O tópico do linux

Mas... a única vantagem é a das legendas??? Experimenta isto: VLC ( VideoLAN - VLC: Official site - Free multimedia solutions for all OS! ) + Subtitles Finder ( Subtitles finder 1.04 addons.videolan.org )

O VLC pode ser instalado em Ubuntu (e noutras distribuições) usando o próprio Software Center da distribuição.

Sim, é só mesmo por causa das legendas, é dos melhores que conheço a nível de legendas e para quem só consegue vêr vídeos com legendas é do melhor já que além de ir buscar legendas a vários servidores ainda tem um sistema de partilha entre utilizadores do bs player em tempo real, género p2p.

Sim, é só mesmo por causa das legendas, é dos melhores que conheço a nível de legendas e para quem só consegue vêr vídeos com legendas é do melhor já que além de ir buscar legendas a vários servidores ainda tem um sistema de partilha entre utilizadores do bs player em tempo real, género p2p.

Eu costumo usar o legendas.tv ou o podnapisi.net para isso, não costumo ter dificuldades, mas é um serviço engraçado.

A minha questão não tem nada a ver com distribuições.
Os drivers já devem estar nas versões mais recentes do kernel.

A minha questão é em termos de software. Que software é que pode ser usado
para ver TV através de sintonizadores analógicos/digitais (e não via streaming)?

Na altura em que fiz as pesquisas andei a ver o MythTV, mas não cheguei a
experimentar.
MythTV, Open Source DVR

Alguém tem sintonizador de TV?
Qual o software que usa?

Fiz agora uma pesquisa, e descobri também este:
tvtime: High quality video for Linux

Não sei se isto serve para alguma coisa:
Main Page - LinuxTVWiki

Sim, eu também uso o legendas.tv, legendasdivx, legendasfeijo, etc, mas quem usa o pc não percebe muito disso e o bsplayer torna-se mais prático.

Sim, realmente o Bsplayer é muito bom mesmo. Só o programa ir buscar automaticamente em poucos segundos as legendas, já vale muito. É o que eu uso em Windows. Em linux nunca tentei instalar.

Fartei-me do windows 7 starter no meu netbook (HP Mini 110) e coloquei-lhe o ubuntu netbook remix. Mas apesar do eyecandy não gostei. Está mais lento que no windows, embora funcione tudo desde o primeiro dia, incluindo uma placa 3g Option.

Há outras distribuições optimizadas para netbook? E terei problemas de compatibilidade?

Fartei-me do windows 7 starter no meu netbook (HP Mini 110) e coloquei-lhe o ubuntu netbook remix. Mas apesar do eyecandy não gostei. Está mais lento que no windows, embora funcione tudo desde o primeiro dia, incluindo uma placa 3g Option.

Há outras distribuições optimizadas para netbook? E terei problemas de compatibilidade?

Pesquisa no DISTROWATCH por NETBOOK:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

Por mim ia um XUBUNTU ou um FEDORA XFCE.

Aqui há bastantes anos comprei um ACER ASPIRE ONE com LINUX de origem.
Acer Aspire One - Wikipedia, the free encyclopedia

Vinha de origem com este:
Linpus Linux - Wikipedia, the free encyclopedia

Super rápido. Poucos segundos depois de ligar estava pronto.
Mas era tão limitado quanto rápido.
Mas podes experimentar:
Linpus Lite - QuickOS

Para netbook, talvez o archlinux, ou o puppylinux.

Estive a ler e o arch requer alguns reparos finais no pós-instalação para colocar o wi-fi e outras coisas a funcionar. O Puppy não sei a compatibilidade. Entretanto deparei-me com o Fedora 16 que, aparentemente, instala tudo "out of the box" sem problemas nenhuns. Alguém já experimentou esta distro?

Pesquisa no DISTROWATCH por NETBOOK:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

Por mim ia um XUBUNTU ou um FEDORA XFCE.

Aqui há bastantes anos comprei um ACER ASPIRE ONE com LINUX de origem.
Acer Aspire One - Wikipedia, the free encyclopedia

Vinha de origem com este:
Linpus Linux - Wikipedia, the free encyclopedia

Super rápido. Poucos segundos depois de ligar estava pronto.
Mas era tão limitado quanto rápido.
Mas podes experimentar:
Linpus Lite - QuickOS

Eu só preciso que funcione o wi-fi+a pen 3G (para emergências) sem problemas. De resto o uso a dar será internet (pesquisas, e-mail e messenger) e processador de texto. Não jogo nada no netbook, nem utilizo nenhum programa que necessite de muitos recursos.

Vou testar o Linpus e o Fedora assim que tiver tempo.

Vi os requisitos do Fedora e são realmente baixos. Será possível correr de forma fluída num netbook, não?

Estive a ler e o arch requer alguns reparos finais no pós-instalação para colocar o wi-fi e outras coisas a funcionar. O Puppy não sei a compatibilidade. Entretanto deparei-me com o Fedora 16 que, aparentemente, instala tudo "out of the box" sem problemas nenhuns. Alguém já experimentou esta distro?

Eu só preciso que funcione o wi-fi+a pen 3G (para emergências) sem problemas. De resto o uso a dar será internet (pesquisas, e-mail e messenger) e processador de texto. Não jogo nada no netbook, nem utilizo nenhum programa que necessite de muitos recursos.

Vi os requisitos do Fedora e são realmente baixos. Será possível correr de forma fluída num netbook, não?

Eu tenho o FEDORA 14 nesse NETBOOK que referi (ACER ASPIRE ONE).
Estava com o GNOME 2, mas instalei também o XFCE.

Queria ver se metia o FEDORA 16 com XFCE mas ainda não tive tempo para
experimentar.

O NETBOOK tem apenas 512MiB de RAM e 8GiB SSD (com cartão SD com mais 8GiB).

Funciona bem com o 14 (WiFi e 3G).
Em 3G uso KANGURU (OPTIMUS), e fica logo a funcionar sem mexer nada. Se usares
VODAFONE (qualquer que seja o LINUX) terás de instalar uma porcaria deles.
Não sei porquê, mas são broncos a esse ponto. Devem querer perder clientes.
https://forge.betavine.net/projects/vodafonemobilec/
http://www.business.vodafone.com/si...40_software/software/10_latest/p_software.jsp

Enfim...

Experimenta também o Bodhi Linux, é baseado em Ubuntu e usa o Enlightment como gestor de janelas: Bodhilinux.com

Eu tenho o FEDORA 14 nesse NETBOOK que referi (ACER ASPIRE ONE).
Estava com o GNOME 2, mas instalei também o XFCE.

Queria ver se metia o FEDORA 16 com XFCE mas ainda não tive tempo para
experimentar.

O NETBOOK tem apenas 512MiB de RAM e 8GiB SSD (com cartão SD com mais 8GiB).

Funciona bem com o 14 (WiFi e 3G).
Em 3G uso KANGURU (OPTIMUS), e fica logo a funcionar sem mexer nada. Se usares
VODAFONE (qualquer que seja o LINUX) terás de instalar uma porcaria deles.
Não sei porquê, mas são broncos a esse ponto. Devem querer perder clientes.
https://forge.betavine.net/projects/vodafonemobilec/
Vodafone Support for PC Connectivity Products and Vodafone Mobile Broadband Software

Enfim...

Eu utilizo uma placa desbloqueada (Option 225) com um cartão Zon.

O XFCE instalado fica como o gnome ou kde? Ou seja, com suites de produtividade? A facilidade de instalar programas em Fedora é a mesma que no Ubuntu? Há um programa que faz isso?

EDIT: Não há nenhuma versão de Fedora com um GUI próprio para netbook?

Última edição:
Eu utilizo uma placa desbloqueada (Option 225) com um cartão Zon.

O XFCE instalado fica como o gnome ou kde? Ou seja, com suites de produtividade? A facilidade de instalar programas em Fedora é a mesma que no Ubuntu? Há um programa que faz isso?

EDIT: Não há nenhuma versão de Fedora com um GUI próprio para netbook?

XFCE é um outro GUI.
Não é KDE nem GNOME.

Neste momento:
UBUNTU usa UNITY
FEDORA usa GNOME3

KUBUNTU é UBUNTU com KDE4 em lugar de UNITY.
XUBUNTU é UBUNTU com XFCE em lugar de UNITY.

FEDORA XFCE é igual ao FEDORA com qualquer outro GUI.
A diferença é que usa XFCE em lugar de GNOME3, KDE4, ou LXDE.

Portanto, as distribuições são as mesmas, funcionam do mesmo modo, e têm as mesmíssimas
aplicações disponíveis. Apenas muda o gestor de janelas.

Os pesos pesados (consumidores de memória e processador) são:
UNITY
GNOME3
KDE4
Os pesos plumas (consumidores de poucos recursos dos PCs) são:
XFCE
LXDE

Eu usava KDE3. Mudei para GNOME2 quando saiu o KDE4. Agora mudei para
XFCE quando saiu o GNOME3.

Tens aqui uma lista com algumas imagens:
Desktop environment - Wikipedia, the free encyclopedia

Instalar FEDORA é igual a instalar UBUNTU (ou XUBUNTU ou KUBUNTU).

Versão FEDORA para NETBOOK não existe, o que existe é o que eu disse: LINPUS.
É baseado em FEDORA.

Quanto à placa ZON... ZON = VODAFONE.
Ou seja, já sabes que se não funcionar terás de instalar o tal software.

XFCE é um outro GUI.
Não é KDE nem GNOME.

Neste momento:
UBUNTU usa UNITY
FEDORA usa GNOME3

KUBUNTU é UBUNTU com KDE4 em lugar de UNITY.
XUBUNTU é UBUNTU com XFCE em lugar de UNITY.

FEDORA XFCE é igual ao FEDORA com qualquer outro GUI.
A diferença é que usa XFCE em lugar de GNOME3, KDE4, ou LXDE.

Portanto, as distribuições são as mesmas, funcionam do mesmo modo, e têm as mesmíssimas
aplicações disponíveis. Apenas muda o gestor de janelas.

Os pesos pesados (consumidores de memória e processador) são:
UNITY
GNOME3
KDE4
Os pesos plumas (consumidores de poucos recursos dos PCs) são:
XFCE
LXDE

Eu usava KDE3. Mudei para GNOME2 quando saiu o KDE4. Agora mudei para
XFCE quando saiu o GNOME3.

Tens aqui uma lista com algumas imagens:
Desktop environment - Wikipedia, the free encyclopedia

Instalar FEDORA é igual a instalar UBUNTU (ou XUBUNTU ou KUBUNTU).

Versão FEDORA para NETBOOK não existe, o que existe é o que eu disse: LINPUS.
É baseado em FEDORA.

Quanto à placa ZON... ZON = VODAFONE.
Ou seja, já sabes que se não funcionar terás de instalar o tal software.

Bem, instalei primeiro o Fedora 16 XFCE mas a placa wireless não ficou a funcionar. Como não estou para ter trabalho e por experiência própria o Ubuntu instala os drivers proprietários da placa a pedido (ligando o netbook por ethernet), instalei o Xubuntu que de facto é bem mais rápido que o netbook remix, tal como o Fedora XFCE nos poucos minutos que esteve instalado.

Ainda me falta testar a placa 3G, mas se funcionava "out of the box" no Ubuntu netbook remix, acredito que no Xubuntu também funciona sem problemas, à semelhança do wireless. Só precisei de instalar o libreoffice, a respectiva extensão de dicionário para o novo acordo ortográfico, e o Chromium. Está 5 estrelas, rápido e funcional como queria.

Bem, instalei primeiro o Fedora 16 XFCE mas a placa wireless não ficou a funcionar. Como não estou para ter trabalho e por experiência própria o Ubuntu instala os drivers proprietários da placa a pedido (ligando o netbook por ethernet), instalei o Xubuntu que de facto é bem mais rápido que o netbook remix, tal como o Fedora XFCE nos poucos minutos que esteve instalado.

Ainda me falta testar a placa 3G, mas se funcionava "out of the box" no Ubuntu netbook remix, acredito que no Xubuntu também funciona sem problemas, à semelhança do wireless. Só precisei de instalar o libreoffice, a respectiva extensão de dicionário para o novo acordo ortográfico, e o Chromium. Está 5 estrelas, rápido e funcional como queria.

Eh pá... se eu soubesse não te teria ajudado...
[:)]

Usa antes sem AO90:
http://maracujah.net/software/dict

Realmente o UBUNTU (XUBUNTU KUBUNTU) costuma incluir de origem software
que não está disponível de origem no FEDORA (este projecto usa apenas software
totalmente livre, e não proprietário ainda que seja à borla). Mas acho estranho a
placa WiFi não funcionar de origem no FEDORA. Tanto WiFi como 3G costumam
funcionar bem de origem com a maioria do hardware existente.

Voltar
Superior