O tópico do linux

Preciso da vossa ajuda, instalei o ubuntu 7.10 no meu portátil por cima de uma instalação de mandrake, e não sei porque mas aconteceu qualquer coisa manhosa porque deixei de conseguir aceder ao windows, ele passa o grub da o ecrã do windows com a barra a passar por baixo e depois fica preto!

Confesso que estou desiludido com este Gutsy :(

Com quase dois meses de uso, continuo com 3 problemas por resolver.

Um é a porcaria do Flash 9. Instalo, aquilo fica a funcionar, vejo as páginas todas que quero no Firefox. Depois fecho e quando reabro o Firefox volto a ter o Flash 7[8b][8b]

O VmWare deixou-me pura e simplesmente de funcionar. E ainda por cima esta semana tive a oportunidade de fazer o upgrade para a nova versão mas aquilo vai abaixo durante a instalação,

Por fim, voltei a ficar sem os efeitos 3D. Como tenho a combinação fatal de ter uma bord NVidia com um gráfica ATI 9250, nunca consegui ter efeitos 3D até instalar o Feisty. E não é que com o Gutsy deixei de ter efeitos 3D!? [8b]

Isso do flash é estranho. Isso é uma instalação limpa do gutsy ou um upgrade? Com uma instalação limpa o firefox, a primeira vez que precisar, instala-te o flash 9 automaticamente, como no windows. Provavelmente tens uma versão do flash instalada em /usr/lib/firefox/plugins e outra em em ~/mozilla/plugins

O vmware deixou de funcionar porque deves ter feito um update ao kernel. Se instalaste através do programa de instalação, vai a /vmware-server-distrib/bin (para onde descompactaste o ficheiro) e corre vmware-uninstall.pl, para limpar completamente o sistema da instalação. Volta a instalar, ou então instala o virtualbox, que é muito mais rápido que o vmware.

Quanto aos efeitos 3d, se fores a system -> preferences -> appearance -> visual effects, o que é que aparece?

Isso do flash é estranho. Isso é uma instalação limpa do gutsy ou um upgrade? Com uma instalação limpa o firefox, a primeira vez que precisar, instala-te o flash 9 automaticamente, como no windows. Provavelmente tens uma versão do flash instalada em /usr/lib/firefox/plugins e outra em em ~/mozilla/plugins

O vmware deixou de funcionar porque deves ter feito um update ao kernel. Se instalaste através do programa de instalação, vai a /vmware-server-distrib/bin (para onde descompactaste o ficheiro) e corre vmware-uninstall.pl, para limpar completamente o sistema da instalação. Volta a instalar, ou então instala o virtualbox, que é muito mais rápido que o vmware.

Quanto aos efeitos 3d, se fores a system -> preferences -> appearance -> visual effects, o que é que aparece?

Ora bem, ontem decidi-me dedicar um pouco ao Ubuntu (tenho andado super ocupado e mal tenho tempo po forum ou para me dedicar ao PC :(), e consegui resolver o problema do Flash e do VMWare apr:)apr:)

A minha instalação é um upgrade do Feisty. Eu sei que isso é a causa de alguns problemas pois muita coisa que eu tinha, deixou de funcionar. Só que o resto foi de fácil resolução, estes problemas é que me tavam a dar água pela barba.

A questão do flash, resolvi-a com a remoção completa assim como as definições locais, seguido de nova instalação.

Depois parti para o VMWare. Em vez de usar o actualizador de software, fiz o update/upgrade "manualmente" via terminal e além de ter conseguido instalar, a máquina virtual voltou a arrancar apr:)apr:)[;)]

Quanto aos efeitos 3D..bem, isso já perdi a esperança. Este problema que eu tenho está documentado e só foi parcilamente solucionado com o Feisty. Agora, o problema voltou mas não ando com muita paciência para andar à procura na net duma solução que nem deve existir. Fica-me mais barato comprar uma Nvidia [:D]

Em relação ao erro...

CapturaEcra.jpg

Ora bem, ontem decidi-me dedicar um pouco ao Ubuntu (tenho andado super ocupado e mal tenho tempo po forum ou para me dedicar ao PC :(), e consegui resolver o problema do Flash e do VMWare apr:)apr:)

A minha instalação é um upgrade do Feisty. Eu sei que isso é a causa de alguns problemas pois muita coisa que eu tinha, deixou de funcionar. Só que o resto foi de fácil resolução, estes problemas é que me tavam a dar água pela barba.

A questão do flash, resolvi-a com a remoção completa assim como as definições locais, seguido de nova instalação.

Depois parti para o VMWare. Em vez de usar o actualizador de software, fiz o update/upgrade "manualmente" via terminal e além de ter conseguido instalar, a máquina virtual voltou a arrancar apr:)apr:)[;)]

Quanto aos efeitos 3D..bem, isso já perdi a esperança. Este problema que eu tenho está documentado e só foi parcilamente solucionado com o Feisty. Agora, o problema voltou mas não ando com muita paciência para andar à procura na net duma solução que nem deve existir. Fica-me mais barato comprar uma Nvidia [:D]

Em relação ao erro...

Ver anexo 21033

Não consigo ver a imagem em detalhe. Contudo, uma coisa que já percebi, é que upgrades de uma distro para outra tem toda a probabilidade de correr mal. Aí não é diferente do windows. Gravar os documentos e a pasta /home, formatar e instalar a nova versão... O problema reside em programas instalados de repositórios não oficiais ou manualmente, pois muitas vezes são compilados para uma versão do kernel, e depois de um upgrade já não dá...

Quanto à gráfica, já tentaste instalar os drivers disponiveis no site da ati/amd https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-8.28.8.run ?

Mas quanto a suporte de drivers para linux, Nvidia ou Intel, sem dúvida. As ATi andam a ver se recuperam o tempo perdido, mas parece que vai devagarinho... Linux = Nvidia, e agora os fabricantes que tomem as suas conclusões... 2-3% dos "desktops" se calhar não são assim tão poucos para desprezar...

Não consigo ver a imagem em detalhe. Contudo, uma coisa que já percebi, é que upgrades de uma distro para outra tem toda a probabilidade de correr mal. Aí não é diferente do windows. Gravar os documentos e a pasta /home, formatar e instalar a nova versão... O problema reside em programas instalados de repositórios não oficiais ou manualmente, pois muitas vezes são compilados para uma versão do kernel, e depois de um upgrade já não dá...

Quanto à gráfica, já tentaste instalar os drivers disponiveis no site da ati/amd https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-8.28.8.run ?

Mas quanto a suporte de drivers para linux, Nvidia ou Intel, sem dúvida. As ATi andam a ver se recuperam o tempo perdido, mas parece que vai devagarinho... Linux = Nvidia, e agora os fabricantes que tomem as suas conclusões... 2-3% dos "desktops" se calhar não são assim tão poucos para desprezar...

Boas Avant.

Desculpa, nem reparei que a imagem era tao pequena. Pensava que dava para aumentar.

CapturaEcra.jpg

É verdade isso dos upgrades. Foi mesmo por preguiça de fazer o download e gravar o CD e depois instalar. Eu que até tenho uma partição só para o /home!

Quanto aos drives, sim já instalei um monte deles, incluindo os da ATI. O problema reside na Board que, pelo que percebi num outro forum, nao carrega uns módulos quaisquer e acaba por ter aceleração gráfica pela memória RAM. Quem tem Windows resolve este problema facilmente. Entra no Windows, os módulos são carregados e quando volta para o Ubuntu está o problema resolvido. Quem tem esta combinação de Board Nvidia+ATI 9250 só conseguiu ter o problema resolvido com o Feisty. Nunca pensei que com o Gutsy o problema voltasse :sh)

Só para confirmar, os vossos amsn/gaim/kopete estão a funcionar correctamente certo? (em relação à vertente MSN)

A mim o gaim/Kopete dão " connection actively refused" ( o amsn dá outro aviso, mas quer dizer o mesmo).

Pelo que pesquisei pela net, tem haver com o facto de ter um router da belkin, vi mais pessoal a queixar do mesmo em alguns foruns, mas solução nada.

Tentei por cabo, desactivei a firewall do router, desactivei funções "avançadas" que nem servia ao certo para que servem, mas aparentemente, o router bloqueia-me o msn de se ligar ( o kopete pelo metodo http funciona, mas é muito instavel).

A mensagem de erro é instantançia, ou seja, nem tenta ligar, algures(presumivelmente no router) é bloqueada.

No entanto no windows tudo funciona às mil maravilhas.

Hoje passei do 6.06LTS, para o 6.10, e depois para o 7.04, que é o que tenho agora, brevemente irei passar para o 7.10.

Bem, após troca de mail's com a belkin ( directamente com a assistência americana), e de conseguir falar com pessoas que reportaram em foruns o mesmo problema, chego à conclusão que a única coisa a fazer, é comprar um router novo [8b].

Começar a sondar o mercado, este belkin até era bom, enfim, vende-lo pelo ebay e Belkin nunca mais.

btw, entretanto instalei a 7.10, e não noto grandes diferenças... tudo na mesma, tenho as mariquises 3D desactivas, porque no inicio achei engraçado, depois reparei que quando estou a trabalhar, é bastante desagradável querer ver o nome de janelas e afins, e aquilo abanar ( e logo não se perceber) e só depois mostrar de forma legivel apos estabilizar.

Última edição:
O objectivo é o seguinte:

Ter o Firefox (porque é o que eu uso) do Windows e do Ubuntu a ler e a gravar dum mesmo sitio qualquer, os bookmarks, a história (ou seja tudo) de modo que seja qual for distro a usar, tinha sempre acesso às mesmas coisas e sempre que eu gravasse numa delas, a outra iria ter acesso.

O mesmo queria fazer com os mails do Thunderbird. Ou seja enviava e recebia em Windows ou em Linux e tinha sempre acesso aos mails em qualquer uma delas.

Alguém tem uma coisa destas a funcionar?

Ter o Firefox (porque é o que eu uso) do Windows e do Ubuntu a ler e a gravar dum mesmo sitio qualquer, os bookmarks, a história (ou seja tudo) de modo que seja qual for distro a usar, tinha sempre acesso às mesmas coisas e sempre que eu gravasse numa delas, a outra iria ter acesso.

O mesmo queria fazer com os mails do Thunderbird. Ou seja enviava e recebia em Windows ou em Linux e tinha sempre acesso aos mails em qualquer uma delas.

Não faço ideia se isso é possível, mas da forma que expões acho que pela lógica seria o Firefox do Linux a ler a informação da partição do Windows, talvez tornando a directoria .mozilla num link para a directoria do perfil do firefox que queres utlizar do windows :confused:

Não sei se isso é possível, pois a estrutura dos ficheiros e directorias é completamente diferente. Para além disso, os plugins são obviamente diferentes para linux. Com os bookmarks, não há problema, é só exportares para um ficheiro html no windows e importares no linux.

Quanto à parte do suporte a NTFS, o 7.10 já reconhece automaticamente as partições NTFS. Mas, como disse, o problema não é esse.

Tal como alguém disse, isso parece-me dificil porque apesar de poderes por uma pasta partilhada pelo Windows e pelo Linux, a estrutura dessa pasta é totalmente diferente dum SO para o outro. Além disso, certos plugins e afins só funcionam para Windows.

Eu uso o Foxmarks para guardar toda a informação dos "Favoritos". Posso aceder em qualquer PC ligado à net com qualquer SO aos meus favoritos [;)]

E quais as vantagens do SO de 64 bits?
E porque só com mais de 3GB de RAM?

Podes explicar para quem não está muito bem dentro do assunto. Eu!

As vantagens: pode aceder a mais de 4Gb de RAM (os SO de 32 bits apenas conseguem gerir até 4 Gb de RAM, na prática não mais de 3Gb), e estamos a chegar a esse limite. 2 Gb já é mais do que comum, e daqui a uns meses, provavelmente se o preço das memórias continuar barato, não é impensável que o standard comecem a ser 4 Gb.
As aplicações pensadas de raíz para 64 bit podem ter algum acréscimo de velocidade. Agora, 64 bits não quer dizer que o processador é 2x mais rápido...

As desvantagens: programas, drivers, plugins, ainda é mais difícil de arranjar para 64 bits do que para 32 bit. Quer em Windows, quer em Linux. Problemas de compatibilidade, portanto. 32 bit x86 ainda é o mínimo denominador comum é é uma garantia muito maior de compatibilidade.

Agora sem dúvida que o futuro é a 64 bits. Simplesmente, neste momento, penso que se ganham mais problemas com um SO de 64 bits do que as vantagens que se colhem.

Por acaso alguém utiliza o Opensuse?

Foi-me dito que é muito mais avançado que o Ubuntu e que em termos de interface e funcionamento é o mais parecido com o windows.

Que dizem?

Por acaso alguém utiliza o Opensuse?

Foi-me dito que é muito mais avançado que o Ubuntu e que em termos de interface e funcionamento é o mais parecido com o windows.

Que dizem?

Muito mais avançado?! LOL [:D] Pah, se pegares na versão alternate do Ubuntu já consegues ter o mesmo nível de funcionalidade (ou quase) do que o Suse. Eu não curto muito Suse para ser sincero. Quanto à interface, aquela que vem de raíz é um KDE todo kitado, podes experimentar, isto no que toca a distros é à vontade do freguês...

Voltar
Superior