados para linux.... Eu já tenho 20 jogos no meu steam linux :D (muito graças aos humble bundles e afins...).
Neste momento o Serious Sam 3 está a bom preço incluído num bundle (The Valentines Bundle 2.0 - Indie Royale).
E neste bundle (Groupees) pode-se adquirir o Eschalon Book II + iBomber Defense Pacific (+ uns extras mas só para windows..) por 1$!

Estou em busca de um portatil novo pq o meu está em fim de vida....
queria mesmo evitar comprar um com windows, mas infelizmente está a ser dificil nas especificações que procuro.

Basicamente quero um portatil de baixa gama, daqueles baratinhos mesmo, mas não um netbook...
13, 14 ou 15'', grafica não me interessa para nada, qq integrada serve, processador é q sou um pouco mais esquisito e no minimo queria um intel pentium B940 (ou equivalente).

Existe um asus na amazon.co.uk que encaixa nisto tudo por uns meros 325€, mas vem com windows 8.....
De resto tenho visto uns clevos (insys) que não tem windows, mas são bem mais caros.

Estou quase a desistir e a render-me a ter de comprar uma licença win8 para limpar o disco e instalar windows, mas não queria.
Alguem têm sugestoes?

O Windows 8 requer habituação mas até sabe ser um bom sistema operativo. Actualmente tenho vindo a usá-lo e depois de o pôr a meu gosto até não desilude. [:p]

Após uns meses a experiimentar N distribuições com N ambientes gráficos, e sempre a fartar-me de todas, acabei por instalar no PC principal Fedora 17 com Gnome 3. Alegro-me porque instalar o Cinnamon está apenas a uma linha de comando de distancia.

A ver até quando dura.

O lançamento do Steam para Linux pode ser um marco histórico na adopção mais generalizada deste SO. Por enquanto ainda poucos jogos, mas o conceito é espectacular.

Eu já dei um incentivo e comprei 2 jogos, o Killing floor por 6€ e o Postal2 por 5€ (saudades de jogar este último).

Só falta mesmo o MS Office nativo para linux... [;)] (e porque não, afinal há uma versão para OS X)...

Uma coisa porreira no Steam, é que comprando um jogo em Windows, tem-se automaticamente a versão para Linux e Mac [;)].

ypsyChU.png

Fiz um upgrade para uma gráfica ATI e estou surpreendido com a evolução da qualidade do fglrx. Inclusivamente tem uma opção no CCC "Enable tear free desktop", que força o Vsync em tudo, e acabaram-se os filmes e os jogos com tearing em full-screen.

Muito bom, até porque era coisa que os drivers da Nvidia não conseguiam fazer. Eu bem ligava o Vsync e mais não sei quê e nada.
Para além disso, há AMD overdrive para Linux... [;)]

Muito bom, a última gráfica ATI que usei foi uma 4850, e desde então existiu uma grande evolução...

Chegaste a resolver isto?
O que te falhou foi de certeza o local onde meteste o boot.... o ubuntu tem o problema de por exemplo qd se instala a partir de usb colocar por default o boot para esse usb device.
Tens de ter em atençao isto no momento da instalação e seleccionar sda (ou o que quiseres) tendo tambem consciencia que isso te vai substituir o boot normal do windows pelo grub.

De facto não me consegui entender com o que predendia, e que era forçar o Linux a instalar numa partição com alguns Gb que tinha criado. Acabei por arriscar uma instalação automática, dando indicação para reserva de apenas 30 Gb para o Linux (com a vossa ajuda lá percebi qual o lado correcto no écran de instalação para isso). A instalação está na partição do windows, mas não há-de ser nada.

O único inconveniente é que de facto o arranque é em Linux, e tenho apenas alguns segundos para comutar para windows. Nesta fase preferia ao contrário, mas nada de grave.

Obrigado pelas dicas.

De facto não me consegui entender com o que predendia, e que era forçar o Linux a instalar numa partição com alguns Gb que tinha criado. Acabei por arriscar uma instalação automática, dando indicação para reserva de apenas 30 Gb para o Linux (com a vossa ajuda lá percebi qual o lado correcto no écran de instalação para isso). A instalação está na partição do windows, mas não há-de ser nada.

O único inconveniente é que de facto o arranque é em Linux, e tenho apenas alguns segundos para comutar para windows. Nesta fase preferia ao contrário, mas nada de grave.

Obrigado pelas dicas.

Nada mais fácil de resolver:

How to change the boot order of a dual-boot Linux PC | How To - CNET

Boas a todos,
Deixo este post num pedido de ajuda, isto porque:
Tenho o windows 8 instalado no meu ASUS F6V. Entretanto queria instalar o ubuntu para começar a lidar com linux. Tenho uma partição no disco livre e formatada de 20gb já guardada para instalar o ubuntu.
Fiz download da versão “ubuntu-12.04.2-desktop-amd64″ por ter o windows 8 instalado versão 64 bit,gravei num DVD com boot DVD, coloquei na BIOS a arrancar de cd, arranca e tal…mas chega a um ponto que aparece ecran preto com ambiente similar a DOS com a seguinte mensagem:
“(intramfs) unable to find a medium containing a live file system”…
O seja fico lixado apartir daqui!
Alguém me pode dar umas luzes de como resolver??
E em relação aos problemas referidos com a BIOS e a UEFI, no meu PC tb tem esses problemas, ou apenas nos mais recentes? o meu PC tem BIOS…
Agradeço a ajuda e não me levem a mal se tiver referido alguma “bacorada”. Os meus conhecimentos informáticos são apenas suficientes..
Obrigado.
PeterISEL

Boas a todos,
Deixo este post num pedido de ajuda, isto porque:
Tenho o windows 8 instalado no meu ASUS F6V. Entretanto queria instalar o ubuntu para começar a lidar com linux. Tenho uma partição no disco livre e formatada de 20gb já guardada para instalar o ubuntu.
Fiz download da versão “ubuntu-12.04.2-desktop-amd64″ por ter o windows 8 instalado versão 64 bit,gravei num DVD com boot DVD, coloquei na BIOS a arrancar de cd, arranca e tal…mas chega a um ponto que aparece ecran preto com ambiente similar a DOS com a seguinte mensagem:
“(intramfs) unable to find a medium containing a live file system”…
O seja fico lixado apartir daqui!
Alguém me pode dar umas luzes de como resolver??
E em relação aos problemas referidos com a BIOS e a UEFI, no meu PC tb tem esses problemas, ou apenas nos mais recentes? o meu PC tem BIOS…
Agradeço a ajuda e não me levem a mal se tiver referido alguma “bacorada”. Os meus conhecimentos informáticos são apenas suficientes..
Obrigado.
PeterISEL

Em relação a UEFI podes estar descansado, só os mais recentes substituíram a BIOS (para facilitar: se traz win8 é UEFI, se vinha com outro OS não).
Quanto à mensagem de erro, parece ser erro do cd (talvez ao gravar, ou iso danificado).
Para não estragares mais cds/dvds aconselho-te a pores o linux numa pen usb (em windows, usa o Universal USB Installer – Easy as 1 2 3 | USB Pen Drive Linux , é muito facil de usar!)
Se fizer o mesmo problema ao bootar pela pen usb, é porque o problema está no iso que sacaste (tens de ir buscar um novo, e carregar para a pen).

Antes de fazeres o que disse tenta outra coisa:

Entra na tua BIOS, e vê as definições para o tipo de controlador SATA.
Se estiver IDE, muda para AHCI.
Grava, sai, boot pelo cd/dvd com o linux.

Voltar
Superior