O tópico do linux

Agora que decidi abraçar o Linux de corpo e alma, começo a deparar-me com a luta de encontrar substitutos para alguns programas que utilizava.

A maior parte está já escolhida, instalada e a funcionar, mas há 2 que ainda não tratei:

1) MS Project - preciso de um que permita importam um XML exportado de Project (já experimentei o Planner, mas não lidou bem com as datas)

2) Visio - qual é que usam para desenhar diagramas?

Agora que decidi abraçar o Linux de corpo e alma, começo a deparar-me com a luta de encontrar substitutos para alguns programas que utilizava.

A maior parte está já escolhida, instalada e a funcionar, mas há 2 que ainda não tratei:

1) MS Project - preciso de um que permita importam um XML exportado de Project (já experimentei o Planner, mas não lidou bem com as datas)

2) Visio - qual é que usam para desenhar diagramas?

Experimenta o suite Calligra - https://www.calligra.org/ - Tens o Flow para Visio e o Plan para Project, pode não ser bem o que procuras. O Libreoffice também tem o Draw para algo tipo Visio.

Um dos meus preferidos para desenho (Visio) é o yEd: https://www.yworks.com/products/yed

Mais alternativas ao Visio: http://beebom.com/2015/04/visio-alternatives

Também voltei (pela enésima vez) a migrar para Linux, com o Mint. A mudança tem sido pacífica à parte de 3 temas:

- backups programados: usava o backup nativo do Win7 para uma NAS da D-Link (DNS 320L) com dois discos em RAID 1 com EXT3. Com o Mint nem a apanho na rede... preciso de uma forma de lá chegar;

- streaming de video para TV: o meu Thinkpad X220 tem Intel WiDi, e uso uma box da Belkin ligada à TV para receber o video do PC (é tipo miracast). Do que pesquisei na net, parece não haver qualquer suporte para WiDi em Linux. Confirmam?

- Google Drive também não tem nada para Linux? Até a Meo Cloud consegui meter ali...

A parte da NAS e so streaming até me fez pensar em arranjar ou montar um HTPC ou equivalente, mas tenho o Kodi no Mint e era uma pena ter que arranjar uma segunda máquina.

Também voltei (pela enésima vez) a migrar para Linux, com o Mint. A mudança tem sido pacífica à parte de 3 temas:

- backups programados: usava o backup nativo do Win7 para uma NAS da D-Link (DNS 320L) com dois discos em RAID 1 com EXT3. Com o Mint nem a apanho na rede... preciso de uma forma de lá chegar;

Tenta isto:

http://forums.dlink.com/index.php?topic=7848.0

- streaming de video para TV: o meu Thinkpad X220 tem Intel WiDi, e uso uma box da Belkin ligada à TV para receber o video do PC (é tipo miracast). Do que pesquisei na net, parece não haver qualquer suporte para WiDi em Linux. Confirmam?

- Google Drive também não tem nada para Linux? Até a Meo Cloud consegui meter ali...

GDrive?

https://apps.ubuntu.com/cat/applications/raring/grive/

A parte da NAS e so streaming até me fez pensar em arranjar ou montar um HTPC ou equivalente, mas tenho o Kodi no Mint e era uma pena ter que arranjar uma segunda máquina.

Pode ser a firewall...experimenta no windows ver se está a porta 5900 aberta.

A máquina tem o dameware no porto 6129... se ligar de uma máquina Windows com o cliente de dameware consigo sem problemas...
2016_03_24_13h31_13.png

Boa dica, essa do fórum. A cena do GDrive já tinha visto, mas parece que ainda falta limar umas arestas. Vou testar.
Em relação ao screen mirroring, há algo a ser feito, mas ainda não dá para testar.

obrigado :)
Tenho o Grive em Ubuntu, e até agora 5*.

Após 2 semanas, já estou completamente adaptado ao linux, e só uso o W10 para um SW de trabalho que foi desenvolvido só para Windows.

Ppl tenho por cá um Acer e11 só com 2Gb de memória que se arrasta muito com o Win8.

Alguém daqui já experimentou o Fedora 21 ou o openSUSE? Serão boas escolhas para correr nesta máquina? Ou recomendam algum outro SO?

Ppl tenho por cá um Acer e11 só com 2Gb de memória que se arrasta muito com o Win8.

Alguém daqui já experimentou o Fedora 21 ou o openSUSE? Serão boas escolhas para correr nesta máquina? Ou recomendam algum outro SO?

- Linux Mint XFCE
- LXLE
- Zorin OS Lite (dá para por parecido com windows 2000, XP,7 - Mac - etc)

Spotify para Linux [:cool:]

Pena a pub.....mas pronto!

ik8Y993.png

EDIT: Ubuntu 16.04 LTS

Impossível largar este vício........ter win10 e abdicar de Linux.......naaaaa!

Portátil em dual boot! Sem linux é que não pode ser! [:cool:]

Última edição:
Tenho um portátil com sete anos em cima, que tem funcionado sempre bem, com o Vista em cima.
Esse portátil tem as seguintes características:
- Processador: Intel Core Duo CPU T2600 2.16GHz 2.17GHz
- Memória RAM: 2,00GB
- Tipo de sistema: 32 bits

Ora, eu tenho pensado em experimentar alguma distribuição Linux, e gostaria de ouvir sugestões sobre qual é que seria a mais indicada, assim como certas coisas sobre esse SO e se certos programas que funcionam em Linux são os mais indicados:
- Qual será a melhor distribuição para quem nunca utilizou Linux?
- Programas como o Libreoffice são tão bons - e fáceis de utilizar - como o Office da MS?
- É aconselhado algum browser em especial, que esteja mais bem adaptado a funcionar em Linux?
- Antivírus é ou não é necessário? E firewall? Já vem uma firewall no Linux ou deve-se colocar alguma?
- Actualizações no SO são automáticas ou manuais?
- Em média, quantos anos posso esperar de suporte numa distribuição Linux?

De momento não me lembro de mais nada. Qualquer pergunta que pareça muito ingénua, desculpem lá...
Obrigado por qualquer sugestão e conselho!

Tenho um portátil com sete anos em cima, que tem funcionado sempre bem, com o Vista em cima.
Esse portátil tem as seguintes características:
- Processador: Intel Core Duo CPU T2600 2.16GHz 2.17GHz
- Memória RAM: 2,00GB
- Tipo de sistema: 32 bits

Ora, eu tenho pensado em experimentar alguma distribuição Linux, e gostaria de ouvir sugestões sobre qual é que seria a mais indicada, assim como certas coisas sobre esse SO e se certos programas que funcionam em Linux são os mais indicados:
1 - Qual será a melhor distribuição para quem nunca utilizou Linux?
2 - Programas como o Libreoffice são tão bons - e fáceis de utilizar - como o Office da MS?
3 - É aconselhado algum browser em especial, que esteja mais bem adaptado a funcionar em Linux?
4 - Antivírus é ou não é necessário? E firewall? Já vem uma firewall no Linux ou deve-se colocar alguma?
5 - Actualizações no SO são automáticas ou manuais?
6 - Em média, quantos anos posso esperar de suporte numa distribuição Linux?

De momento não me lembro de mais nada. Qualquer pergunta que pareça muito ingénua, desculpem lá...
Obrigado por qualquer sugestão e conselho!

1. Linux Mint MATE.
2. Sim.
3. Qualquer um.
4. Não. Sim. UFW.
5. Avisa com um indicador. Quando quiseres instalar, clicas.
6. Depende da versão. Existem versões LTS com suporte de cerca de 4 a 5 anos. A versão actual do Mint tem suporte até 2019. Deve estar para sair uma com suporte até 2021 (2016+5).

Voltar
Superior