O tópico do linux

é preciso ver as coisas como elas são, sem extremismos de parte a parte.

tanto uso linux como windows, office como open/libre office.

já vi migrações para open office serem desastrosas em algumas empresas, porque quer se goste ou não o microsoft office é a base de trabalho de toda a gente. O facto de uma empresa trabalhar em office e ter todos os seus documentos/modelos formatados em office e depois abri-los com outra ferramenta e aparecer tudo desformatado é suficiente para assustar o utilizador com menos conhecimentos. É depois tambem o fazer um documento e envia-lo por email e depois do outra lado o cliente/fornecedor não saber como abrir um documento com a extensão .odt ou abri-lo tb todo desformatado etc, etc.

É fazer um documento em open office em linux, e depois abri-lo em open office em windows e estar todo estranho porque as fontes são diferentes, etc.

Claro que a longo prazo é um investimento que compensa, só a poupança que se faz em comprar 5 pc para uma pequena empresa sem o office instalado, mas o software livre é a curto prazo é um investimento que teoricamente não tem custos, mas que na prática tornasse necessário um investimento em formação e mais importante para os gestores, existe algum decréscimo na produtividade quando se faz a mudança.

Tens toda a razão no que dizes, principlamente nas compabitilidades, eu por exemplo faço documentos no libreoffice com a mesma facilidade com que faço no Microsoft office, mas no inicio obviamente que fiquei um bocado confuso,e isso pode e vai acontecer a várias pessoas que façam a migração algumas vão acabar por se adaptar outras não. Por isso as empresas devem escolher o sistemas operativo que responde ás suas necessidades mais facilmente, por exemplo uma empresa de design, para essa empressa se calhar é melhor escolher mac, porque a facilidade de trabalhar em photoshop no mac não é a mesma facilidade que existe no windows. Agora não vejo o porque de a administração publica não poder utilizar o linux, algumas aplicaçoes da administração publica até são web-based.

Mais importante que a compatibilidade ou adaptação é a falta de um cliente de Email capaz de fazer concorrência ao Outlook no OpenOffice e derivados.

que experiência tens como utilizador de linux?
se pouca, ou não te tiveres para te chateares muito nas config, eu tentaria uma liveCD do Mint, para ver como se comporta com o reconhecimento do hardware. por ser uma livePen /liveCD não te afecta nada no que tens na máquina.

é para dual boot? ie manteres windows e numa partição ao lado o linux?
Já fui utilizador de ubuntu e mint,mas aqui o problema e se a maquina se porta bem com aquelas specs. Já que não e grande coisa!
E para utilizar so com linux sem dual boot.

Mais importante que a compatibilidade ou adaptação é a falta de um cliente de Email capaz de fazer concorrência ao Outlook no OpenOffice e derivados.

mais do que o outlook em si, sim o evolution faz de grosso modo o mesmo, é as integrações que muitos softwares fazem com o outlook, e isso deixa por vezes as empresas agarradas ao outlook.

Por exemplo, qualquer erp/crm de gama media/alta, integra com o outlook, agenda eventos no calendário do outlook, envia emails pelo outlook, etc. Por exemplo, o Primavera só agora na versão 8 é que passou a poder integrar com servidor de email directamente, dantes tinha que ter o outlook pelo meio.

Eu pessoalmente já à muito que mudei para a nuvem, os 7Gb do gmail são mais do que suficientes. Arranjem-se um browser que tenho acesso a toda a informação que preciso para trabalhar

É que nem de perto, nem de longe... só para instalar é preciso um curso...

QUEM?!?! QUÊ?!?! QUANTOS?!?!
Tens a certeza que estás no tópico certo?

Tópico do LINUX.
Para instalar o EVOLUTION, se é que já não está instalado de origem (em GNOME), é só
ir ao gestor de pacotes escrever EVOLUTION, seleccionar e fazer OK.

Peço desculpa... como se falou em suites de produtividade, nomeadamente, microsoft office, estava obviamente a falar de ambiente windows.

abandon_thread_by_wernette-d34hyzz.gif

Peço desculpa... como se falou em suites de produtividade, nomeadamente, microsoft office, estava obviamente a falar de ambiente windows.
(...)

Porquê? Só o WINDOWS é que pode ter suites de produtividade?
Parece-me lógico que, ao falar em alternativas ao OFFICE e OUTLOOK, a ideia é abandonar o
WINDOWS. Isto é, que aplicações posso ter em LINUX que substituam o OFFICE e OUTLOOK
e assim possa deixar o WINDOWS de vez.

Tanto mais que, colocaste um post precisamente a pedir uma distro de LINUX:
Existe alguma distribuição server que tenha uma gestão minimamente user-friendly ??
Na minha opinião todas têm...
Talvez seja melhor dares uma dica do que consideras um servidor com uma
"gestão minimamente user-friendly"...
Eu uso CENTOS:
www.centos.org - The Community ENTerprise Operating System
Que tenha GUI de configuração, por browser por exemplo e não apenas consola...
Vou explorar, Obrigado.
Na demo que têm online usam o CENTOS.

E os posts que deram origem a esta questão foram estes:
Em Portugal é preferivel gastar milhoes para os chulos da microsoft :sh)

O que, em princípio inclui o WINDOWS.
[;)]

É óbvio que se pode estar a instalar o OPEN/LIBRE OFFICE e o EVOLUTION no WINDOWS,
mas isso não resolve o problema. Poderemos considerar como um cuidado paliativo, e não
como uma cura. A cura é eliminar o mal pela raiz, fazer uma excisão do cancro que dá pelo
nome de WINDOWS, e usar um sistema saudável que permita dar vida às aplicações, em
lugar de viver delas e da paciência dos utilizadores.

Desde que larguei o WINDOWS e a MICROSOFT que me sinto muito melhor. Sou uma pessoa
nova, a minha mulher gosta mais de mim, os meus amigos acham-me mais novo e mais magro,
tenho mais sucesso nos negócios, sou profissionalmente mais credível, e consigo acertar em
mais números do EUROMILHÕES. Além disso o meu carro passou a gastar menos combustível,
tenho aumentos regulares no vencimento, e o meu banco ofereceu-me condições mais favoráveis
nas taxas de juro.
[:)]

Ainda bem para ti!!

Não consegui foi entender como é que ligaste a minha pergunta sobre "Existe alguma distribuição server que tenha uma gestão minimamente user-friendly ??" com suites de produtividade, mas também não faz mal, há muito que deixei de querer entender a lógica dos "linuxers". [;)]

Ainda bem para ti!!

Não consegui foi entender como é que ligaste a minha pergunta sobre "Existe alguma distribuição server que tenha uma gestão minimamente user-friendly ??" com suites de produtividade, mas também não faz mal, há muito que deixei de querer entender a lógica dos "linuxers". [;)]

Como ligo as tuas questões?
Não sei, essa é a questão.
Ou seja:

Como é que tu colocas uma questão a pedir uma distro LINUX, e logo a seguir pensas
em colocar OPEN/LIBRE OFFICE e EVOLUTION em WINDOWS?

Ainda por cima num tópico de LINUX...
:confused:

Já agora, aproveito o tema para colocar uma questão...

TV.

Tenho um portátil (SONY VAIO VGN-AR21S) com sintonizador de TV incorporado.
Há alguma coisa que funcione com isto?
Há uns tempos fiz umas pesquisas, mas não perdi muito tempo com o assunto, nem
tão pouco voltei a pensar nisso. Agora, com esta conversa, voltei a lembrar-me disto.

Voltar
Superior