O tópico do linux

Decidi experimentar, a titulo de curiosidade KDE, já ultima vez tinha sido em 2008 talvez, ainda andava na versão 3 ponto qualquer coisa. Estou a gostar. Noto que está bastante fluido, e em termos de produtividade, faço tudo tão rápido ou melhor como antes( para as minhas aplicações claro ).Falo numa experiencia a nivel de uso intensivo intensivo de net, música e video e programação em python e C. Contudo, tenho alguns crashes na porcarias dos widgets. O consumo de ram também é absurdo em comparação com XFCE mas é algo que não me preocupa minimamente.

Última edição:
Decidi experimentar, a titulo de curiosidade KDE, já ultima vez tinha sido em 2008 talvez, ainda andava na versão 3 ponto qualquer coisa. Estou a gostar. Noto que está bastante fluido, e em termos de produtividade, faço tudo tão rápido ou melhor como antes( para as minhas aplicações claro ).Falo numa experiencia a nivel de uso intensivo intensivo de net, música e video e programação em python e C. Contudo, tenho alguns crashes na porcarias dos widgets. O consumo de ram também é absurdo em comparação com XFCE mas é algo que não me preocupa minimamente.

Se não te importares de ficar sem o desktop "semântico", desliga o Nepomuk, deve fazer efeito no que toca a libertar alguma RAM e a melhorar a velocidade. Se também não te importares em perder os efeitos bonitinhos do KWin, desliga a composição de efeitos, isso também devolve alguma velocidade de volta (são 2 coisas "desnecessárias" que podes desligar em ordem para obter mais desempenho do KDE).

Por curiosidade, qual é a versão do KDE que tens?

Obrigado a todos pelas respostas, irei então instalar numa partição (tenho o disco divido em duas partições) e a versão que vou instalar é a zorin OS 5.2 64 bit, como recomendado pelo cuto.

Mais uma vez obrigado.

Uma vez que é a tua introdução no mundo Linux, recomendo-te , vivamente, esta distro:

Zorin OS - Zorin OS 5.2 Core 64 bit Download
Versão de 64 bits, face ao teu processador. Na página principal vês as características.

Seja qual for a distro: aconselho a correres a mesma de uma pen USB antes de instalares. Assim já vês com o que ficas e como te "ajeitas".

Usei há muito tempo, apenas para ver como se portava. Para quem quer ter uma experiência linux em windows, para mim não faz sentido. Com quase todas as distros de linux a correrem de um live cd ou live usb, não vejo melhor maneira de um utilizador windows ter linux à disposição (isto sem falar em máquinas virtuais).

Vou dar um pequeno exemplo: todas as minhas pens usb têm uma pequena partição com Puppy Linux ou Knoppix instalados. É um descanso chegar a um PC que não funca ou em que não confio, arrancar da pen e estar seguríssimo a correr o meu sistema operativo, com todas as ferramentas, browsers, office's..

Sim eu também prefiro linux, mas neste momento não dá mesmo, tenho de compartilhar muita coisa.

O problema é que eu estou a desenvolver uma aplicação que comunica por RS-232, mas eu não tenho nenhuma porta série, o que faço é criar portas séries virtuais.

Após criadas, com o hyperterminal aquilo funciona direito, tento aceder ás portas virtuais com o Cygwin, ele não as reconhece[8b]

Eu vou ao /dev e não existe lá nenhum tty, tento entrar como su no cygwin (mas pelo que li isso não funciona lá), portanto estou completamente ás aranhas[:)]

Como é que faço para o Cygwin reconhecer portas série virtuais do windows?

Se não te importares de ficar sem o desktop "semântico", desliga o Nepomuk, deve fazer efeito no que toca a libertar alguma RAM e a melhorar a velocidade. Se também não te importares em perder os efeitos bonitinhos do KWin, desliga a composição de efeitos, isso também devolve alguma velocidade de volta (são 2 coisas "desnecessárias" que podes desligar em ordem para obter mais desempenho do KDE).

Por curiosidade, qual é a versão do KDE que tens?

O consumo de ram não me aflige, visto que tenho 3 GB. Tenho KDE 4.7.4!

Sim eu também prefiro linux, mas neste momento não dá mesmo, tenho de compartilhar muita coisa.

O problema é que eu estou a desenvolver uma aplicação que comunica por RS-232, mas eu não tenho nenhuma porta série, o que faço é criar portas séries virtuais.

Após criadas, com o hyperterminal aquilo funciona direito, tento aceder ás portas virtuais com o Cygwin, ele não as reconhece[8b]

Eu vou ao /dev e não existe lá nenhum tty, tento entrar como su no cygwin (mas pelo que li isso não funciona lá), portanto estou completamente ás aranhas[:)]

Como é que faço para o Cygwin reconhecer portas série virtuais do windows?

Tenta :
ls -l /dev/tty

E o resultado.

Por outro lado:

parece que o problema é mesmo do Cygwin:

http://stackoverflow.com/questions/2899180/how-can-i-use-com-and-usb-ports-within-cygwin

Última edição:
Tenta :
ls -l /dev/tty

E o resultado.

Por outro lado:

parece que o problema é mesmo do Cygwin:

How can I use COM and USB ports within Cygwin? - Stack Overflow

Se eu for ao /dev não aparece o tty, se eu fizer ls -l /dev também não existe referência ao tty, mas se fizer ls -l /dev/tty aparece isto:

crw-rw-rw- 1 xxxxx None 5, 0 Feb 28 19:27 /dev/tty

Que achas?

PS:Mas é suposto que isto funcione com o Cygwin, o problema não pode ser do Cygwin, ou pelo menos não devia.

Última edição:
Lá tá: o port não existe mesmo aos olhos do cygwin.

A existir terias de ver algo assim:

crw-rw-rw- 1 root tty 5, 0 2012-02-28 18:30 /dev/tty

Como tás a criar a porta virtual? Se for por uma driver, pode estar o hyperterminal a ver e o cygwin não.

Tenta com este trial criar a porta
Virtual RS232 Driver : emulate rs232 port - create virtual rs232 COM port

Outra dica pode ser usar o putty:
Pinchii's Blog » Connecting to Virtual Serial Port using Putty
http://www.cs.dartmouth.edu/~campbell/cs23/putty-cygwin-tutorial.pdf

Lá tá: o port não existe mesmo aos olhos do cygwin.

A existir terias de ver algo assim:

crw-rw-rw- 1 root tty 5, 0 2012-02-28 18:30 /dev/tty

Como tás a criar a porta virtual? Se for por uma driver, pode estar o hyperterminal a ver e o cygwin não.

Tenta com este trial criar a porta
Virtual RS232 Driver : emulate rs232 port - create virtual rs232 COM port

Outra dica pode ser usar o putty:
Pinchii's Blog » Connecting to Virtual Serial Port using Putty
http://www.cs.dartmouth.edu/~campbell/cs23/putty-cygwin-tutorial.pdf

Eterlogic - Downloads: security tools

Estou a criar com este programa.

Vou tentar outra alternativa, talvez instalar mesmo o ubuntu e criar a serial port lá, obrigado pela ajuda[;)]

Boas.

Afinal instalei o ubuntu 11.10, mas já me apareceram alguns problemazinhos que eu queria resolver, como
  • Não há a opção de hibernação
  • Eu instalei o ubuntu numa partição de 150gb, mas o espaço disponivel que eu tenho no ubuntu é de apenas 30gb, dará para aumentar?

capturadeecraem20120228.png

Obrigado.

Boas.

Afinal instalei o ubuntu 11.10, mas já me apareceram alguns problemazinhos que eu queria resolver, como
  • Eu instalei o ubuntu numa partição de 150gb, mas o espaço disponivel que eu tenho no ubuntu é de apenas 30gb, dará para aumentar?

Obrigado.

Não disseste ao ubuntu para usar a partição completa? Em regra devem-se criar partições manualmente, mas se disseres para usar a partição completa ele vai ocupar o espaço todo.

Basta usares o Gparted para aumentar as partições.

Quanto a não hibernar: se a partição SWAP for inferior à RAM física, o Ubuntu não vai hibernar. Se tiveres 4 Gigas de RAM deves ter o dobro como SWAP.
https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq

...
Making the swap partition work for hibernate (optional)

You only need to do this if you want to use your new, bigger swap partition to hibernate your computer.

Pull up a Terminal again and run cat /proc/swaps and hopefully you see the path to your swap partition listed there. If not chances are something went wrong in the steps above. Here's my output:

Filename Type Size Used Priority
/dev/sda2 partition 2676732 73380 -1
gksu gedit /etc/default/grub & to pull up the boot loader configuration
Look for the line GRUB_CMDLINE_LINUX="" and make sure it looks like this (using your UUID of course) GRUB_CMDLINE_LINUX="resume=UUID=41e86209-3802-424b-9a9d-d7683142dab7" and save the file
sudo update-grub and wait for it to finish
gksu gedit /etc/initramfs-tools/conf.d/resume & and make sure its contents are resume=UUID=41e86209-3802-424b-9a9d-d7683142dab7 (with your UUID of course in place of mine). Save the file!
sudo update-initramfs -u
Reboot!
Now you should be able to hibernate and resume!
...

Não disseste ao ubuntu para usar a partição completa? Em regra devem-se criar partições manualmente, mas se disseres para usar a partição completa ele vai ocupar o espaço todo.

Basta usares o Gparted para aumentar as partições.

Quanto a não hibernar: se a partição SWAP for inferior à RAM física, o Ubuntu não vai hibernar. Se tiveres 4 Gigas de RAM deves ter o dobro como SWAP.
https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq

...
Making the swap partition work for hibernate (optional)

You only need to do this if you want to use your new, bigger swap partition to hibernate your computer.

Pull up a Terminal again and run cat /proc/swaps and hopefully you see the path to your swap partition listed there. If not chances are something went wrong in the steps above. Here's my output:

Filename Type Size Used Priority
/dev/sda2 partition 2676732 73380 -1
gksu gedit /etc/default/grub & to pull up the boot loader configuration
Look for the line GRUB_CMDLINE_LINUX="" and make sure it looks like this (using your UUID of course) GRUB_CMDLINE_LINUX="resume=UUID=41e86209-3802-424b-9a9d-d7683142dab7" and save the file
sudo update-grub and wait for it to finish
gksu gedit /etc/initramfs-tools/conf.d/resume & and make sure its contents are resume=UUID=41e86209-3802-424b-9a9d-d7683142dab7 (with your UUID of course in place of mine). Save the file!
sudo update-initramfs -u
Reboot!
Now you should be able to hibernate and resume!
...

Aparece isto e não consigo fazer nada:

Boas.

Obrigado.

Já respondi ao resto via PM.

Quanto à hibernação...
É coerente com a hipótese que adiantei de não teres ficado com SWAP.
O SWAP é usado para guardar o conteúdo da memória quando o PC entra em hibernação.
Se não tiveres SWAP, ou for de dimensão inferior à memória (3GiB no teu caso), não será
possível fazer a hibernação.
Tipicamente, no teu caso deverias ter um SWAP de 6GiB.

Epá...só agora vejo as imagens. Ganda embrulhada. Quando instalares o ubuntu: Escolhes uma das partições e deixas que o Ubuntu escolha o sistema de ficheiros.

Tipicamente deverias ter : uma partição SWAP , uma Root (/) e uma /home.

Vais ter de reinstalar o Ubuntu.

Voltar
Superior