O tópico do linux

Muito obrigado pelos conselhos Nuno156.
Vou experimentar então esse Linux.

NOTA:
Quando quiseres instalar alguma coisa, não procures na NET para descarregar e instalar.
Usa o Software Manager. Instala sempre do repositório da distribuição de Linux. Se descarregares da NET podes ter problemas.

NOTA2:
Não se instalam drivers.
Nem para as impressoras.

NOTA3:
Se tiveres algumas dúvidas, pergunta aqui primeiro.
Normalmente resolvem-se todas através do repositório da distribuição de Linux (Software Manager e/ou Synaptic Package Manager).
Tudo o que normalmente é necessário está lá.

Vou ter em conta as tuas notas Nuno156. Obrigado por esses conselhos.

Agora, mais uma dúvida:
- Quando fui ao site do Mint, verifiquei que o Mint Mate tem lá indicado que precisa de um cd (no item Media) e eu vi que o mirror para descarregar o SO é o da Universidade do Porto, tendo também verificado que aparece lá uma torrent para o SO.
Portanto, pergunto: será melhor utilizar o mirror da Universidade do Porto ou será melhor utilizar a torrent? Ou tanto faz?

Desculpem lá se as perguntas parecem demasiado "parvas", mas eu não quero fazer asneira...

Respondo já pelo Nuno, pois podes ter pressa. Tanto faz. Descarrega pelo que te der mais jeito pois as velocidades são boas e o tamanho da ficheiro é pequeno nos dias de hoje.

Vou ter em conta as tuas notas Nuno156. Obrigado por esses conselhos.
(...)

As notas são apenas para evitar que te sintas tentado a resolver "problemas" sozinho "à moda do Windows".
Isto porque se o tentares fazer como se fosse o Windows, o mais certo é conseguires estragar em lugar de arranjar.

NOTA2:
Não se instalam drivers.
Nem para as impressoras.

Isso não é sempre verdade, não são raras as vezes que é preciso instalar packages de drivers para actualizar as capacidades de detecção e impressão de algumas impressoras, como o hplip. Algumas vezes são proprietários, na maior parte das vezes são open source mas não é estranho ter de os instalar de vez em quando, nem todas as distribuições trazem tudo pré-instalado.

Isso não é sempre verdade, não são raras as vezes que é preciso instalar packages de drivers para actualizar as capacidades de detecção e impressão de algumas impressoras, como o hplip. Algumas vezes são proprietários, na maior parte das vezes são open source mas não é estranho ter de os instalar de vez em quando, nem todas as distribuições trazem tudo pré-instalado.

Fiz isso há umas semanas no Linux do meu pai.
O HPLIP está no repositório do Mint. Tal como para a EPSON.

O que eu disse mantém-se.
Havendo uma excepção, é perguntar aqui primeiro.
A regra é estar tudo nos repositórios.

Pode não estar pré-instalado, mas isso é irrelevante para o que eu disse.
Desde que esteja no repositório, pré-instalado ou não, mantém-se o que eu disse.

Instalar packages de fora dos repositórios normalmente dá asneira.
Ainda assim, há quem saiba fazer as coisas, mesmo estando de fora dos repositórios. É o caso do Google Chrome que, mesmo sendo necessário instalar algo de fora dos repositórios, o software em si está em repositórios da Google, pelo que a instalação é feita com menos riscos, e com a possibilidade de desinstalar e actualizar com exactamente os mesmos procedimentos que se aplicam a qualquer outro software que esteja nos repositórios.

Uma ajuda, se puderem:

Numa janela de instalação do Linux Mint aparece para escolhermos:

"Encript the Linux Mint installation for security" e "Use LVM with the new the Linux Mint installation".

Tenho alguma vantagem em seleccionar alguma delas, ou ambas?
O computador vai ser utilizado, esporadicamente, ao fim-de-semana, e para pouco mais do que ir à net, ver o e-mail e fazer algum trabalho que implique texto, apresentações e tabelas.

Uma ajuda, se puderem:

Numa janela de instalação do Linux Mint aparece para escolhermos:

"Encript the Linux Mint installation for security" e "Use LVM with the new the Linux Mint installation".

Tenho alguma vantagem em seleccionar alguma delas, ou ambas?
O computador vai ser utilizado, esporadicamente, ao fim-de-semana, e para pouco mais do que ir à net, ver o e-mail e fazer algum trabalho que implique texto, apresentações e tabelas.

Se quiseres cifrar o disco para guardar dados sensíveis, então convém activar essa opção, nem que seja só para a partição "/home", é uma opção de segurança usada se quiseres ter os teus dados seguros para o caso de te roubarem.
O LVM é um acrónimo para "Logical Volume Management" e é útil para quem precisa de ter flexibilidade na criação e gestão de partições.

Ambas as opções, cada uma por si só, introduzem mais uma camada de complexidade e, logo, uma maior (não exagerada) utilização dos recursos do computador (CPU, memória RAM e disco), se é para uso esporádica o LVM é dispensável e, dependendo da máquina que tens e se precisas de segurança extra dos teus dados, a opção de cifrar o disco nunca é má e até é recomendada. Se quiseres, não tem mal escolheres a cifra (tens é de colocar uma password extra antes de SO arrancar para desbloquear as partições do disco que escolheres cifrar), depois verifica se notas alguma lentidão no acesso ao disco.

Se tiveres um disco lento (5200 RPMs) e um PC antigo e realmente não precisas da segurança extra não deves precisar da cifra [;)]

Obrigado pela tua resposta OrDos.

Eu realmente já pensava ser desnecessário, devido à utilização específica deste computador, encriptar o SO e escolher o VLM.
E como esta vai ser a minha primeira experiência com Linux (creio que não conta, há uns anos, ter experimentado - por curiosidade - um Linux caixa Mágica e ter pensado "Que SO estranho! Deviam fazê-lo mais simples.... Deixa-me lá ir para o XP.") vou então avançar sem escolher as a encriptação e o VLM.

Mas se gostar desta experiência com o Linux, e instalar esse SO no computador principal, certamente que irei utilizar o encriptação e o VLM.

começo agora a pensar um computador novo, e o que me vem á cabeça é desktop com linux ou sem sistema operativo (que eu consigo fazer o download e instalar um linux qualquer), basicamente é para ir internet, trabalhos office básico e jogar contrer-strike..., coisas que já faço hoje em dia em ubuntu, e portanto não vejo mais valias em pagar por um windows, o onenote posso usar pela internet á vontadinha, skype idem idem, etc..., mas tenho muitas dúvidas...
- o que estou a pensar é em primeiro lugar poupar o dinheiro do sistema operativo, o meu pensamento tem alguma falha?
- devo procurar alguma coisa em especial?
- agora, não sei em lisboa aonde ver e comprar tal máquina, todos os sítios que eu pessoalmente sei oferecem windows instalados...
- ando frequentemente com documentos pessoais numa pen encriptada com bitlocker, existe alguma alternativa que funcione quer com linux, quer com windows?

c

- o que estou a pensar é em primeiro lugar poupar o dinheiro do sistema operativo, o meu pensamento tem alguma falha?
- agora, não sei em lisboa aonde ver e comprar tal máquina, todos os sítios que eu pessoalmente sei oferecem windows instalados...
- ando frequentemente com documentos pessoais numa pen encriptada com bitlocker, existe alguma alternativa que funcione quer com linux, quer com windows?

Francamente, duvido que a diferença de custo seja significativa no caso de HPs, Dells, etc. Mas penso que lojas como a Globaldata vendem máquinas sem OS, e se arranjam máquinas decentes a preço razoável. Poderão até dar bom aconselhamento ...

Quanto à encriptação, não tenho prestado muita atenção, mas julgo que os sucessores (só um ?) do TrueCrypt poderão ajudar aí. O original 'retirou-se', parece. Não tenho mais informação em memória, lamento. [;)]

Francamente, duvido que a diferença de custo seja significativa no caso de HPs, Dells, etc. Mas penso que lojas como a Globaldata vendem máquinas sem OS, e se arranjam máquinas decentes a preço razoável. Poderão até dar bom aconselhamento ...

Quanto à encriptação, não tenho prestado muita atenção, mas julgo que os sucessores (só um ?) do TrueCrypt poderão ajudar aí. O original 'retirou-se', parece. Não tenho mais informação em memória, lamento. [;)]

A alternativa ao TrueCrypt (que foi descontinuado) é o VeraCrypt e sim, funciona tipo bitlocker e deve funcionar entre Windows e Linux:

https://veracrypt.codeplex.com/

começo agora a pensar um computador novo, e o que me vem á cabeça é desktop com linux ou sem sistema operativo (que eu consigo fazer o download e instalar um linux qualquer), basicamente é para ir internet, trabalhos office básico e jogar contrer-strike..., coisas que já faço hoje em dia em ubuntu, e portanto não vejo mais valias em pagar por um windows, o onenote posso usar pela internet á vontadinha, skype idem idem, etc..., mas tenho muitas dúvidas...

Minha recomendação:

Loja PCDiga de Lisboa

https://www.pcdiga.com/2/19606/Portatil-MSI-CX62-2QD-265XPT
https://www.pcdiga.com/2/19541/Portatil-MSI-GE62-2QC-611XPT-Apache
https://www.pcdiga.com/2/20901/Portatil-MSI-GL62-6QF-1000XPT (melhor de todos mas mais caro)

Pedes para que instalem um disco M.2 SATA para SO e mantens o HDD como armazenamento. Eu instalaria este: https://www.pcdiga.com/2/17215/SSD-Samsung-850-Evo-120GB-M-2-MZ-N5E120BW?marca=197

Qualquer um desses cumpre os teus requisitos para jogares e não traz SO como desejas.

Office - tens o online da M$ ou Libreoffice
Counter-strike - http://store.steampowered.com/app/730/
One Note - Laverna
Skype - Skype
Bitlocker - Veracrypt

Hoje voltei a mexer no portátil onde instalei o Linux Mint Mate e tenho navegado um bocado na net.
Tendo estado a fazer algum trabalho e realmente, para as minhas necessidades, o Libreoffice e o programa de pdf que vem com o Linux fazem um óptimo trabalho, sendo bastante fácil de serem utilizados.
Decidi então instalar uma velha impressora HP (com mais de 20 anos - uma HP Deskjet 690C) e, voilá! não deu nenhum problema, estando a funcionar que é uma maravilha.
Estou realmente contente com o Linux Mint Mate.

O tópico do linux

Mint 18 Sarah - Cinnamon a funcionar na perfeição

rJ497be.jpg

Wallpaper 4k e Moka icons já com o updated pack

Última edição:
Voltar
Superior