O tópico do linux

No CD, a única coisa consegui descobrir para responder-te é isto: "Xubuntu 11.04 "Natty Narwhal" - Release i386"

E fiz download dele, deste site: Xubuntu Home Page | Xubuntu

Eu encontrei esta informação de um dos links que deste, mas como faço isso lá "dentro"

Option "TouchpadOff" "integer"
Switch off the touchpad. Valid values are:

0 Touchpad is enabled
1 Touchpad is switched off
2 Only tapping and scrolling is switched off
Property: "Synaptics Off"

modify in /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf

E tem de dar mesmo, senão tenho de instalar novamente o XP. :(

Lembro-me ter conseguido ir ao menu MOUSE e não descobri a opção para desactivar o touchpad.

Se as opções por menu não funcionarem (no meu não funciona, o touchpad está sempre ligado, independentemente das definições)...

Faz isto para desligar:

Código:
sudo modprobe -r psmouse
Para voltar a ligar:

Código:
sudo modprobe psmouse

Se as opções por menu não funcionarem (no meu não funciona, o touchpad está sempre ligado, independentemente das definições)...

Faz isto para desligar:

Código:
sudo modprobe -r psmouse
Para voltar a ligar:

Código:
sudo modprobe psmouse

Aonde é que coloco essa informação?

PS:O que me cansa não é instalar o UBUNTU, mas sim o XP.

No CD, a única coisa consegui descobrir para responder-te é isto: "Xubuntu 11.04 "Natty Narwhal" - Release i386"

E fiz download dele, deste site: Xubuntu Home Page | Xubuntu

Eu encontrei esta informação de um dos links que deste, mas como faço isso lá "dentro"

Option "TouchpadOff" "integer"
Switch off the touchpad. Valid values are:

0 Touchpad is enabled
1 Touchpad is switched off
2 Only tapping and scrolling is switched off
Property: "Synaptics Off"

modify in /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf

E tem de dar mesmo, senão tenho de instalar novamente o XP. :(

Lembro-me ter conseguido ir ao menu MOUSE e não descobri a opção para desactivar o touchpad.

Tens de editar o ficheiro:
/usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf

Depois alterar o conteúdo de modo a ter a opção indicada.

Eu tenho
Código:
Section "InputClass"
        Identifier "touchpad catchall"
        Driver "synaptics"
        MatchIsTouchpad "on"
        MatchDevicePath "/dev/input/event*"
EndSection

Seria alterar para ficar:
Código:
Section "InputClass"
        Identifier "touchpad catchall"
        Driver "synaptics"
        MatchIsTouchpad "on"
        MatchDevicePath "/dev/input/event*"
        Option "TouchpadOff" "1"
EndSection

Ou então, está no mesmo link, e escusas de editar ficheiros, é executar o
comando (terás de alterar de acordo com o touchpad que tens):

Código:
xinput --set-prop 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' "Synaptics Off" 1

NOTA:
Cuidado para não baralhar " (aspas) e ' (plicas).

Para saberes que touchpad tens:
Código:
[xxxx@xxxxxx xorg.conf.d]$ xinput --list
⎡ Virtual core pointer                    	id=2	[master pointer  (3)]
⎜   ↳ Virtual core XTEST pointer              	id=4	[slave  pointer  (2)]
⎜   ↳ Logitech USB Receiver                   	id=12	[slave  pointer  (2)]
⎜   ↳ ETPS/2 Elantech Touchpad                	id=14	[slave  pointer  (2)]
⎣ Virtual core keyboard                   	id=3	[master keyboard (2)]
    ↳ Virtual core XTEST keyboard             	id=5	[slave  keyboard (3)]
    ↳ Power Button                            	id=6	[slave  keyboard (3)]
    ↳ Video Bus                               	id=7	[slave  keyboard (3)]
    ↳ Power Button                            	id=8	[slave  keyboard (3)]
    ↳ Sleep Button                            	id=9	[slave  keyboard (3)]
    ↳ 1.3M WebCam                             	id=10	[slave  keyboard (3)]
    ↳ Logitech USB Receiver                   	id=11	[slave  keyboard (3)]
    ↳ AT Translated Set 2 keyboard            	id=13	[slave  keyboard (3)]

Neste caso, o meu touchpad é:
Código:
ETPS/2 Elantech Touchpad

Mais algumas infos:
Debian User Forums • View topic - Configure your trackpad using xinput
Synaptics TouchPad driver for X - ThinkWiki

Os comandos são para colocar... errrrr... naquilo que no WINDOWS é a "janela do DOS".
[:D]

Podes mandar executar uma janela de shell, ou então usar um terminal de texto na consola.
Podes fazer CTRL-ALT-F2 para ir para uma consola de texto, e depois CTRL-ALT-F1 ou
CTRL-ALT-F7 para voltar a consola gráfica. F1 ou F7 depende do sistema. Se não for nem
uma nem outra, podes experimentar os Fx de 1 a 12.

PS:
Para sair é:
Código:
exit

CTRL-C e CTRL-D também são úteis para abortar comandos.

Boas, na linha de comandos :)

Muito basicamente, a instrução modprobe permite adicionar/remover módulos do kernel. Neste caso está a remover o módulo ps2mouse.

Se funcionar, depois tens de adicionar às aplicações de arranque. Deve haver um menuzito para isso (não conheço XFCE, pelo que não sei em que ficheiro ele guarda isto.....).

Mas experimenta primeiro o que o Nuno156 te explicou :)

Os comandos são para colocar... errrrr... naquilo que no WINDOWS é a "janela do DOS".
[:D]

Podes mandar executar uma janela de shell, ou então usar um terminal de texto na consola.
Podes fazer CTRL-ALT-F2 para ir para uma consola de texto, e depois CTRL-ALT-F1 ou
CTRL-ALT-F7 para voltar a consola gráfica. F1 ou F7 depende do sistema. Se não for nem
uma nem outra, podes experimentar os Fx de 1 a 12.

PS:
Para sair é:
Código:
exit

CTRL-C e CTRL-D também são úteis para abortar comandos.

Já guardei essa informação. Depois do jantar vou imprirmir esta informação e vou iniciar a instalação do XUBUNTU.

Se demorar muito tempo a vir cá, é porque devo estar a instalar o XP :( - Esperemos que seja desta e não volte ao XP.

Mas acho muito estranho que não consigas desactivar o touchpad no teclado.
O meu tem as teclas Fn-F7 para activar/desactivar o touchpad, e funciona.

Já guardei essa informação. Depois do jantar vou imprirmir esta informação e vou iniciar a instalação do XUBUNTU.

Se demorar muito tempo a vir cá, é porque devo estar a instalar o XP :( - Esperemos que seja desta e não volte ao XP.

Se voltares a instalar o XP, instala com duas partições, para teres dualboot.
Assim podes usar tanto um como outro. Até porque o LINUX não necessita
de muito espaço em disco.

Mas acho muito estranho que não consigas desactivar o touchpad no teclado.
O meu tem as teclas Fn-F7 para activar/desactivar o touchpad, e funciona.

Eu tenho uma tecla dedicada para esse efeito, para bloquear o touchpad mas não funciona com o XUBUNTU.

Posso experimentar colocar aquele código para bloquea-lo e conseguir trabalhar com o sistema novo.

Daqui a pouco experimento uma nova instalação e poderá tentativa ser a ultima neste portátil

Se voltares a instalar o XP, instala com duas partições, para teres dualboot.
Assim podes usar tanto um como outro. Até porque o LINUX não necessita
de muito espaço em disco.

Se voltar é porque não consegui desligar o touchpad e não dá para trabalhar em ambiente LINUX com o touchpad desta forma.
Se não der, só poderei ter o LONUX num futuro portátil.

Já agora, se comprar um portátil novo e se instalar o LINUX antes de acabar a garantia posso perde-la caso o portátil tenha que ir para o fabricante?

Eu tenho uma tecla dedicada para esse efeito, para bloquear o touchpad mas não funciona com o XUBUNTU.

Posso experimentar colocar aquele código para bloquea-lo e conseguir trabalhar com o sistema novo.

Daqui a pouco experimento uma nova instalação e poderá tentativa ser a ultima neste portátil

Se voltar é porque não consegui desligar o touchpad e não dá para trabalhar em ambiente LINUX com o touchpad desta forma.
Se não der, só poderei ter o LONUX num futuro portátil.

Já agora, se comprar um portátil novo e se instalar o LINUX antes de acabar a garantia posso perde-la caso o portátil tenha que ir para o fabricante?

Perder não perdes, mas eles embirram..... mas também, muito dificilmente tens uma avaria que não te permita repor o sistema de origem, como se deve fazer sempre que se manda algo para a garantia

Já usei com alguma "insistência" o GIMP e de facto, desenrasca. No entanto, ainda não encontrei nada que possa substituir o lightroom. Mas verdade seja dita, não encontrei alternativas nem para linux nem para windows.

O Bibble Pro não é mau de todo... A interface fica a milhas do Lightroom e não suporta uma serie de ferramentas como os presets, no entanto, para catalogar e revelar os negativos digitais é um software bastante capaz. O problema é que custa 199USD.. Por um pouco mais compras o Lightroom..

Tenho estado a acompanhar a saga do andred e realmente sinto-me um previlegiado: no meu portátil com Ubunto, não só está rápido e fluído como ainda funcionam coisas que com o XP nunca funcionaram (tecla de navegação vertical\horizontal e scroll do touchpad).

Não percebi... Desapareceram as barras?

BTW, a navegação na net através de wifi é um pouco buggy e torna-se bastante lenta... mas há por aí uns fix. Nem me preocupo com isso porque uso cabo de rede.

Acabei de instalar o Mint 11, para dar mais uma oportunidade a isto e porque não tinha nada para fazer. Espero que para as minhas voltinhas na net e para me entreter no trabalho me chegue sem me deixar de cabelos em pé. Até agora estou a gostar. Há uns tempos atrás tinha experimentado o Ubuntu 10.10, que não me satisfez, e há bocado, antes de instalar o Mint, experimentei o Ubuntu 11.04, cuja apresentação detestei. Este Mint parece estar bem melhor, mesmo sendo baseado no Ubuntu.

(...)

Não sei porque reinstalas o LINUX.
É daquelas coisas que não necessitam reinstalação. Se tens UBUNTU e não gostas do
gestor de janelas, ou simplesmente queres ter outro, basta instalar os adicionais que pretendes.

Mas ok, pode ser que assim seja mais simples para ti.

acabei de instalar o mint 11, para dar mais uma oportunidade a isto e porque não tinha nada para fazer. Espero que para as minhas voltinhas na net e para me entreter no trabalho me chegue sem me deixar de cabelos em pé. Até agora estou a gostar. Há uns tempos atrás tinha experimentado o ubuntu 10.10, que não me satisfez, e há bocado, antes de instalar o mint, experimentei o ubuntu 11.04, cuja apresentação detestei. Este mint parece estar bem melhor, mesmo sendo baseado no ubuntu.

gnome 2?

Voltar
Superior